Web Radio Cultura Crato

sábado, 2 de agosto de 2025

Taxa de desemprego no Brasil cai para 5,8% e chega ao menor nível da história

 


Foto Agência Brasil 
A taxa de desemprego no trimestre de abril a junho deste ano ficou em 5,8%, a menor já registrada na série histórica, que começou em 2012. Isso equivale a cerca de 6,3 milhões de pessoas sem trabalho.

Na comparação com o primeiro trimestre, houve redução de 1,2 ponto percentual e, em relação ao segundo trimestre do ano passado, a queda chegou a 1,1 ponto percentual.

As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e foram divulgadas nesta última quinta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com informações da Agência Brasil.

Metade da produção de castanha de um mês é exportada em um dia do Ceará para os Estados Unidos

Fofo Aurélio Alves
Em um único dia, a indústria cearense de castanha de caju Usibras exportou metade da produção de um mês para os Estados Unidos. 

O movimento é para evitar a sobretaxa de 40% que passa a valer, agora, a partir de 7 de agosto, aos produtos brasileiros que entrarem no país norte-americano.

Atualmente, a empresa já é tarifada em 10% conforme regra anterior aprovada por Donald Trump, ainda em 2 de abril. Mas subir para o patamar de 50% com a sobretaxação é avaliado como inviável.

A diretora Comercial da companhia, Cinthya Assis, revela que o despacho nada mais foi do que uma força-tarefa necessária para aproveitar a janela de oportunidade antes da taxação — ainda que existam riscos pelo prazo apertado.

“Se o navio atrasar, estamos no risco de sermos taxados em 50%. Daí teremos de trazer o navio de volta, pois eu não consigo arcar com a taxa”.

A ideia do envio às pressas é aproveitar a janela de isenção que a Casa Branca aprovou na ordem executiva divulgada na última quarta-feira, 30 de julho, anunciando a nova tarifa ao Brasil.

O documento versa que as mercadorias já em trânsito não terão a cobrança extra, que, na quinta-feira, 31, foi estendida por mais um dia e, agora, entra em vigor não mais em 6 de agosto, mas no dia 7.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário