Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Revelada identidade de militar suspeito de desviar munição do Exército para facção


Soldado Maycon está preso no Quartel do 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza

Vazou a fotografia e o nome de um dos supostos militares presos sob a suspeita de ter desviado munição do Exército Brasileiro e que foram parar nas mãos de traficantes de drogas pertencentes a uma facção criminosa instalada nas comunidades “Babilônia” e Barroso 2, na zona Sul de Fortaleza. O militar seria um soldado destacado no 10º Depósito de Suprimentos da 10ª Região Militar, sediada em Fortaleza no bairro Dias Macedo.
O soldado se chama Maycon e está preso disciplinarmente no Quartel do 23º Batalhão de Caçados, localizado na Avenida 13 de Maio, no Bairro de Fátima, na Capital cearense. Ele e outro militar – cuja identidade não foi ainda revelada – foram presos na semana passada após a descoberta do “sumiço” de aproximadamente 14 mil cartuchos (balas) de calibre 7.62, munição utilizada em fuzis.
O Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil cearense auxilia a Inteligência da 10ª Região Militar nas investigações sobre o caso e nas buscas para recuperar a munição. Parte do material já teria sido encontrado enterrada em uma casa na comunidade Barroso 2. O terreno foi dado a um dos militares em troca da munição, além de uma motocicleta, pela facção Guardiões do Estado (GDE), a mesma que, há duas semanas, expulsou de casa várias famílias do Barroso 2.

Tráfico e guerra - A descoberta do desvio da munição teria ocorrido quando a tropa do Exército aquartelada em Fortaleza foi convocada para se deslocar ao Rio Grande do Norte para restabelecer a ordem pública em decorrência da greve de policiais civis e militares daquele estado vizinho ao Ceará.  Neste mesmo episódio, um oficial da tropa cearense foi encontrado morto no alojamento em Mossoró (RN), para onde o contingente do 23º BC foi deslocado. O caso também está sob investigação sigilosa.
As informações dão conta de que o soldado Maycon estaria morando, ultimamente, no bairro Área Seca, em Maracanaú local onde também há um intenso tráfico de drogas e constantes mortes em confrontos armados decorrentes da guerra entre as facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Comando Vermelho (CV).

Perseguição policial de SP ao RJ termina com apreensão de quase 1t de droga e cinco fuzis

Perseguição policial de SP ao RJ terminou com apreensão de quase 1t de droga e cinco fuzis na Dutra (Foto: PRF/Divulgação)
Perseguição policial de SP ao RJ terminou com apreensão de quase 1t de droga e cinco fuzis na Dutra

Cerca de uma tonelada de drogas, além de cinco fuzis e farta munição foram apreendidos depois de uma perseguição policial cinematográfica. Policiais rodoviários federais perseguiram um veículo suspeito desde o interior paulista até o Sul fluminense. Os criminosos conseguiram fugir depois de abandonarem o carro com o material ilegal.
De acordo com a PRF, no começo da noite desta quinta-feira (11), durante uma operação de combate ao crime na Via Dutra na região de Lavrinhas, em São Paulo, foi dada ordem de parada a um veículo Fiat/Toro de cor preta, com placas de Mendonça/SP. O condutor desobedeceu a ordem dos agentes e seguiu em alta velocidade pela Via Dutra em direção ao Rio.
Foram 48 quilômetros de intensa perseguição policial. Ao longo do trajeto, segundo a PRF, o veículo em fuga provocou pequenos acidentes, colidindo contra veículos de passeio e até mesmo um caminhão que transitavam pela rodovia.
Na altura de Resende, já no estado fluminense, a viatura da PRF teve três pneus furados ao passar sobre detritos que estavam na pista. A PRF não sabe se o dano foi provocado por objetos lançados propositalmente pelos criminosos em fuga.
Com os pneus furados, a viatura não pode mais continuar no encalço dos criminosos. Todavia, logo após abortarem a missão os policiais foram informados que o carro em fuga havia sido abandonado poucos metros à frente. Os agentes seguiram a pé até o veículo abandonado, onde encontraram a droga e armas. Os ocupantes haviam fugidos do local a pé.

Perseguição policial de SP ao RJ terminou com apreensão de quase 1t de droga e cinco fuzis na Dutra (Foto: PRF/Divulgação)

Segundo a PRF, toda a caçamba e o banco traseiro do veículo estavam ocupados com maconha e armas de grosso calibre. A droga apreendida pesou 923 kg. As cinco armas eram um fuzil HK, calibre 5,56 mm, três fuzis G3, calibre 7,62 mm, e um fuzil FAL, calibre 7,62 mm. Também foram apreendidos 100 cartuchos calibre .380 e outros 50 cartuchos calibre .44.
As drogas, armas e o veículo apreendidos foram levados para a 89ª DP (Resende).
A PRF destacou que nenhum policial ficou ferido e que não havia relato de vítimas entre os envolvidos em acidentes causados pelo veículo em fuga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário