Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Ceará é o estado mais violento do Brasil nos registros de homicídios em 10 anos

O Ceará é o campeão da violência armada no Brasil que produz assassinatos. A comprovação é de uma pesquisa publicada pelo Jornal carioca O Globo nesta terça-feira (15), que apontou a variação nas taxas de homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes em 10 anos, entre 2005 e 2015.

No Ceará, a pesquisa aponta que o estado a variação no período foi de, nada menos, que 126,39 por cento. Em 2005, o Estado apresentou uma taxa de 18,64 mortos por cada grupo de 100 mil habitantes. Dez anos depois, em 2015, esse patamar subiu para 42,2 mortos.

A reportagem explica que os números são crescentes em todo o País, praticamente, porém, alguns estados se destacam na piora demasiada dos índices de mortes violentas. Além do ceará, o campeão no ranking da violência, segundo o estudo, se destacam negativamente também os estados do Amazonas (com variação de 107,29), Maranhão (103,21), Rio Grande do Norte (97,51), Goiás (97,34), Paraíba (94,93) e Rio Grande do Sul (70,25).

Violência

Diante do cenário de violência no estado, o senador cearense Eunício Oliveira (PMDB), utilizou a ordem do dia no Senado, nesta terça-feira (15), para lamentar o quadro de completa insegurança no Ceará. “Infelizmente, o meu estado é o campeão da violência. Não sou eu que estou dizendo isso, é a reportagem publicada que se baseia nos números oficiais do Páis”, ressaltou.

Ele informou que, diante da crise da Segurança no País, vai acelerar a apreciação pelo Congresso Nacional das propostas que visem o combate à violência e à criminalidade. Junto com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, Oliveira vai criar uma comissão que irá tratar do assunto para por na pauta de votações, o mais breve possível, tais projetos.

Entre as propostas estão a de endurecimento nas leis para a punição do crime organizado, especialmente, os crimes praticados por facções criminosas, como as que hoje atuam no Ceará, deixando um rastro de sangue. Em apenas sete meses de 2017, já são cerca de três mil homicídios no estado, crimes que só aumentam no dia a dia por conta da disputa das facções por territórios e o predomínio na venda de drogas.

Veja infográfico das taxas de homicídios no País em 10 anos (oscilação dos crimes): produzido por O Globo.

Viatura capota com PMs em Maranguape


Foto_VC_Reporter_Whatsapp_
Uma viatura da Polícia Militar capotou com três policiais, na manhã desta quarta-feira (16), em um trecho da CE-065 que passa pelo município de Maranguape. Segundo informações do tenente coronel Ronaldo da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um dos PMs sofreu escoriações leves, já o segundo precisou de maiores cuidados. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para realizar atendimento. A informação é do Diário do Nordeste.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para saber detalhes da ocorrência, mas o órgão ainda apura informações sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário