Web Radio Cultura Crato

sábado, 30 de maio de 2020

Viaturas alugadas para a PM são recolhidas pelas locadoras deixando parte da tropa a pé. Governo vai comprar novos veículos

Depois das cenas de dezenas de viaturas paradas nos pátios dos quartéis por falta de combustível, a Polícia Militar do Ceará teve que devolver às locadoras, dezenas de veículos que eram utilizados como patrulhas do Policiamento Ostensivo Geral (POG) em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF). O motivo da devolução dos carros não foi oficialmente revelado. Diante disso, o governo decidiu comprar novos veículos para recompor a frota da corporação.

Por conta do recolhimento das viaturas alugadas, fato que causou mais redução no policiamento nas ruas na Grande Fortaleza e também em algumas cidades do Interior, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social publicou nesta quinta-feira (28), documento abrindo o pregão eletrônico de número 20200008/SSPDS para a compra de novos veículos. A licitação, na modalidade pregão, para registro de preço, será na forma eletrônica. Nesta sexta-feira (29) estará aberto o prazo para o acolhimento de propostas.

O governo deve adquirir nesta licitação o total de 1.328 “veículos operacionais para o atendimento das necessidades do Sistema de Segurança Pública do Estado do Ceará”. No próximo dia 10 de junho acontecerão, simultaneamente, a abertura das propostas e o início da sessão de disputa de preços.

Além da PM, deverão também receber novas viaturas o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a própria SSPDS, Polícia Civil, Perícia Forense do Ceará(Pefoce) e a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD).

Na PM, a maior parte das novas viaturas será destinada aos comandos de Policiamento Especializado, como o de Choque e Raio, muito embora as unidades mais afetadas com a recente retirada das viaturas alugadas foram as do Policiamento Ostensivo Geral (POG).

Alugadas

Em junho de 2018, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou que iria adotar o sistema de alugar e não mais comprar viaturas. Um lote de 466 viaturas, sendo 200 Jeeps modelo Renegade e mais 266 Duster (Renault) seria incorporado à frota oficial. O secretário da Segurança, André Costa, afirmou na Imprensa que os veículos integrariam uma nova experiência adotada pelo Governo do Estado na locação de viaturas, que iria garantir que não faltariam veículos nas ruas em casos de problemas mecânicos.

"Além da redução nos custos de manutenção que vínhamos tendo com nossa frota, o contrato prevê que a viatura seja substituída em até 24 horas pela empresa licitada, em caso de colisão ou outras adversidades", ressaltou Costa em uma solenidade.

No começo da semana, policiais militares de diversas unidades da PM denunciaram nas redes sociais terem sido surpreendidos com a retirada dos veículos, que recolhidos pelas locadoras, o que deixou boa parte da tropa da Corporação literalmente à pé.

(Blog Fernando Ribeiro)

Pandemia da bala: Na última semana de maio Ceará registra uma mulher assassinada a cada 24 horas

Uma mulher assassinada a cada 24 horas. Esta é a média do número de crimes de morte vitimando mulheres registrada na última semana de maio no Ceará, mês que já contabiliza 37 casos do gênero no estado. Entre a manhã da última sexta-feira (22) e a noite desta quinta (28), sete mulheres foram mortas.

(1) O primeiro crime ocorreu na última sexta-feira (22), quando a policial penal Ana Paula Vieira de Oliveira, 29 anos, foi morta com um tiro na cabeça durante uma tentativa de assalto. O crime ocorreu no quilômetro 21 da BR-116, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ela trafegava em seu veículo, quando o carro apresentou uma pane de moto. A servidora foi atacada por bandidos e morta na direção do automóvel parado no acostamento da rodovia federal.

(2) Na tarde de segunda-feira (25), uma mulher, ainda não identificada, foi baleada e morta quando caminhava sozinha pela Rua do Cruzeiro, no bairro Ancuri, na Grande Messejana. O crime foi praticado por dois homens que fugiram numa motocicleta.

(3) No dia seguinte, terça-feira (26), bandidos invadiram uma casa na Comunidade do Papoco, no Distrito de Papara, em Maranguape (zona rural), e assassinaram, com vários tiros à queima-roupa, uma jovem identificada por Ívina. O crime está sob investigação.

(4) Na quarta-feira (27), durante a madrugada, uma catadora de material reciclável foi executada a tiro, no meio da rua. O assassinato de Maria Sueli de Sousa Gomes, 48 anos, aconteceu no Parque Guadalajara, distrito da Jurema, em Caucaia. A vítima era usuária de drogas e pode ter sido morta por ordem de traficantes.

(5) Também na quarta-feira (27), à noite, uma jovem foi morta, a tiros, dentro de casa, na comunidade conhecida como Carandiru, no bairro Vila União. A Polícia suspeita de um crime ligado à guerra entre as facções criminosas que atuam naquela área da Capital.

(6) Na quinta-feira (28), pela manhã, um caso de feminicídio foi registrado na cidade de Juazeiro do Norte, no Sul do estado. A dona de casa, Cícera Amaroto da Silva, 38 anos, foi assassinada, a tiros, no bairro Tiradentes, quando chegava em casa em um carro de aplicativo. O ex-companheiro dela foi preso logo depois como suspeito do crime, mas ele nega.

(7) Também nesta quinta-feira (28), à noite, por volta de 21 horas, uma jovem identificada como Thaissa Jheryka Ferreira Almeida, 27 anos, tombou morta, a tiros, na porta de casa, no Loteamento Mirante do Rio, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os assassinos fugiram numa motocicleta.

(Blog Fernando Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário