Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Ceará tem mais de 4 mil profissionais da saúde infectados


Na linha de frente no combate ao novo Coronavírus estão os profissionais da saúde, que lidam diretamente com os pacientes suspeitos e infectados com a doença. No Ceará, segundo a plataforma Integrasus, existem 4.538 confirmações da Covid-19 entre trabalhadores da categoria.

A maior parte das vítimas são técnicos ou auxiliares de enfermagem, que correspondem a 30,24% dos casos. Enfermeiros e médicos aparecem em seguida, no segundo e terceiro lugar, respectivamente. 

Considerando as mortes, 13 no total, a maioria dos óbitos aconteceram entre técnicos de enfermagem. Médicos e enfermeiros aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Um dos casos mais recentes aconteceu em Amontada, segundo o Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O enfermeiro Manoel dos Santos Garcês faleceu no último dia 17 de maio. "Dr. Garcês, como era conhecido, atualmente atuava como coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Amontada, no interior do Estado", diz nota de pesar.

Uma das pacientes que entram na estatística, a técnica de enfermagem Lídia Batista (26), conseguiu se recuperar, mas não esquece os momentos complicados que passou enquanto se tratava. "Eu não tava conseguindo mais conseguir falar, não tava conseguindo andar. Andava dois passos e cansava. Eu não aguentava ir ao banheiro, fazia xixi em um balde no quarto. Eu dormia com os travesseiros nas minhas costas, dormia sentada, por não conseguir respirar", relata. 

Benefício para afastados

Desde a última semana, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), disponibilizou um telefone para atendimento e orientação dos profissionais diagnosticados com a Covid-19 sobre o recebimento do auxílio em caso de afastamento das atividades. As pessoas que têm direito ao benefício devem entrar em contato pelos telefones (85) 3101-5147 ou 3101-5267, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Além do atendimento telefônico, em breve a Sesa disponibilizará no site da Secretaria um formulário para a solicitação do benefício.

O pagamento é referente a um salário mínimo para técnico de enfermagem e profissional de nível médio; três salários mínimos para profissionais de nível superior (não médico) e quatro salários mínimos para médico. Se o período de afastamento for inferior a 30 dias, o pagamento do auxílio será proporcional aos dias em que o profissional esteve ausente do trabalho. Em caso de morte por Covid-19, serão pagos 10 salários mínimos à família, cônjuge, dependentes ou pais do profissional. A população também pode se informar sobre o seguro pelo telefone. 

Com informações Cnews

Afinal, qual é a relação entre o peso e a Covid-19?


O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de várias doenças, e a Covid-19 não é exceção. Mas porquê? 

Segundo um artigo do The Sun, estar acima do peso ou ser obeso enfraquece o sistema imunológico, o que pode tornar as pessoas mais propensas a contrair o coronavírus e dificulta o combate ao mesmo.

Além disso, de acordo com a BBC, a obesidade está muitas vezes relacionada com outras doenças. É o caso da hipertensão, das doenças cardiovasculares, da diabetes e patologias vasculares cerebrais que podem ser elementos agravantes no combate ao novo coronavírus.

O tabloide inglês cita ainda uma análise de 15.100 pacientes de Covid-19, realizada em 177 hospitais, que mostrou que o excesso de gordura à volta dos órgãos internos aumenta a 'tempestade de citocinas' causada pela Covid-19, ou seja, faz com que o corpo liberte muitas proteínas num esforço para combater o vírus.

Com informações Notícias ao Minuto

Diretor da Anvisa que esteve em manifestação testa positivo para coronavírus


Cerca de dois meses após participar de manifestação ao lado do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), o diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, foi diagnosticado com o novo coronavírus. Barra Torres anunciou que testou positivo para a doença durante participação em reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados que trata de ações contra a Covid-19, na tarde desta terça-feira, 19.

Na conversa com parlamentares, por videoconferência, o diretor da Anvisa contou que demorou alguns dias para suspeitar que poderia ter contraído o novo coronavírus. Barra Torres afirmou que só entrou em isolamento social após os sintomas persistirem e decidir consultar um médico. Antes disso, ele manteve compromissos presenciais com autoridades, assim como tem ocorrido no restante do governo.

Nas últimas duas semanas, o diretor teve encontros na sede da Anvisa, segundo a sua agenda oficial. Entre eles, consta a presença de parlamentares como o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), e o deputado Marcos Pereira (MDB-RS). No dia 6 de maio, Barra Torres também participou de reunião no Ministério da Casa Civil, no Palácio do Planalto.

"Na semana passada apresentei sintomas gerais que inicialmente não me fizeram suspeitar da Covid-19, entretanto, devido à intensidade e persistência (dos sintomas), passei por consulta médica e o diagnóstico, naquela época hipotético, foi lançado. Entrei em isolamento social, conforme prescrição médica. Efetuadas as testagens, na última sexta, eu tive o resultado positivo pelo RT-PCR para a Covid-19", disse o diretor da Anvisa na reunião da Câmara.

No dia 15 de março, Bolsonaro descumpriu recomendações de isolamento social durante a pandemia e, acompanhado de Torres, participou de um protesto em frente ao Palácio do Planalto. Na ocasião, o presidente fez selfies com o rosto colocado e tocou nas mãos das pessoas. Em alguns momentos da transmissão do encontro, Barra Torres aparece filmando os cumprimentos entre Bolsonaro e os apoiadores presentes.

A presença do diretor da Anvisa na manifestação causou perplexidade em técnicos da área da Saúde do governo. Para eles, a ida de Bolsonaro ao ato acompanhado de Barra tira crédito da campanha de prevenção que vinha sendo feita e confunde a população.

Com informações O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário