![]() |
| Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil |
A taxa de desocupação no Brasil ficou em 5,6%, no trimestre encerrado em agosto, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad Contínua, divulgada nesta última terça-feira (30), pelo IBGE.

O percentual é o mesmo do registrado do trimestre anterior, quando a taxa de desemprego atingiu o menor nível da série histórica, iniciada em 2012. Com o resultado, o número de pessoas sem trabalho chegou a 6,1 milhões no trimestre até agosto; o menor já registrado na série histórica.
Segundo o Instituto de Geografia e Estatística, a redução está ligada, em parte, às contratações no setor de educação pública. De acordo com o IBGE, "a educação pré-escolar e fundamental fazem contratações ao longo do primeiro semestre. São trabalhadores sem carteira, com contratos de trabalho temporários".
Esse grupo faz parte dos trabalhadores sem carteira do setor público, que cresceu cinco e meio por cento em relação ao trimestre até maio e ficou estável frente ao trimestre até agosto de 2024.
Ainda de acordo com a pesquisa, o número de empregados com carteira assinada no setor privado bateu recorde. O contingente, excluindo trabalhadores domésticos, chegou a 39,1 milhões.
Com informações da Agência Brasil.
Governo anuncia convocação de 312 aprovados em concurso para a saúde no Ceará
![]() |
| Foto Divulgação/ Governo do Ceará |
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou a convocação de 312 profissionais aprovados em concurso para atuar na saúde do estado. A informação foi divulgada nesta terça-feira (30). O concurso para a Funsaúde foi realizado em 2021. Após extinção do órgão, os aprovados serão alocados na Secretaria da Saúde do Ceará.
"São 238 profissionais assistenciais, como enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, além de 74 médicos. Eles vão reforçar o atendimento em quatro hospitais da nossa rede estadual", publicou o governador nas redes sociais.
A convocação vai ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira. "Com a publicação de hoje, chegamos a mais de 3.600 profissionais convocados, mostrando nosso compromisso com uma saúde pública cada vez melhor para os cearenses", destacou o governador.
O governo informou que a convocação faz parte de um compromisso para convocar os 6 mil candidatos aprovados no concurso.
"Esses profissionais irão ser alocados no Hospital de Messejana, no Hospital Geral de Fortaleza, no Hospital Infantil Albert Sabin e no Hospital de Saúde Mental. São mais profissionais para a gente garantir uma assistência de qualidade à nossa população e seguindo rigorosamente nosso cronograma", detalhou Tânia Mara Coelho, secretária da Saúde do estado.
Com informações do G1 Ceará.


Nenhum comentário:
Postar um comentário