Web Radio Cultura Crato

sábado, 3 de março de 2018

Ceará registra mais de 12 mil raios nos dois primeiros meses de 2018

A Enel Distribuidora Ceará registrou, por meio do sistema de monitoramento e descargas atmosféricas, 12.718 raios neste ano em todo o estado apenas nos meses de janeiro e fevereiro de 2018. A informação é do Tribuna do Ceará.

Até o momento, o município com maior incidência de raios do ano foi Santa Quitéria (732), seguido de Granja (483), Crateús (463), Tamboril (330) e Sobral (276). Em 2017, a companhia registrou 72.838 descargas atmosféricas em todo o Ceará.

Em 2017, a companhia registrou 72.838 descargas atmosféricas em todo o Estado. Granja foi o município com mais incidências, com 5.222 raios.

Alguns cuidados podem ser tomados dentro de casa durante uma tempestade. Dentre eles evitar o uso do celular, secador de cabelo ou ferro elétrico conectados à tomada.

Fora de casa também se deve evitar o contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Também não se deve permanecer em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.

Agricultor cadeirante dá exemplo de superação no Ceará: “enquanto estiver vivo, eu trabalho”

Gerônimo Veras tem quase 80 anos, mora em Quixadá e sempre foi um homem trabalhador. Ele começou a luta na roça quando tinha apenas 9 anos de idade. A informação é do Tribuna do Ceará.

Após sofrer um acidente, Gerônimo passou a viver em uma cadeira de rodas, mas a ausência das pernas e um braço quebrado não o impediram de fazer o que mais gosta: trabalhar na agricultura.

Com uma enxada adaptada, ele consegue sozinho executar seu trabalho de agricultor. “Enquanto eu estiver vivo e com saúde, eu trabalho”.

Mesmo com dificuldade de se locomover, ele se recusa a receber ajuda. E a esposa de Gerônimo Veras não esconde o orgulho do marido guerreiro que tem. “Tenho muito orgulho dele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário