Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Pastor é preso em Teresina acusado de estuprar 9 crianças

A Polícia Civil chegou até a prisão do alvo em razão de investigações que davam conta que menores de idade estavam sendo violentados por um membro de uma igreja local.

O pastor de uma igreja evangélica do município de Landri Sales foi preso em Teresina durante a Operação Anjo da Guarda, na manhã desta segunda-feira (18), suspeito de crimes de estupro de vulnerável e importunação sexual cometidos contra 9 crianças. O suspeito não teve o nome revelado pela Polícia Civil do Piauí.

De acordo com o delegado titular da 19ª Delegacia Regional de Guadalupe, Moisés Linhares, a Polícia Civil chegou até a prisão do alvo, em razão de investigações que davam conta que as vítimas estavam sendo violentadas por um membro de uma igreja. O suspeito atuava como mototaxista em Teresina e era pastor em Landri Sales, onde ocorreram os crimes nos anos de 2019 e 2020.

“A família foi ultrajada por trás de instituições. São crianças de 9 anos, de 13 anos, 14 anos [...] As vítimas menores ficam amedrontadas, silenciadas pelo medo, pela atuação moral e física. Ele cometia o crime aqui, ia para Teresina trabalhar como mototaxista e achava que tinha crime perfeito”, destacou.

O delegado Moisés Linhares pontuou a atuação do Poder Judiciário, que expediu os mandados de prisão e de busca e apreensão contra o alvo. “Um crime desse cria sequelas na família, no seio da sociedade. Eu tenho mais de 30 mandados de prisão para ser cumprido nessa pandemia e agradeço também ao secretário de Segurança, ao delegado geral e ao GPI (Gerência de Polícia do Interior) pelo apoio que eles têm dado a essa delegacia, pois eles me oferecem os meios possíveis para me ajudar”, acrescentou.

A 1ª fase da Operação Anjo da Guarda foi desencadeada com o intuito de coibir práticas criminosas relacionadas ao abuso e exploração sexual e infantil, tentativas de feminicídio, homicídio e crimes relacionados a violência doméstica e familiar contra a mulher nas cidades vinculadas a 19ª Delegacia Regional de Guadalupe.

A data de 18 de maio é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes e marca também os 20 anos da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu como crime a violência sexual contra crianças e adolescentes.
 
Fonte: GP1////////sobral24horas.com

Congresso pretende debater adiamento de eleição sem estender mandatos, diz Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo maia, afirmou que maioria dos líderes de bancadas defendem mudança da data, sem que mandatos atuais invadam janeiro de 2021. Comissão mista deve ser criada para o debate.

Nesta terça-feira (19) o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o Congresso Nacional discutirá o adiamento das eleições municipais deste ano, sem estender o mandato dos atuais prefeitos e vereadores. O adiamento seria uma prevenção por conta da pandemia do novo coronavírus

Segundo o presidente da Câmara, a maioria dos líderes da Casa defende o adiamento, desde que os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores não sejam prorrogados. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro e o segundo turno, se houver, para o dia 25 do mesmo mês.

Maia afirmou que o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deve criar um grupo de trabalho conjunto, formado por deputados e senadores, para decidir sobre a questão.

“O presidente Davi vai construir um grupo com a Câmara para que possamos discutir a questão da data da eleição, se nós vamos mantê-la no mesmo dia ou se a decisão do Parlamento vai ser modificá-la dentro do próprio mandato numa outra data. Então, seria o adiamento da eleição sem prorrogação de mandato”, afirmou Maia.

“Isso, eu vi ontem na discussão com os líderes, que é uma posição quase de unanimidade. A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato”, acrescentou o presidente da Câmara.

Segundo Maia, o grupo pretende tratar da questão também com o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso. O ministro assumirá o comando da Corte dia 25 de maio.

No começo do mês, Barroso declarou em entrevista à GloboNews que um ponto central para o adiamento das eleições seria a testagem das urnas eletrônicas, prevista para junho. Se os procedimentos fossem prejudicados pela pandemia, segundo o ministro, um adiamento teria que entrar em pauta.

“Nós trabalhamos com o prazo de junho. Se até junho, não conseguirmos fazer os testes, aí eu vou informar ao Congresso Nacional, procurar o presidente da Câmara e do Senado e expor a eles as circunstâncias da Justiça Eleitoral”, disse.

Barroso também defende que as eleições sejam mantidas em 2020, para evitar o risco de prorrogação dos mandatos atuais. Ainda de acordo com o ministro, a ocorrência do primeiro turno no primeiro fim de semana de outubro está definida na Constituição e, por isso, a mudança deve partir do Congresso.
 
(SobralPost)

Bolsonaro congela reajuste tarifário de energia até 2021

Consumidor residencial não terá aumento na conta de luz decorrente da ajuda do governo ao setor.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai adiar os reajustes tarifários da energia até o início do próximo ano tanto para grandes consumidores quanto para clientes residenciais.

O socorro chegou nesta segunda-feira (18) por meio de um decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para ajudar no combate à pandemia do coronavírus. 

Cálculos da Aneel previam um aumento médio de 11,51% neste ano caso o setor não recebesse ajuda do governo.

O decreto assinado por Bolsonaro ainda prevê a possibilidade das empresas do setor buscarem empréstimos junto a bancos públicos e privados para compensarem perdas de receita e alta da inadimplência.

Os custos desses empréstimos serão compartilhados entre as companhias e seus grandes consumidores, como as indústrias. Os clientes residenciais não vão pagar essa conta.

(Renovamidia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário