![]() |
| Foto Diário do Nordeste |
Cerca de 300 empresas cearenses que exportam para os Estados Unidos devem ser beneficiadas pelo pacote de medidas do Governo do Ceará. O decreto que regulamenta a lei de apoio às empresas foi assinado nesta quinta-feira (21), pelo governador Elmano de Freitas.
Segundo o secretário da Fazenda do Ceará, Fabrizio Gomes, ainda nesta quinta, deve sair edital para as empresas afetadas pelo tarifaço se cadastrarem. Elas devem ter 10 dias para fazer essa candidatura e o governo deve fazer em três dias uma análise das necessidades de cada negócio, concedendo ajuda e/ou comprando, no caso dos alimentos e produtos.
"Existem mais de 300 empresas no total que exportam para os Estados Unidos, mas não há uma estimativa de quantas se cadastrarão. No caso da Sefaz, a atuação será mais forte nas medidas de subvenção, crédito de exportação e FDI (Fundo de Desenvolvimento Industrial)", diz.
"Tem alguns documentos que serão necessários para (a empresa) comprovar a exportação. A SDA também vai lançar uma demanda de produtos para as políticas públicas do Estado. E de acordo com essa demanda, o cadastro vai fazer esse 'match' entre as empresas e as empresas públicas do governo", detalha o titular da Sefaz-CE.
Com informações do Diário do Nordeste.
Pesquisadores cearenses usam nanotecnologia para combater o câncer de próstata
![]() |
| Foto Ribamar Neto/UFC |
Com o avanço da nanotecnologia e a biotecnologia, a medicina vem encontrando soluções para uma das doenças com tratamento mais doloroso: o câncer.
A nanotecnologia é a área da ciência que manipula a matéria em escalas extremamente pequenas (um nanômetro corresponde a um milionésimo de milímetro), o que permite ajustes com maior exatidão e que os fármacos sejam utilizados em doses menores.
Na medicina, a nanopartícula mais conhecida é a da vacina de RNA mensageiro para covid-19, uma nanopartícula lipídica que facilita a entrega de RNA nas células.
Diante das novas oportunidades, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão avançando no uso da nanotecnologia para criar medicamentos mais eficazes no combate à doença. O tratamento, que rendeu uma nova patente à instituição, é capaz de levar princípios ativos diretamente às células tumorais sem afetar tecidos saudáveis.
Isso promete aumentar a taxa de sucesso dos tratamentos, reduzir contraindicações e amenizar efeitos colaterais.
Chamada de “cápsula inteligente”, o tratamento pode ser usado contra o câncer de próstata, um dos mais prevalentes e letais entre homens. A nanoformulação foi testada com o docetaxel, quimioterápico usado no tratamento do câncer de próstata metastático, que é o estágio avançado da doença, quando ela se espalha e forma novos tumores em outras partes do corpo.
Com informações do Site Opinião CE.


Nenhum comentário:
Postar um comentário