Veja como prosseguir nos assuntos do INSS, para evitar deslocamentos e utilizar os serviços, que são trabalhados pelos servidores nos canais remotos:
– Novos pedidos de benefícios previdenciários ou assistenciais, alterar dados cadastrais, mudar forma ou local de pagamento, cadastrar ou alterar representante legal, ou ver extratos e consultas: solicitações e inclusão dos documentos correspondentes, escaneados ou fotografados, pela página www.meu.inss.gov.br, ou o aplicativo para celular “Meu INSS”, ou ainda o telefone 135.
– Perícias antes do fechamento das agências do INSS, mas ainda sem conclusão: acompanhe o status do pedido pelo Meu INSS ou pela central telefônica 135. Na situação concluído, deve ser acessada a carta de concessão com o resultado e o extrato de pagamento com os detalhes. Se pendente deve aguardar análise, e em “exigência” devem ser anexados os documentos pedidos para conclusão. A antecipação do pagamento de 1 salário-mínimo do auxílio-doença será liberado a partir da análise do atestado (legível, com carimbo e CRM, código da doença e dias de afastamento).
– Prorrogação do auxílio-doença: Será automática, enquanto durar o fechamento das agências, ou limitado a 6 pedidos. Confira a data de cessação no Meu INSS, e se for o caso agende prorrogação com o anexo de novos atestados. Se passar da data de cessação, utilize os atestados para solicitar perícia do tipo “inicial”.
– Antecipação de R$ 600,00 para requerentes que aguardam análise de BPC (Benefício Assistencial ao Deficiente), durante 3 meses: confira no Meu INSS se a antecipação foi liberada. Os critérios são constar como deficiente no Cadastro Único do Governo Federal, ter renda familiar abaixo de ¼ do salário-mínimo por pessoa e estar com pedido pendente no INSS;
– Notificações para cumprir exigências em requerimentos pendentes: anexe os documentos solicitados, escaneados ou fotografados, no Meu INSS e aguarde novas movimentações.
– Dificuldades com o aplicativo Meu INSS: na página oficial www.inss.gov.br estão tutoriais em vídeo e texto orientando sobre os usos do Meu INSS, além de atendente virtual. O telefone 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. É gratuito se for de telefone fixo, ou o custo de uma chamada local se for de celular. Durante a pandemia, as Agências da Previdência Social disponibilizaram em suas fachadas telefones para tirar dúvidas, contando alguns com Whats App.
Mais informações: www.inss.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário