Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Ceará tem 28% das crianças em situação de extrema pobreza, diz estudo



O Ceará é o terceiro estado do país com a maior número de crianças e adolescentes que vivem em situação de pobreza extrema. De acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (16), pela Fundação Abrinq, com base em dados do IBGE, 28,6% da população cearense de 0 a 14 anos sofre com pobreza extrema. Apenas Maranhão e Alagoas têm índices piores que o do Ceará.

Já a situação de pobreza afeta 61% das crianças e adolescentes do Ceará. O IBGE considera a família em situação de pobreza aquela em que os membros têm renda per capta de meio salário mínimo (R$ 469,50); e de extrema pobreza aquela cujos familiares recebem até um quarto de salário mínimo (R$ 234,25).

Apesar de estar incluído em um dos piores índices do país, o levantamento da Abrinq mostra que o Ceará vem reduzindo continuamente os índices de pobreza e extrema pobreza entre as crianças e adolescentes do estado.

Em 1992, 89% da população de 0 a 14 anos sofria com a pobreza, e 72,7% das pessoas na mesma faixa etária tinham situação de extrema pobreza.

Pesquisadores descobrem substância que pode bloquear vírus Zika


Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco descobriram uma substância que pode bloquear a produção do vírus Zika em células epiteliais e neurais. O estudo a respeito da 6-metilmercaptopurina ribosídica (6MMPr) foi publicado na última sexta-feira na revista International Jornal of Antimicrobial Agents, mas a instituição divulgou a descoberta na última segunda-feira.

A substância atua contra o tipo de zika que circula no Brasil. Os testes foram realizados in vitro pelo Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Pernambuco. Em mais de 99% dos testes a produção do vírus diminuiu com a 6MMPr, usando diferentes dosagens e tempos de reação.

O estudo também identificou que a 6MMPr é menos tóxica para as células neurais, uma boa notícia para futuros tratamentos de infecções no sistema nervoso. “Diante das manifestações neurológicas associadas ao vírus Zika e os defeitos congênitos provocados pelo mesmo, o desenvolvimento de antivirais seguros e efetivos são de extrema urgência e importância”, afirma o coordenador da pesquisa, Lindomar Pena, conforme texto enviado pela Fiocruz.

Preso mata mulher durante visita na penitenciária após descobrir traição no Facebook; veja



De acordo com os agentes penitenciários que socorreram a vítima ela foi morta enforcada dentro da cela onde estava com o companheiro.

No início da tarde deste último domingo (13), uma jovem foi morta por um preso durante uma visita íntima realizada na Penitenciária II de Mirandópolis, no estado de São Paulo. A vítima foi identificada como Ednéia de Paula, de 33 anos que realizava uma visita a seu companheiro.

Ela morava na cidade de Atibaia, no interior do estado e foi até a prisão para poder continuar a relação com o namorado. De acordo com a Polícia Militar ela teria sido morta por enforcamento, uma vez que em seu pescoço existiam vários hematomas compatíveis com o fato. Segundo os agentes penitenciários que atenderam o caso, foi o próprio detendo que chamou os policiais para remover o corpo da cela.

Ele confessou para a polícia que ele havia estrangulado a companheira depois que a mesma relatou que o estaria traindo. Ao receber a notícia de que ela não voltaria mais à prisão, pois havia começado um relacionamento com outro homem o detento perdeu o controle e acabou enforcando a namorada.

O homem foi levado pelos policiais até a delegacia de polícia do município para prestar depoimento pelo crime que cometeu. Um inquérito foi aberto para investigar o caso, e o preso receberá uma adicional de pena pelo assassinato da mulher. Ao foi informado qual seria o motivo do homem estar preso, sabe-se apenas que ele foi transferido há pouco tempo de uma penitenciária da grande São Paulo para Mirandópolis.

O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Andradina, por se tratar de morte violenta. Os peritos e legistas terão até trinta dias para liberarem o laudo que determinará com certeza a causa da morte e poderá elucidar melhor o caso.

Depois de passar pelos exames o cadáver será liberado para o reconhecimento dos familiares e depois estará disponível para que os parentes possam realizar os ritos fúnebres. Os familiares deverão realizar o translado do corpo para a cidade de origem da mulher que acabou perdendo a vida de uma maneira banal.

O homem será indiciado, e provavelmente passará o resto de sua vida na prisão. Uma vistoria deverá ser feita na penitenciária para assegurar que casos como esse não voltem a acontecer dentro da prisão, e que as visitantes tenham segurança durante as visitas íntimas. O caso segue em investigação policial. A família agora sofre com a perda do ente querido e pede por justiça para o caso, que o agressor seja penalizado, e tenha sua pena acrescida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário