Documento com novas regras será publicado nesta quinta-feira no diário oficial americano.
O governo dos Estados Unidos anunciou uma nova rodada de tarifas de 100% a 150% sobre produtos chineses ligados aos setores marítimo, logístico e de construção naval. A ação busca “reduzir a dependência de fontes chinesas” e “fortalecer a segurança econômica e de cadeias de suprimentos” do país, segundo documento que será publicado nesta quinta-feira (16) no Federal Register, o diário oficial dos EUA.
De acordo com o texto, as novas tarifas entram em vigor em 9 de novembro e abrangem uma ampla gama de equipamentos usados em portos e transporte intermodal. Entre os produtos afetados estão guindastes “ship-to-shore” (STS), aqueles usados para descarregar contêineres de embarcações, e chassis intermodais e suas partes, como trailers e semirreboques empregados no transporte de cargas marítimas e ferroviárias.
A tarifa também se aplica a equipamentos “fabricados, montados ou contendo componentes de origem chinesa”, inclusive aqueles produzidos “por empresas controladas ou substancialmente influenciadas por nacionais chineses”. A medida também altera a forma de cobrança da taxa sobre navios estrangeiros transportadores de veículos, que passa a ser calculada com base em toneladas líquidas.
O valor foi fixado em 46 dólares (R$ 250) por tonelada, limitado a cinco cobranças por embarcação ao ano. A regra vale para navios construídos fora dos EUA, enquanto embarcações do governo americano e as inscritas no Maritime Security Program ficarão isentas até abril de 2029.
A USTR, agência americana responsável por desenvolver e implementar a política comercial do país, justificou que a imposição de tarifas de 100% sobre guindastes e chassis intermodais da China tem por objetivo “aumentar a alavancagem dos EUA” e responder às “práticas e políticas investigadas” do país asiático. A proposta também prevê tarifas adicionais – de até 150% – sobre outros equipamentos portuários.
O documento também abre uma consulta pública até 10 de novembro sobre possíveis ajustes nas tarifas. Além disso, guindastes STS contratados antes de 17 de abril de 2025 e entregues até 18 de abril de 2027 ficarão isentos da alíquota de 100%. A USTR ainda revogou a possibilidade de suspender licenças de exportação de gás natural liquefeito (GNL), medida que, segundo o texto, busca evitar “disrupções”.
*AE
Motorista morre em acidente de trânsito no interior do Ceará
![]() |
| 1 |
Um grave acidente com vítima fatal foi registrado na manhã dessa quarta-feira (15) na avenida central do Residencial Rachel de Queiroz, em Quixadá. As informações são do Site Monolitos Post.
De acordo com as primeiras informações, um caminhão carregado de água estaria abastecendo os comércios do bairro quando teria perdido os freios e descido uma ladeira. O motorista ainda teria tentado adentrar a cabine para frear o veículo mas infelizmente acabou sendo atropelado pelo próprio caminhão.
Equipes do Sanu e do Corpo de Bombeiros estiveram no local mas infelizmente o motorista já estava em óbito.


Nenhum comentário:
Postar um comentário