Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Van com placas de energia solar leva sessões de cinema gratuitas a três cidades cearenses

Projeto Cinesolar usa placas de energia solar para exibição de filmes (Foto: Israel Barreto/Divulgação)
As cidades e Amontada, Itarema e Aracati, no litoral do Ceará, recebem nos próximos dias uma iniciativa de cinema itinerante gratuito, com filmes exibidos para a população em espaços públicos e com a utilização de energia solar. O projeto Cinesolar funciona com o auxílio de uma van que carrega um telão de 200 polegadas e de 100 assentos para o público. Nesta sexta-feira (18), o veículo chega em Amontada. No sábado (19), é a vez de Itarema receber a sessão de cinema, enquanto Aracati será visitada na terça-feira (22).

Além da exibição de filmes, o projeto Cinesolar estimula também a produção audiovisual de jovens das cidades visitadas. Os estudantes de escolas dos município participam da Oficina Solar, onde recebem lições de introdução à linguagem do cinema e produzem um curta-metragem. A informação é do G1 Ceará.

O resultado é mostrado na mesma noite à toda a cidade, junto com a programação do projeto. O momento tem ainda a apresentação de um grupo folclórico local e a exibição de curtas premiados, assim como do longa-metragem "O Milagre de Santa Luzia", que acompanha o sanfoneiro Domiguinhos em viagens pelo Brasil onde encontrou com outros músicos regionais. 
  
Sustentabilidade

O projeto realizado pela Brazucah Produções, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, usa a energia solar e renovável como forma de unir o cinema à sustentabilidade, estimulando a discussão sobre o meio-ambiente. Os filmes exibidos também contemplam a temática.

Desde o início das atividades, em 2013, o projeto percorreu 242 cidades brasileiras. Durante esse tempo, as exibições de cinema com as placas de captação de energia solar geraram uma economia de 171 quilowatts, o equivalente a mais de três mil horas de uma geladeira ligada. "O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui", coloca a idealizadora e coordenadora do projeto, Cynthia Alario.

Programação 

Amontada, dia 18 de agosto (sexta-feira), a partir das 18h, no Paço Municipal, Avenida Gal Alípio dos Santos, 1343, Centro.

Itarema, dia 19 de agosto (sábado), a partir de 18h, na Praça da Igreja de Patos, Zona Rural.

Aracati, dia 22 de agosto (terça-feira), a partir das 18h, no Sítio Cumbe, na Zona Rural, em Frente à Escola Raimundo Silvério Filho.

Nova tecnologia pode criar celular que recupera arranhões na tela sozinho


tela
A Motorola registrou, no último dia 10, uma patente que explica como um smartphone pode consertar, sozinho, defeitos físicos em sua tela. A ideia é que o aparelho consiga identificar rachaduras e arranhões no visor e aplique calor na área para tentar reparar os danos. A descoberta é do site norte-americano The Verge.

O processo de "cura" se baseia num mecanismo chamado de "shape memory polymers", o que no português seria algo como "polímeros que lembram sua forma". O procedimento usa um material que pode se deformar e depois voltar à sua antiga forma usando ciclismo térmico, uma técnica que consiste em alterar rapidamente a temperatura do material.

Segundo a patente, o material deve ser utilizado por cima do display e apesar do smartphone "criar" um calor para fazer o reparo, a temperatura do local também pode ser alterada externamente, com o esfregar de um pano no visor ou um secador de cabelos, por exemplo, para recuperar a tela defeituosa.

O registro da patente, no entanto, não garante que a empresa de fato vai usar a ideia, mas o conceito pode servir para aparelhos que precisam de uma maior resistência, como para usuários desportistas ou radicais, ou para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário