Web Radio Cultura Crato

sábado, 27 de janeiro de 2018

Vírus promete vídeo com prisão de Lula e se espalha no Facebook

Cibercriminosos estão aproveitando a repercussão do julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para espalhar um vírus. O conteúdo malicioso está sendo difundido no Facebook, por meio de um post patrocinado, com um suposto vídeo do petista sendo preso.

De acordo com a empresa de antivírus Karspersky Lab, que descobriu o golpe nesta sexta-feira (26), o malware usa ainda o nome do portal de notícias IG para enganar usuários da rede social.

O site 'Techtudo' explica que quem clica no link é levado a baixar um arquivo "acompanhe.exe". No entanto, trata-se de um trojan bancário, usado para roubar dados pessoais.

“Os criminosos criam as páginas e anexam arquivos maliciosos nela, geralmente em formato .ZIP, disseminando links que apontam para este arquivo hospedado no Facebook. Para o criminoso é vantajoso, pois se trata de uma hospedagem gratuita. Além disso, essas campanhas maliciosas enganam muitas pessoas já que o link recebido realmente aponta para o site da rede social", explica o analista de segurança da empresa, Fabio Assolini.

Bandeira tarifária permanece verde, e conta de luz fica sem taxa extra em fevereiro

conta de luz

A bandeira tarifária de fevereiro continuará na cor verde, o que significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26),pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em janeiro, a bandeira já havia ficado na cor verde. A manutenção dela em fevereiro significa que a situação nos reservatórios das hidrelétricas continua a melhorar, devido à volta das chuvas.

Nos últimos meses de 2017, por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, houve cobrança extra nas contas de luz via bandeira tarifária. Isso ocorre para arrecadar recursos necessários para cobrir custos extras com a produção de energia mais cara, gerada por termelétricas.

Em novembro, a bandeira ficou na cor vermelha patamar 2, a mais alta da escala criada pela agência para sinalizar o custo real da energia gerada. Na ocasião, a cobrança adicional para cada 100 kWh consumidos foi de R$ 5. Em dezembro, vigorou a bandeira tarifária vermelha em patamar 1, o que representa cobrança extra nas contas de luz de R$ 3 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário