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domingo, 31 de agosto de 2025

Duas mortes após acidentes em Mauriti e mais duas em Barbalha neste sábado

 

Quatro mortes violentas em acidentes de trânsito foram registradas neste sábado (30) na região do Cariri.
Demontier Tenório    https://www.miseria.com.br/

Francisco Pereira morreu no cruzamento da Rua Glicério Leite com a CE-384 em Mauriti. (Foto: Reprodução)

Quatro mortes violentas em acidentes de trânsito foram registradas neste sábado (30) na região do Cariri. Por volta das 05h30min Francisco Pereira Cabral, de 54 anos, que residia no Conjunto Manoel Martins no bairro Bela Vista em Mauriti, morreu no cruzamento da Rua Glicério Leite com a CE-384 naquele município. Ele estava a pé quando foi atropelado por um veículo, segundo o seu irmão Cícero Pereira, conduzido por “Deda da Padaria”. A vítima ainda foi socorrida ao hospital, mas não resistiu.

Já por volta das 18 horas outro acidente com vítima fatal em Mauriti aconteceu na CE-152 na área da Fazenda Nova Onda no Sítio Pombos na zona rural do município. A vítima foi o idoso José Gilberto Gomes Costa, de 61 anos, que residia no Sítio Cajueiro (Distrito de Palestina) na zona rural de Mauriti. Ele pedalava sua bicicleta na direção de casa quando foi atropelado por um carro morrendo num matagal às margens da rodovia estadual para onde foi arremessado.

BARBALHA – Antes, por volta das 10 horas o porteiro Cícero Bezerra da Silva, de 48 anos, morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele morava na Rua T15 (Bairro Malvinas) em Barbalha e tinha se envolvido num acidente com sua motocicleta às 6 horas da última quinta-feira (28) quando trafegava pela CE-293. O mesmo socorrido e não resistiu a gravidades dos ferimentos falecendo dois dias após.

A outra morte em acidente em Barbalha foi por volta das 18h30min de sábado na mesma CE-293 na saída de Barbalha para Missão Velha. Ali morreu o serralheiro Antonio de Pádua Silva do Nascimento, de 42 anos, que residia na Rua José de Noca (Bairro Alto da Alegria) em Barbalha. Ele pilotava sua moto quando, perto do semáforo do bairro Populares, bateu “engavetando” na traseira de um caminhão que trafegava pela rodovia estadual.


Esqueça a CNH: Detran libera lista de veículos que qualquer um pode pilotar sem CNH em 2025


Esqueça a CNH e a burocracia para conseguir uma. O Detran possui uma lista de veículos que qualquer pessoa pode pilotar sem precisar de habilitação. Essa mudança vem transformando o jeito como o brasileiro se desloca no dia a dia. Agora, é possível se locomover de forma rápida e econômica, seja para ir ao trabalho, à faculdade ou só dar uma volta pelo bairro, sem ter que passar pelo processo tradicional de tirar a carteira.

Entre os veículos liberados estão as famosas “cinquentinhas”, ou ciclomotores, com motores de até 50 cilindradas e velocidade máxima de 50 km/h. Esses pequenos motores se tornaram queridinhos das cidades por serem econômicos e fáceis de manobrar no trânsito pesado.

Contudo, não é só isso. Bicicletas elétricas, patinetes motorizados e até alguns modelos de hoverboardstambém entram na lista. A regra é simples: eles precisam atender a critérios específicos de potência e velocidade, e muitos exigem apenas a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

As bicicletas elétricas merecem atenção especial. Elas não ultrapassam 25 km/h e funcionam quase como as bicicletas comuns, só que com um motor que dá aquela força extra nas subidas ou nos trajetos mais longos. Porém, não precisam de habilitação, desde que respeitem as regras do Contran. Para muita gente, elas viraram a solução perfeita para fugir do transporte público lotado e ainda gastar menos com combustível.

Além disso, os patinetes motorizadostambém estão no radar. Com motores de até 1.000 W e velocidade máxima de 32 km/h, eles dominam as calçadas e ciclovias. O Detran deixa claro: mesmo sem CNH, o condutor deve usar capacete e seguir as normas de trânsito. A largura máxima de 70 cm e entre-eixos de até 1,30 m garantem que o veículo não se torne um perigo para pedestres e motoristas.


Para andar de monociclos elétricos precisa de CNH?

Já os monociclos elétricos e hoverboards conquistaram um público mais jovem, ávido por novidades. Compactos e ágeis, eles são ideais para pequenas distâncias e lugares apertados. Mas atenção: cada detalhe da legislação existe para evitar acidentes. Por isso, respeitar os limites de velocidade e usar equipamentos de segurança não é só recomendado, é obrigatório.

Por fim, mesmo com essa liberdade de pilotar sem CNH, o cuidado não pode ficar de lado. Capacete, vestimenta adequada e atenção às normas de trânsito continuam sendo fundamentais. Além disso, todos os veículos precisam estar licenciados e dentro das especificações técnicas exigidas. Não adianta só pilotar, é preciso pilotar seguro.

Além disso, os patinetes motorizadostambém estão no radar. Com motores de até 1.000 W e velocidade máxima de 32 km/h, eles dominam as calçadas e ciclovias. O Detran deixa claro: mesmo sem CNH, o condutor deve usar capacete e seguir as normas de trânsito. A largura máxima de 70 cm e entre-eixos de até 1,30 m garantem que o veículo não se torne um perigo para pedestres e motoristas.
Para andar de monociclos elétricos precisa de CNH?

Já os monociclos elétricos e hoverboards conquistaram um público mais jovem, ávido por novidades. Compactos e ágeis, eles são ideais para pequenas distâncias e lugares apertados. Mas atenção: cada detalhe da legislação existe para evitar acidentes. Por isso, respeitar os limites de velocidade e usar equipamentos de segurança não é só recomendado, é obrigatório.

Por fim, mesmo com essa liberdade de pilotar sem CNH, o cuidado não pode ficar de lado. Capacete, vestimenta adequada e atenção às normas de trânsito continuam sendo fundamentais. Além disso, todos os veículos precisam estar licenciados e dentro das especificações técnicas exigidas. Não adianta só pilotar, é preciso pilotar seguro.

Fonte: TV FOCO

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