Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Nova tecnologia vai mudar forma como brasileiros assistem televisão

 


Foto Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a TV 3.0, a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita brasileira. Segundo o Ministério das Comunicações, a tecnologia vai revolucionar a forma como os brasileiros assistem televisão.

“Com mais interatividade, qualidade de som, imagem superior e maior integração com a internet, o novo sistema moderniza o setor e coloca o país na vanguarda da radiodifusão mundial”, diz a pasta.

Considerada “a televisão do futuro”, a TV 3.0 vai integrar os serviços de internet (broadband) à habitual transmissão de sons e imagens (broadcast), possibilitando o uso de aplicativos que permitirão aos telespectadores interagir com parte da programação e até mesmo fazer compras diretamente de seu televisor, abrindo novas possibilidades de geração de receitas às emissoras.

No ano passado, os membros do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), entidade responsável pela nova geração, recomendaram ao governo federal a adoção do sistema ATSC 3.0 (do inglês, Comitê de Sistema Avançado de Televisão) como padrão técnico para a evolução tecnológica da TV digital. Isso deve ser confirmado pelo decreto presidencial. 

O novo sistema também deve estabelecer as novas funcionalidade, bem como um cronograma de migração, que deve ser gradativo, começando pelas grandes cidades, como foi com a TV digital. A previsão é que parte da população brasileira já consiga desfrutar da TV 3.0 durante as transmissões da Copa do Mundo de 2026.

Com informações da Agência Brasil.

Conselheira Tutelar de Solonópole morre em grave acidente de trânsito

Foto Reprodução 
Uma conselheira tutelar morreu após bater o carro dela em outro veículo na BR-226, no trecho que liga as cidade de Solonópole e Milhã, no interior do Ceará, na noite desta última terça-feira (26).

Mara Aquino de Oliveira estava sozinha no veículo no momento do acidente. Ela ficou presa às ferragens e faleceu no local.

A Prefeitura de Solonópole decretou três dias de luto pela morte da conselheira, que atuava no município.

"Mara Aquino deixa sementes de esperança e proteção em cada vida que tocou, que serão eternamente lembradas. Em observância ao Decreto Municipal , as bandeiras nas repartições públicas municipais serão hasteadas a meio-mastro durante este período. Nossas sinceras condolências à família e amigos.", disse a nota da prefeitura.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário