Web Radio Cultura Crato

sábado, 23 de maio de 2020

Camilo Santana diz que pode reabrir economia em junho


O governador Camilo Santana participou da edição desta quinta-feira (21), do Jornal da Cidade, apresentado pela jornalista Bianca Saraiva. Ele disse que existe um plano para a retomada da economia no Ceará por setores. O gestor afirmou que se os casos de Covid-19 estabilizar em Fortaleza, em junho pode começar a flexibilização e a reabertura da economia, mas para isso acontecer, ele relembrou a importância de manter o isolamento social nos próximos dias para conter o avanço da doença.

Sobre a pressão dos empresários para a reabertura do comércio, Camilo Santana disse que essa pandemia não é só no Ceará é mundial e que a prioridade em primeiro lugar é a vida das pessoas. O governador falou ainda que os países mais ricos do mundo fizeram isolamento social, conseguiram controlar a pandemia e agora estão começando a reabrir a economia.

Camilo afirmou que todas as medidas sobre o isolamento social, são pautadas na ciência e com o diálogo com os especialistas na área da saúde. O chefe do executivo estadual disse também que só tem o retrato da realidade sobre o Coronavírus, se fizer o teste na população, Camilo disse que quanto mais testes fizer maior o número de casos e óbitos são registrados. Ele espera chegar à marca de 3 mil testes diários.

Sobre o avanço do Coronavírus no Interior do Ceará, Camilo Santana falou que a equipe da área da saúde faz um diagnóstico todos os dias sobre a situação das cidades do interior. Ele lembrou que amanhã tem uma reunião com todos os prefeitos cearenses por videoconferência. No novo decreto de isolamento social, Camilo recomendou que alguns municípios adotem medidas mais restritivas para evitar o aumento de casos no Ceará. O gestor aproveitou para informar a abertura de leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTIS), nas cidades de Canindé (10), Icó (10), Itapipoca (10) e Sobral (30).

Questionado sobre o hospital de campanha que estava sendo montado no Hospital Albert Sabin e acabou sendo desmontado sem ser utilizado, Camilo Santana disse que a estrutura foi desmontada porque não teve a demanda que era esperada e por isso não fazia sentido manter a estrutura que não ia ser usada. Ele aproveitou para lembrar a montagem de hospitais de campanha nas cidades de Maracanaú, Caucaia e Quixeramobim, que vão abrir mais 110 leitos nesses hospitais.

Com informações Cnews

Ceará registra mais de 166 mil raios entre janeiro e maio; número supera o dobro das incidências em 2019


O Ceará teve 166.264 descargas atmosféricas registradas de janeiro até o dia 20 de maio deste ano. O número já ultrapassa o dobro da incidência de raios em 2019, quando foram computados 74.304 raios. Os dados são da Enel Distribuição Ceará, coletados por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta. 

De acordo com a Enel, comparando o quantitativo mensal deste ano, março segue em primeiro lugar, com 53.009 raios, seguido por fevereiro, com 47.088; janeiro, com 42.812; e abril, com 22.495. O dia com maior número de descargas atmosféricas registradas em 2020 foi 13 de fevereiro, totalizando 8.158 raios, seguido por 8 de janeiro, com 6.713, e, em terceiro lugar, 9 de janeiro, com 6.108.

Cidades mais atingidas por raios

O município mais atingido foi Santa Quitéria (8.173), seguido por Granja (6.383), Sobral (4.882), Crateús (3.713) e Tauá (3.272). Cerca de 60% dos raios foram registrados na área operacional Norte da companhia, que ultrapassou o registro de 100 mil raios somente neste ano. Em 2019 Santa Quitéria e Granja também foram os municípios com maiores incidências de raios, sendo Santa Quitéria o primeiro lugar (3.735) e Granja, o segundo (2.242).

Cuidados dentro de casa durante tempestades

Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomadas

Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

Evitar consertos de instalações elétricas;

Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Com informações G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário