As Forças de Segurança cearenses apreenderam, no ano de 2017, mais de sete mil armas de fogo em todo o Estado. Esse número é oriundo da intensificação das ofensivas policiais nas 22 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Ceará, visando o combate às ações criminosas. Na quinta-feira (18), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) já havia divulgado que também no ano passado foram mais de sete toneladas de entorpecentes apreendidos, o que corresponde ao aumento de 159,7% se comparado a 2016, quando foram 2,8 toneladas.
Para o gestor da Pasta, André Costa, “as apreensões são resultados do aumento de abordagens realizadas pela Polícia Militar e pelas operações de cumprimentos de mandados de prisão e também de busca e apreensão, que foram deflagradas em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior”, disse.
Para o gestor da Pasta, André Costa, “as apreensões são resultados do aumento de abordagens realizadas pela Polícia Militar e pelas operações de cumprimentos de mandados de prisão e também de busca e apreensão, que foram deflagradas em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior”, disse.
No total, foram 7.443 armas de fogo contra 5.909, em 2016. Em porcentagem, isso corresponde ao aumento de 26%. Sobre a participação da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) nos índices, se destaca o trabalho dos Batalhões de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e de Polícia de Choque (BPChoque). Os “raianos” apreenderam 1.401 armas de fogo durante 12 meses do ano passado. Na grande maioria das vezes, o batalhão especializado encontra esse material durante abordagens a pessoas em atitude suspeitas ou que são flagradas na prática de outros crimes, como o tráfico de drogas ou roubos. Já o BPChoque, destacam-se ações como a realizada no mês de agosto, que culminou nas apreensões de sete armas de fogo, entre elas, um fuzil AK-47 calibre 762, importado da Geórgia, localizada na Europa Oriental.
"A gente reforça o que já vem sendo dito. Muitos desses materiais são originários de outros países, e chegam ao nosso Estado, em razão da ausência de uma estratégia do Governo Federal em proteger as nossas fronteiras e as nossas rodovias federais. Pois a maioria desses materiais chega por vias terrestres, passando por várias regiões e sem passar por fiscalizações, uma vez que a União reduziu investimentos na Segurança Pública, inclusive na Polícia Rodoviária Federal”, ressaltou Costa.
Na parte da investigação criminal, em 2017, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apreendeu, também no mês agosto, um segundo fuzil AK47 durante um trabalho desenvolvido pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) nas cidades de Fortaleza (AIS 2 e 6), Cascavel e Maracanaú (AIS 13), e Novo Oriente (AIS 16). Outro dado em destaque são as 94 operações policiais realizadas no ano de 2017, de acordo com o levantamento realizado pelo Departamento Técnico-Operacional (DTO). Durante essas ofensivas, ocorridas em todo o Estado, ocorreram as apreensões de grande quantidade de armas de fogo. Como foi o caso das investidas nas cidades de Canindé e Quixeramobim (AIS 15 e 20, respectivamente), que apreenderam, no total, 22 armas de fogo.
Ranking de armas de fogo apreendidas
Conforme levantamento realizado pela Assessoria de Análise e Estatística e Criminal (Aaesc) da SSPDS, o modelo de arma de fogo que lidera o ranking das apreensões são os revólveres, com 4.306 unidades. Em segundo, está o tipo espingarda com 1.653 apreensões, e em terceiro, a pistola, com 1.255.
Ranking de armas de fogo apreendidas
Conforme levantamento realizado pela Assessoria de Análise e Estatística e Criminal (Aaesc) da SSPDS, o modelo de arma de fogo que lidera o ranking das apreensões são os revólveres, com 4.306 unidades. Em segundo, está o tipo espingarda com 1.653 apreensões, e em terceiro, a pistola, com 1.255.
Homem mata esposa e enteado com golpes de foice e fere mais 5 pessoas no Piauí
Uma tragédia familiar foi registrada na tarde desta quinta – feira (25), na cidade de Cajueiro da Praia, no norte do Piauí. Segundo informações de populares, um homem conhecido inicialmente por Nel, teria tirado as vidas de esposa, filho e feriu gravemente sua própria mãe.
Os moradores estão estarrecidos com o acontecido, e são desconhecidos os motivos para tamanha barbárie. Segundo a imagem mostra, o suspeito foi detido pela uma guarnição da policia piauiense.
Manoel de Jesus Alves Pereira, de 42 anos, assassinou na tarde de quinta-feira (25), com golpes de foice, sua mulher Maria José Alves Pereira, 42 anos, e seu filho Diego Alves, 16 anos.
O comandante da Companhia Independente de Turismo (CIPtur), major Danilo Palhano confirmou que o pescador Manoel matou, com golpes de foice, sua esposa, o enteado e feriu mais cinco pessoas, entre elas a sua mãe e dois vizinhos no assentamento Nosso Lar, no município de Cajueiro da Praia.
Segundo ele, o acusado estava transtornado no momento do crime e foi levado para o Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, após ser linchado por populares.
Manoel alegou que matou a esposa porque estava sendo traído com um traficante de drogas conhecido como 'Profeta RV'.
Segundo ele, o traficante e a mulher teriam comprado cimento para construir um quarto na casa onde os dois se encontrariam.
''Eu me revoltei com aquilo. Estava trabalhando para fazer um quarto para eles. Não pude fazer nada, tive que matar. Eu fiz isso porque ela não fazia nada por mim'', disse Manoel.
O sargento Rodrigues Neto disse que o acusado deu vários golpes de foice na cabeça dela e do enteado e em seguida saiu correndo e entrando em várias residências.
''Manoel invadiu pelo menos seis casas da vizinhança e em todas as casas ele deu golpe de foice na cabeça de alguém enquanto corria", disse.
O perito criminal Thaxerrey Brandão falou da violência do crime. "Muita violência, demonstrativo de arma branca com lesões expostas na região da cabeça. A primeira vítima ficou totalmente desfigurada na região da cabeça com perda encefálica. A segunda vítima não houve perda encefálica, mas muito sangue", relatou o perito.
O Delegado Regional de Parnaíba Eduardo Ferreira confirmou a prisão de Manoel e disse que ele foi levado para a central de flagrantes. "Manoel foi encaminhado para a central de flagrantes onde será ouvida a versão dele e a polícia vai trabalhar ainda com mais seis testemunhas arroladas que serão ouvidas amanhã. E vamos nos basear em tudo que as testemunhas contarem", disse o delegado.
O sargento conseguiu prender Manoel com resistência após moradores da região encontrá-lo correndo. "Eles apontaram pra ele e na hora que eu dei voz de prisão ele caiu no chão e começou a bater com a cabeça em uma pedra, mas conseguimos prender ele e encaminhamos à Polícia Civil", finalizou.
Fonte: MassapeCeara.Com|Créditos: Blog do Romério Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário