Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 19 de maio de 2020

39 médicos cubanos recebem registro e são reincorporados ao programa Mais Médicos

Profissionais selecionados continuaram morando no Brasil depois do rompimento da cooperação internacional com a Cuba em 2018

Sete municípios cearenses recebem médicos do programa Mais Médicos para o Brasil — Foto: José Leomar/SVM
Sete municípios cearenses recebem médicos do programa Mais Médicos para o Brasil

O Ministério da Saúde concedeu registro único para exercício da medicina a 39 profissionais cubanos que foram reintegrados ao projeto Mais Médicos no Ceará. A lista com os nomes dos médicos selecionados foi divulgada em portaria no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18).
Os médicos foram selecionados por meio de edital de 26 de março para chamamento de profissionais cubanos que permaneceram no Brasil após o rompimento da cooperação internacional com o governo de Cuba, em novembro de 2018. Ainda devem ser analisadas inscrições em outras fases do edital, bem como de outros dois processos seletivos.
A convocação de profissionais foi realizada para reforçar o combate à pandemia de Covid-19 no Brasil. Os médicos iniciaram atividades entre o mês de abril e início de maio.
Em Fortaleza, três médicos foram reincorporados ao programa e, na Região Metropolitana, as cidades Maranguape e Maracanaú receberam dois profissionais cada.
Na região Norte do estado, Ubajara, Jijoca de Jericoacoara e Granja também receberam médicos e, na região do Cariri, a cidade de Farias Brito. Outros municípios como Quixadá, Icó, Russas e São Benedito também estão na lista.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

PM e Guarda Municipal acabam festas promovidas por uma facção criminosa

Bandidos do CV comemoravam no Jangurussu e em Caucaia a morte de chefe da GDE

Em Caucaia, a PM deteve cerca de 50 pessoas que participavam da festa do CV

Pelo menos, três festas no estilo de baile funk, promovidas pela facção criminosa Comando Vermelho (CV) foram registradas na Grande Fortaleza no último fim de semana, quando bandidos comemoravam a morte de um líder da rival Guardiões do Estado (GDE) e a retomada de território no Morro de Santiago, na Barra do Ceará. Em duas delas, a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Fortaleza agiram e prenderam os participantes.
A operação com o maior número de detidos aconteceu na madrugada de sábado último (16), quando a PM, recebeu a informação de que, ao menos, 60 pessoas participavam de uma festa em uma casa de veraneio alugada em Caucaia, próximo à Lagoa da Banana. No local, que foi cercado por várias patrulhas, foram detidas 49 pessoas, sendo 27 homens e 21 mulheres, entre eles havia 39 adultos e nove adolescentes.
Dentro da casa, a Polícia encontrou bebidas, drogas e um paredão de som. O bandido que estaria promovendo a festa há três dias (começou na quarta-feira) conseguiu fugir. A presença dos bandidos na casa intimidou a vizinhança que, sequer ousou chamar a Polícia.  A operação só aconteceu devido à denúncias de que disparos de armas de fogo estavam acontecendo  no local.
Todos os detidos na festa do CV foram conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foram lavrados apenas Termos Circunstanciados de Ocorrência por violação ao decreto estadual que impôs o isolamento social. Crimes como corrupção de menores e formação de organização criminosa não foram considerados. Ao final, todos os detidos pela PM foram liberados na delegacia.

Mais prisões - Na noite do domingo (17), A equipe de Motopatrulhamento da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Torre do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) do Jangurussu, foi  acionada para acabar mais um baile funk promovido pela facção.  A operação contou com o apoio de patrulhas do Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).
 Desta vez, bandidos haviam alugado um espaço de eventos com piscina.  Os guardas cercaram o local e efetuaram a prisão de cinco homens que promoviam a baderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário