![]() |
| Foto Divulgação/Governo do Ceará |
O governador Elmano de Freitas (PT), durante a assinatura do decreto que institui as medidas que visam mitigar os impactos do tarifaço dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros, destacou que 400 toneladas de peixe por mês devem ser adquiridas pelo Poder Público.
Como frisou o chefe do Executivo, foi realizada uma pesquisa pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que chegou à quantia de peixe que deve ser adquirida. O edital que vai possibilitar às empresas se cadastrarem será lançado pelo Governo.
Ainda de acordo com Elmano, a Medida Provisória (MP) anunciada pelo Governo Federal que permite a aquisição de alimentos por parte também do Governo Federal, foi sugerida pelo Ceará, antes de ser acatada pelo presidente Lula (PT).
“Municípios podem aderir, instituições do Governo Federal podem aderir, o IFCE [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará] pode aderir”, disse.
Nesta quarta-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), disse em entrevista à Voz do Brasil, que o Governo brasileiro vai comprar produtos perecíveis, como frutas, peixes e carnes.
Como reforçou o ministro, o destino dos produtos deve ser a merenda escolar, a alimentação das Forças Armadas, os hospitais, os restaurantes universitários e os programas de aquisição de alimentos destinados às populações em insegurança alimentar.
“O Governo vai estimular que estados e municípios possam adquirir esses produtos pelos programas públicos da alimentação escolar”, afirmou.
Com informações do Site Opinião CE.
Ceará tem 94 homens a cada 100 mulheres e eles são maioria em apenas dois grupos de idade
![]() |
| Foto JL Rosa |
As mulheres correspondiam a 51,2% da população do Brasil, em 2024, enquanto os homens totalizavam 48,8%. Na maioria dos Estados, e em quase todos os grupos etários, elas são efetivamente a maioria. No caso do Ceará, havia uma população de 94 homens a cada 100 mulheres.
Os dados são da PNAD Contínua: Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2024, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22). O levantamento reúne dados populacionais e a caracterização de domicílios em diversos serviços.
Para a população estimada no último ano em 9,217 milhões de pessoas, havia 4,463 milhões de homens e 4,754 milhões de mulheres no Estado.
Com essas informações, o IBGE calcula a chamada razão de sexo, encontrada a partir do quociente entre o número de pessoas do sexo masculino e o número de pessoas do sexo feminino. Para o Ceará, o valor encontrado foi de 93,9.
Se a razão de sexo for 100, isso significa que há 100 homens para cada 100 mulheres. Quando o valor é maior que 100, há mais homens do que mulheres em uma população; quando é menor que 100, há mais mulheres do que homens.
Na população acima de 18 anos, o Ceará tem predominância masculina em apenas dois grupos de idade. Tem 110,6 homens a cada 100 mulheres na faixa de 20 a 24 anos, e 102 a cada 100 mulheres no grupo de 25 a 29 anos.
Com o avançar do tempo, esse índice diminui progressivamente até atingir apenas 75,7 na população com mais de 60 anos.
O IBGE explica que, como a mortalidade dos homens é maior que a das mulheres em quase todos os grupos etários, a razão de sexo tende a diminuir com o aumento da idade. Assim, entre a população idosa, observa-se maior concentração de mulheres.
Com informações do Diário do Nordeste.


Nenhum comentário:
Postar um comentário