Web Radio Cultura Crato

domingo, 17 de agosto de 2025

Bolsonaro sai da prisão domiciliar para fazer exames médicos em hospital de Brasília

 


Fot Fellipe Sampaio/STF
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), deixou a prisão domiciliar, na manhã deste sábado (16), para realizar exames médicos no Hospital DF Star, em Brasília.

A saída do político foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de decisão do ministro Alexandre de Moraes. O magistrado cobrou a apresentação de atestado de comparecimento.

Ao sair da residência, o ex-chefe do Palácio do Planalto foi interpelado por jornalistas que o aguardavam. Apesar disso, Bolsonaro afirmou que não iria de manifestar.

Segundo seus advogados, o político tem apresentado refluxo e sintomas de "soluços refratários". Ao que publicou o g1, os exames médicos deverão durar entre 6h a 8h.

Entre os procedimentos indicados estão coleta de sangue e urina, endoscopia e tomografia. A avaliação foi indicada pela equipe médica que acompanha Jair Bolsonaro.

O ex-presidente está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, após a Suprema Corte ter entendido que ele descumpriu medidas cautelares determinadas em julho, no âmbito de uma investigação sobre a ação dele e dos seus filhos para estimular sanções dos Estados Unidos contra o Brasil.

Com informações do Diário do Nordeste.

Governo do Ceará lançará edital para comprar produtos de empresas afetadas pelo tarifaço

Foto Adece//Divulgação
O Governo do Ceará vai lançar na próxima semana um edital para a compra de produtos das empresas exportadoras cearenses afetadas pelo tarifaço de 50% dos Estados Unidos. 

As informações foram confirmadas ao Diário do Nordeste por Chagas Vieira, secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Ceará.

Segundo o titular da pasta, essa deve ser uma das medidas detalhadas no decreto de regulamentação da Medida Provisória sancionada na semana passada pelo governador Elmano de Freitas (PT).

No início da semana, esse edital vai ser lançado. O prazo que se estabelece é inicialmente de 120 dias para que essas compras possam ser feitas. Na hora que esse edital é feito, as empresas terão 15 dias para fazer o credenciamento".

"Uma dessas medidas é a aquisição de alguns produtos que hoje são exportados para os EUA e que sofreram o impacto maior com o aumento das tarifas de até 50%. Os principais produtos que teriam essa condição e são os mais atingidos são os pescados, mas também tem água de coco, mel e castanha de caju", completa.

Alimentos serão consumidos por órgãos de governo

A ideia do Governo do Ceará é colocar os alimentos a serem adquiridos no cardápio de secretarias e demais órgãos estaduais. Isso inclui a merenda escolar da rede pública de ensino, que pode receber esses produtos.

Chagas Vieira também reforça que o valor a ser pago pelos produtos não será o mesmo que o preço comercializado aos Estados Unidos. As negociações seguem para viabilizar o lançamento do edital.

"A partir dessas conversas, a gente vai tentar realmente chegar ao entendimento, inclusive em relação a preços. O próximo passo para que efetivamente essas compras possam acontecer (é o lançamento do edital)", define o secretário.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário