Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Juiz suspende entrega de título a Lula na Bahia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Uma decisão da Justiça Federal da Bahia suspendeu, nesta quinta-feira (17), o título de doutor honoris causa que seria entregue ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta (18) pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano).

A homenagem foi aprovada pelo conselho universitário da instituição e estava prevista para ser entregue ao ex-presidente na cidade de Cruz das Almas (BA), durante a agenda de viagens que ele faz a partir desta quinta pelos Estados do Nordeste. Lula tem dito que deseja ser o candidato do PT à Presidência da República.

A determinação é do juiz Evandro Reis, da 10ª Vara Federal Civil da Bahia, que diz haver "desvio de finalidade revelador de ofensa à moralidade administrativa, pois outorgado às vésperas de o laureado empreender caravana pelo Nordeste".

Segundo Reis, a homenagem tem "vistas a propiciar manifestação ruidosa do réu Luiz Inácio Lula da Silva no local da entrega da homenagem ao coincidi-la com o evento que ele está envolvido de visibilidade político-partidária denominado 'Brasil em Movimento'".

A decisão da Justiça foi dada após ação popular protocolada pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM), que diz que a universidade tem feito "campanha antecipada" e que o ex-presidente foi condenado pela Justiça Federal de Curitiba por corrupção no caso tríplex. O ex-presidente recorre e tem dito que não cometeu irregularidades.

Foram suspensos tanto o ato administrativo que concedeu o título como a solenidade de entrega da homenagem. Para o magistrado, também houve "hostil violação da regra administrativa" na aprovação do título, porque ele foi proposto por membros do conselho universitário, embora resolução da UFRB diga que tenha que ser apresentado pelo reitor ou pelo conselho diretor do centro de ensino.

Ao final da decisão o juiz pede que "oficie-se à Polícia Federal por e-mail e por mandado para que esteja presente na data e local anunciados da entrega da honraria, e em caso de descumprimento desta decisão adote as medidas cabíveis para sua observância". Procurado, o Instituto Lula ainda não se posicionou sobre o assunto. A UFRB disse que ainda não foi notificada da decisão.

Mulher encontrada com os pés e mãos amarradas com um punhal transpassado no pescoço em Juazeiro




O corpo de uma mulher, ainda não identificado, foi localizado por populares que denunciaram a polícia, num matagal na Rua Manoel Amorim dos Santos, Bairro Campo Alegre imediações de um barreiro que fica próximo à cadeia pública de Juazeiro do Norte, por volta das 07h30min desta quinta-feira (17).

De acordo com informações de militares que atenderam a ocorrência, o cadáver estava com os pés e as mãos amarrados coberto com panos, ao lado de alguns pertences, bastante ensanguentado e com um punhal transpassado no pescoço.

Moradores da área afirmaram desconhecer a vítima. A mesma não possuía documentos que permitissem a sua identificação e teve o corpo trasladado pelo rabecão do Núcleo de Ciências Forense (Antigo Instituto Médico Legal-IML) regional do cariri para ser submetido a exame cadavérico. A equipe da perícia forense que compareceu ao local, informou que o homicídio possivelmente pode ter ocorrido de ontem para hoje. Até o fechamento dessa matéria, a vítima permanecia sem identificação na PEFOCE.

A polícia diz não descartar que a possibilidade de que a vítima tenha sido assassinada em outra localidade e o corpo desovado no local do achado. O Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa da Delegacia Regional de Polícia Civil da 20ª DRPC, que tem a frente o delegado Giovanni Aquino abriu inquérito para apurar o caso.
Créditos: Caririceara.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário