Web Radio Cultura Crato

domingo, 31 de agosto de 2025

200 pacientes recebem apoio para largar o cigarro em Juazeiro do Norte

 

Brasileiros estão consumindo mais cigarros na pandemia, aponta pesquisa

Para participar, o fumante deve comparecer ao Caps-AD, localizado na Rua Antônio de Freitas, bairro Tiradentes.
Rogério Brito      https://www.miseria.com.br/

Aumento no consumo de cigarro (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Este 29 de agosto é reconhecido como Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Juazeiro do Norte, cerca de 200 pacientes recebem acompanhamento para largar o cigarro por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps-AD). A informação foi fornecida por Alexandre Vianda Figueiredo, integrante do grupo terapêutico de tabagismo.

Segundo Alexandre, cerca de 10% dos pacientes assistidos pelo Caps participam do grupo terapêutico, que realiza encontros duas vezes por semana: às terças-feiras, às 14h, e às sextas-feiras, às 9h. “[O dependente] precisa de apoio psicológico e de um grupo de pessoas que também enfrentam essa luta contra o cigarro”, afirmou.

Para participar, o fumante deve comparecer ao Caps-AD, localizado na Rua Antônio de Freitas, bairro Tiradentes, e passar por uma triagem. É necessário apresentar cópia de identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. “É só vir ao Caps. Não é preciso passar por um PSF ou pela Secretaria de Saúde”, reforça Alexandre.

“Colombiano” morto a tiros em Barbalha por homens que bateram na sua porta


Após dezoito dias sem homicídios em Barbalha, uma pessoa morreu naquele município após ser baleada.
Demontier Tenório  https://www.miseria.com.br/

“Colombiano” respondia vários procedimentos criminais. (Foto: Reprodução)

Após dezoito dias sem homicídios em Barbalha, uma pessoa morreu naquele município após ser baleada. Por volta das 11 horas deste sábado (30) Carlos André Antunes Moura Silva, de 23 anos, o “Colombiano”, morreu no Hospital São Vicente de Paulo em Barbalha. Residia na Rua P23 (Bairro Malvinas) naquele município, onde às 23 horas de sexta-feira dois homens chegaram chamando por ele e, ao se aproximar estando ainda dentro de casa, foi baleado mesmo a porta fechada.

A esposa do mesmo apontou como suspeitos “Bruninho” ou “Neguinho do Crime”, que saíram recentemente da cadeia pública. “Colombiano” respondia três procedimentos por tráfico de drogas, dois por assaltos e um por posse de arma de fogo. No dia 19 de março de 2022 ele foi preso na Vila Santa Teresinha após tentar assalto contra um homem juntamente com Janduiá e Doutor. A vítima e o filho reagiram tomando a arma e o trio conseguiu fugir.

Quase um mês depois, porém na Avenida Luiz Gonzaga (Malvinas), o mesmo e Igor Marcelo Moreira de França foram presos com 53 pedras de crack. No dia 18 de abril de 2022 militares do RAIO encontraram em sua casa certa quantidade de maconha, mas ele não estava no imóvel. Já no dia 28 de fevereiro de 2023 voltou a ser preso na Rua Zuca Sampaio (Centro) juntamente com Maicon Martins Alves. A dupla tinha roubado a moto Honda Biz vermelha de uma garota.

No dia 1º de janeiro de 2024, no bairro Malvinas, Colombiano foi preso com 13 gramas de crack e R$ 1,4 mil em dinheiro. Por fim, no último dia 10 de novembro, policiais militares estiveram em sua casa quando apreenderam 177 gramas de maconha, 15 gramas de crack, balança de precisão, sacos plásticos usados para embalar drogas, dinheiro e várias mercadorias originárias de crime.

Este foi o segundo homicídio do mês de agosto em Barbalha e o 13º do ano no município ou 62% em relação aos 21 registrados no decorrer do ano passado. O outro deste mês tinha acontecido no dia 12 quando Marcos Antonio Silva Bezerra, de 37 anos, foi morto a tiros na Rua Engenheiro Marcos Aurélio no bairro Alto do Rosário. Ele residia na Rua Antonio Fidelis de Araújo e respondia dois procedimentos criminais por violência doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário