Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Idosos de 60 a 64 anos perdem gratuidade no transporte municipal de Juazeiro do Norte a partir desta segunda-feira (30)

 

)

No entanto, na prática, até então o acesso gratuito vinha sendo garantido a idosos a partir dos 60 anos, o que gerou indignação aos que utilizam o benefício para trabalhar, acessar serviços de saúde e participar de atividades culturais.
Bruna Santos      site miséria
Foto: Via metro

A partir desta segunda-feira (30), a gratuidade no transporte público municipal de Juazeiro do Norte deixa de valer para idosos com idade entre 60 e 64 anos. A medida, adotada pela empresa Viametro, restringe o benefício apenas a quem tem 65 anos ou mais. Segundo a Viametro, a única responsável pelo serviço na cidade, a decisão cumpre a Lei Municipal 2.970/2005, que prevê o benefício apenas para pessoas a partir dessa faixa etária.

No entanto, na prática, até então o acesso gratuito vinha sendo garantido a idosos a partir dos 60 anos, o que gerou indignação aos que utilizam o benefício para trabalhar, acessar serviços de saúde e participar de atividades culturais. “Cobrar passagens das pessoas entre 60 e 64 anos ocasionará um impacto financeiro enorme às pessoas que ainda laboram e, na maioria das vezes, na informalidade”, comentou uma internauta em vídeo publicado pela ex-candidata à prefeitura de Juazeiro do Norte, Sued Carvalho (UP).

Em resposta ao Portal Miséria, o diretor da Viametro, André Eskinavi, justificou a medida com base em fatores econômicos, como a necessidade de reajuste da tarifa, além  do subsídio pago pela Prefeitura, que segundo a Viametro, não tem sido suficiente para manter a política de gratuidade estendida. A empresa alega estar cumprindo o que determina a legislação. 

Viametro é a única empresa responsável pelo transporte público no município. Com a notícia, intensificou-se as críticas à falta de concorrência no serviço. “Não tem como uma região tão grande ter apenas uma empresa de transporte público!”, disse outra internauta.

ESCONDIDO EM MATAS - Preso homem acusado de matar criança de 9 anos em Canindé após 9 dias foragido em MG

 O fugitivo passou nove dias escondido em matas da região de Orizania, em Minas Gerais, tentando escapar da ação policial.

Um homem de 22 anos, foragido da Justiça cearense e acusado de envolvimento na morte de uma criança de apenas nove anos, foi capturado neste domingo (29) no estado de Minas Gerais. A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Ceará (PCCE), com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Polícias Civil e Militar de Minas Gerais.
Segundo as investigações, o crime que vitimou a criança ocorreu em janeiro deste ano, no município de Canindé, no interior do Ceará. O homem, que já possui antecedentes por homicídio e furto, é apontado como partícipe de diversos assassinatos na região e integrante de um grupo criminoso atuante no norte do estado. Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto por homicídio.
O fugitivo passou nove dias escondido em matas da região de Orizania, em Minas Gerais, tentando escapar da ação policial. Após uma troca de informações entre as forças de segurança cearenses e mineiras, ele foi localizado e capturado. Durante a abordagem, o suspeito ainda apresentou documentos falsos, o que resultou em uma autuação em flagrante por uso de identidade falsa.
Com a prisão, os mandados de prisão foram cumpridos, e o homem segue agora à disposição da Justiça do Ceará. A Polícia Civil reforça que as investigações continuam e que o preso pode estar ligado a outros crimes violentos registrados na região de Canindé e municípios vizinhos.

Universitária manda matar pai enquanto ele dormia para receber herança de R$ 2 milhões

 A mulher está presa e, segundo a polícia, teria confessado o crime

O crime ocorreu no dia 20 de junho, no município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife

A universitária Amanda Chagas Botrel, de 19 anos, é suspeita de ter mandado assassinar o próprio pai para receber uma herança estimada em R$ 2 milhões. O crime ocorreu no último dia 20 de junho, no município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.
Na última quinta-feira (26), seis dias após o homicídio, Amanda foi presa após apresentar contradições em seus depoimentos, na tentativa de simular um assalto.
Segundo a Polícia Civil, ela teria confessado ser a autora do crime. Os responsáveis pelos disparos ainda não foram identificados nem localizados.

Como a jovem matou o pai - A vítima foi assassinada a tiros na madrugada do dia 20 de junho, enquanto dormia. Imagens captadas por câmeras de segurança registraram a entrada de apenas um veículo na rua no momento do crime, o carro de Amanda, o que contradiz a versão apresentada por ela de que a residência teria sido invadida por criminosos.

Quem era a vítima - A vítima foi Ayres Botrel, de 60 anos. Proprietário de um caminhão e de uma casa na praia de Enseada dos Corais, ele morava no local com a mulher e a filha.

Quem é a suspeita de assassinar o próprio pai - Amanda é universitária, mora com os pais e já tem um apartamento registrado em seu nome. Apesar disso, segundo as investigações, ela teria planejado o assassinato do próprio pai. A motivação apontada pelas autoridades seria exclusivamente financeira.

IGUATU - Homem é assassinado a facadas na Vila Neuma

 O homem foi morto com golpes de faca


Um homem foi assassinado na tarde deste domingo, 29, na Vila Neuma, em Iguatu, no centro sul do Ceará.  A vítima foi identificada por populares e pela polícia, mas não teve seu nome oficialmente divulgado.
Segundo relatos de moradores da região, o homem foi morto com golpes de faca. Ainda não há informações oficiais sobre a motivação do crime.
A Polícia Militar esteve no local e isolou a área até a chegada da Perícia Forense. O corpo foi recolhido pelo rabecão e encaminhado ao núcleo da Perícia Forense em Iguatu.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Polícia Civil. 

Chove em pelo menos 72 cidades do Ceará neste domingo (29)

 


Foto Fabiane de Paula / SVM
A chuva da madrugada e do início da manhã banhou pelo menos 72 municípios do Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) até as 8h20min deste domingo (29).

A maior precipitação foi registrada em Quixeramobim, com 65,4 mm, seguida por Fortaleza, com até 61,4 mm, e por São Gonçalo do Amarante e Alcântaras, ambas com 43,4 mm.

Na noite de sábado (29), a Defesa Civil emitiu alerta para possibilidade de chuvas intensas no Estado até a manhã de domingo (29).

Os dados da Funceme confirmam que, em alguns locais, como Quixeramobim e Fortaleza, houve chuvas intensas, com volumes elevados registrados em pontos isolados do Ceará.

Quixeramobim (Posto: SOP - Quixeramobim) – 65,4 mm

Fortaleza (Posto: Maraponga) – 61,4 mm

São Gonçalo do Amarante (Posto: Santo Amaro) – 43,4 mm

Alcântaras (Posto: Alcântaras) – 43,4 mm

Meruoca (Posto: Meruoca) – 43 mm

Mombaça (Posto: Boa Vista) – 39,8 mm

Fortaleza (Posto: Defesa Civil de Fortaleza) – 39 mm

Acaraú (Posto: Acaraú) – 38 

São Gonçalo do Amarante (Posto: Sede) – 37,2 mm

Maracanaú (Posto: Maracanaú) – 37 mm

Com informações do Diário do Nordeste.

Caminhão com carga de tomate tomba, e motorista morre no interior do Ceará

 


.Foto Reprodução
Um caminhão carregado com tomates tombou e o motorista morreu, na manhã deste domingo (29), na CE-138, na altura do Município de Alto Santo (a cerca de 245 km de distância de Fortaleza), no interior do Ceará.

O acidente fatal foi confirmado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), em nota. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foram acionadas para a ocorrência

Na ocasião, a vítima, um homem de 50 anos, estava dirigindo um caminhão, quando teria perdido o controle do veículo, que tombou. A vítima ficou presa às ferragens e devido à gravidade das lesões, não resistiu e morreu no local.

Com informações do Diário do Nordeste.

Mulher que morreu eletrocutada em festa de São João no interior do Ceará comemorava aniversário com a família

Foto Arquivo Pessoal
Jessilene Mendes, 26, comemorava seu aniversário com parte da família, no São João de Sobral, na madrugada de sábado (28), quando sofreu uma descarga elétrica e morreu pouco tempo depois.

Uma prima da vítima relatou que o choque aconteceu próximo a uma barraca de venda ambulante.

“Ela saiu para ir ao banheiro, ela e mais três pessoas, uma criança, também. Todos de mãos dadas. Quando ela foi passar atrás de uma barraca, passou por um ferro [energizado] e recebeu essa descarga, que rebolou ela e a outra menina [filha do cunhado de Jessilene]”, disse Lídia Sophia ao Diário do Nordeste na tarde deste domingo (29).

Segundo a familiar, não havia socorrista próximo para ajudar Jessilene de imediato. Tanto que ela foi resgatada por um homem que estava perto e que a levou nos braços até o cunhado.

“Ele [cunhado] veio, botou ela no braço e levou correndo. No meio do caminho foi que apareceu um rapaz [bombeiro] para dar suporte. Fizeram massagem cardíaca, levaram para a ambulância e ela foi para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento]”, continuou Lídia.

Jessilene sofreu quatro paradas cardiorrespiratórias, e não resistiu.

Com informações do Diário do Nordeste.

Flamengo perde para o Bayern de Munique e é eliminado da Copa do Mundo de Clubes

Foto Patrícia de Melo Moreira/AFP
O Flamengo está eliminado da Copa do Mundo de Clubes. O Rubro-Negro perdeu para o Bayern de Munique na tarde deste domingo (29), por 4 a 2, e com isso deixa a competição nas oitavas de final.

Com a vitória, o time alemão avança e, nas quartas de final, vai enfrentar o PSG, que goleou o Inter Miami por 4 a 0.

Harry Kane (2x), Goretzka e Pulgar (contra) marcaram para o Bayern, enquanto Gerson e Jorginho, de pênalti, descontaram para o Flamengo, que se junta ao Botafogo como times brasileiros eliminados do Mundial. Palmeiras (classificado às quartas) e Fluminense (que enfrenta a Inter de Milão nesta segunda-feira (30), pelas oitavas) são os brasileiros que continuam na disputa.

Vaquinha para alpinista que resgatou corpo de brasileira é cancelada; valor ultrapassava R$ 522 mil

Foto Reprodução/Redes Sociais
A campanha de arrecadação online criada para beneficiar o alpinista Agam Rinjani, voluntário no resgate do corpo da brasileira Juliana Marins na Indonésia, foi cancelada neste último domingo (29). Até o momento da suspensão, mais de R$ 522 mil haviam sido doados.

A decisão foi comunicada oficialmente nas redes sociais pelas plataformas correlacionadas "Razões Para Acreditar" e "Voaa", especializada em vaquinhas virtuais. Segundo o texto publicado, a devolução dos valores começará a ser feita automaticamente a partir desta segunda-feira (30), utilizando os mesmos meios de pagamento das doações.

De acordo com a empresa, o cancelamento foi motivado pelo volume de críticas relacionadas à cobrança de uma taxa administrativa de 20% sobre o valor arrecadado.

“Tomamos essa decisão após muitos questionamentos relacionados à nossa taxa administrativa de 20%, que, apesar de comunicada em nosso site desde o início, gerou desconforto em algumas pessoas. Reconhecemos que a comunicação nesta história poderia ter sido mais clara”, afirmou a organização.

O comunicado também ressaltou que a taxa é parte de um modelo de funcionamento mais amplo. “A taxa de 20% praticada pela Voaa é resultado de um modelo de operação único, que vai muito além de simplesmente disponibilizar uma plataforma para arrecadação”, explicaram.

“Reconhecemos com humildade que, neste momento, a discussão em torno da 'Vaquinha do Agam' desviou a atenção da essência da campanha e, principalmente, da história que desejávamos apoiar”, diz outro trecho da nota.

Com informações do Diário do Nordeste.

Idosos de 60 a 64 anos perdem gratuidade no transporte municipal de Juazeiro do Norte a partir desta segunda-feira (30)


No entanto, na prática, até então o acesso gratuito vinha sendo garantido a idosos a partir dos 60 anos, o que gerou indignação aos que utilizam o benefício para trabalhar, acessar serviços de saúde e participar de atividades culturais.
Bruna Santos      site miséria
Foto: Via metro

A partir desta segunda-feira (30), a gratuidade no transporte público municipal de Juazeiro do Norte deixa de valer para idosos com idade entre 60 e 64 anos. A medida, adotada pela empresa Viametro, restringe o benefício apenas a quem tem 65 anos ou mais. Segundo a Viametro, a única responsável pelo serviço na cidade, a decisão cumpre a Lei Municipal 2.970/2005, que prevê o benefício apenas para pessoas a partir dessa faixa etária.

No entanto, na prática, até então o acesso gratuito vinha sendo garantido a idosos a partir dos 60 anos, o que gerou indignação aos que utilizam o benefício para trabalhar, acessar serviços de saúde e participar de atividades culturais. “Cobrar passagens das pessoas entre 60 e 64 anos ocasionará um impacto financeiro enorme às pessoas que ainda laboram e, na maioria das vezes, na informalidade”, comentou uma internauta em vídeo publicado pela ex-candidata à prefeitura de Juazeiro do Norte, Sued Carvalho (UP).

Em resposta ao Portal Miséria, o diretor da Viametro, André Eskinavi, justificou a medida com base em fatores econômicos, como a necessidade de reajuste da tarifa, além  do subsídio pago pela Prefeitura, que segundo a Viametro, não tem sido suficiente para manter a política de gratuidade estendida. A empresa alega estar cumprindo o que determina a legislação. 

Viametro é a única empresa responsável pelo transporte público no município. Com a notícia, intensificou-se as críticas à falta de concorrência no serviço. “Não tem como uma região tão grande ter apenas uma empresa de transporte público!”, disse outra internauta.

ESCONDIDO EM MATAS - Preso homem acusado de matar criança de 9 anos em Canindé após 9 dias foragido em MG

O fugitivo passou nove dias escondido em matas da região de Orizania, em Minas Gerais, tentando escapar da ação policial.

Um homem de 22 anos, foragido da Justiça cearense e acusado de envolvimento na morte de uma criança de apenas nove anos, foi capturado neste domingo (29) no estado de Minas Gerais. A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Ceará (PCCE), com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Polícias Civil e Militar de Minas Gerais.
Segundo as investigações, o crime que vitimou a criança ocorreu em janeiro deste ano, no município de Canindé, no interior do Ceará. O homem, que já possui antecedentes por homicídio e furto, é apontado como partícipe de diversos assassinatos na região e integrante de um grupo criminoso atuante no norte do estado. Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto por homicídio.
O fugitivo passou nove dias escondido em matas da região de Orizania, em Minas Gerais, tentando escapar da ação policial. Após uma troca de informações entre as forças de segurança cearenses e mineiras, ele foi localizado e capturado. Durante a abordagem, o suspeito ainda apresentou documentos falsos, o que resultou em uma autuação em flagrante por uso de identidade falsa.
Com a prisão, os mandados de prisão foram cumpridos, e o homem segue agora à disposição da Justiça do Ceará. A Polícia Civil reforça que as investigações continuam e que o preso pode estar ligado a outros crimes violentos registrados na região de Canindé e municípios vizinhos.

Universitária manda matar pai enquanto ele dormia para receber herança de R$ 2 milhões

 A mulher está presa e, segundo a polícia, teria confessado o crime

O crime ocorreu no dia 20 de junho, no município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife

A universitária Amanda Chagas Botrel, de 19 anos, é suspeita de ter mandado assassinar o próprio pai para receber uma herança estimada em R$ 2 milhões. O crime ocorreu no último dia 20 de junho, no município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.
Na última quinta-feira (26), seis dias após o homicídio, Amanda foi presa após apresentar contradições em seus depoimentos, na tentativa de simular um assalto.
Segundo a Polícia Civil, ela teria confessado ser a autora do crime. Os responsáveis pelos disparos ainda não foram identificados nem localizados.

Como a jovem matou o pai - A vítima foi assassinada a tiros na madrugada do dia 20 de junho, enquanto dormia. Imagens captadas por câmeras de segurança registraram a entrada de apenas um veículo na rua no momento do crime, o carro de Amanda, o que contradiz a versão apresentada por ela de que a residência teria sido invadida por criminosos.

Quem era a vítima - A vítima foi Ayres Botrel, de 60 anos. Proprietário de um caminhão e de uma casa na praia de Enseada dos Corais, ele morava no local com a mulher e a filha.

Quem é a suspeita de assassinar o próprio pai - Amanda é universitária, mora com os pais e já tem um apartamento registrado em seu nome. Apesar disso, segundo as investigações, ela teria planejado o assassinato do próprio pai. A motivação apontada pelas autoridades seria exclusivamente financeira.

IGUATU - Homem é assassinado a facadas na Vila Neuma

O homem foi morto com golpes de faca


Um homem foi assassinado na tarde deste domingo, 29, na Vila Neuma, em Iguatu, no centro sul do Ceará.  A vítima foi identificada por populares e pela polícia, mas não teve seu nome oficialmente divulgado.
Segundo relatos de moradores da região, o homem foi morto com golpes de faca. Ainda não há informações oficiais sobre a motivação do crime.
A Polícia Militar esteve no local e isolou a área até a chegada da Perícia Forense. O corpo foi recolhido pelo rabecão e encaminhado ao núcleo da Perícia Forense em Iguatu.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Polícia Civil.