Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Ex-vereador morre ao ser atropelado no Juazeiro e operário que bateu moto num carro em Barbalha

Duas mortes em decorrência de acidentes de trânsito foram registradas na noite desta quarta-feira (06) no Cariri.
Demontier Tenório

Seu Isaque morreu no HRC após ser atropelado em Juazeiro. (Foto: Reprodução)

Duas mortes em decorrência de acidentes de trânsito foram registradas na noite desta quarta-feira (06) no Cariri. Em Juazeiro foi a segunda morte em decorrência de acidente de trânsito no mês de agosto e a 27ª do ano ou 79% em relação às 34 registradas ano passado. Por volta das 22h30min o ex-vereador em Missão Velha, Isaque Evangelista Cruz, de 70 anos, morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC). Ele residia na Rua Quitéria de Oliveira Lima do Conjunto Conviver no bairro Aeroporto.

No início da noite de ontem ele foi atropelado por uma motocicleta quando tentava atravessar a Avenida Virgílio Távora naquele bairro. Seu Isaque foi eleito vereador em Missão Velha nos pleitos de 2004, 2008 e 2012. A última eleição que disputou foi em 2016, mas não obteve êxito na tentativa de reeleição. Ele foi ainda secretário municipal em Missão Velha e funcionário público do quadro efetivo da prefeitura.

OUTRO – Já por volta das 19 horas, ainda nesta quarta-feira o operário Damião Ferreira da Silva, de 31 anos, que residia no Sítio Mata dos Araçás na zona rural de Barbalha, morreu no Sítio Barro Vermelho naquele município. Uma equipe da Cavalaria da Polícia Militar passava no momento em que se deparou com o acidente no qual Damião bateu a sua moto numa caminhonete Ford F1000 e morreu no local segundo a constatação de profissionais de saúde do SAMU.

Barroso pensa em sair do STF, e Lula já tem candidatos, diz site

Saída do ministro poderia acontecer já no mês que vem, após ele deixar o cargo de presidente.
O Supremo Tribunal Federal (STF) vive um momento interno delicado. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, teria demonstrado frustração com o ambiente de divisão crescente entre os colegas e já estaria cogitando deixar o STF após sair do comando do Tribunal. As informações foram reveladas pelo site Poder360 nesta quarta-feira (6).

De acordo com o veículo, Barroso tem, em público, evitado confrontos e buscado suavizar a exposição da Corte. Nos bastidores, porém, aliados relatam um sentimento de impotência diante da situação de divisão que tem se estabelecido dentro do STF. Segundo o site, “quem conversa com o presidente do Supremo fica com a impressão de que ele pode sair do Tribunal depois de deixar o cargo, no final de setembro”.

Caso realmente saia da Corte neste momento, Barroso adiantaria em sete anos e meio sua aposentadoria, que compulsoriamente só aconteceria em março de 2033. Dos 11 ministros, ele é o magistrado com mais conexões com os Estados Unidos e que seria mais afetado por eventuais sanções do presidente americano Donald Trump, já que tem imóveis em Miami e costuma passar temporadas acadêmicas em Harvard.

Se Barroso realmente antecipar a saída, o presidente Lula (PT) poderá nomear mais um ministro para a Corte. O petista já indicou Cristiano Zanin e Flávio Dino em seu terceiro mandato. Para essa eventual terceira vaga, alguns nomes já são cotados, entre eles: Bruno Dantas, ministro do TCU; Jorge Messias, advogado-geral da União; Rodrigo Pacheco, senador (PSD-MG); e Vinicius Carvalho, ministro da CGU.


DESCONFORTO COM MORAES

Nos bastidores, o site Poder360 relatou que cinco ministros confidenciaram a interlocutores desconforto com a forma como Moraes tem conduzido os casos relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A mais recente decisão, que determinou prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica para o ex-presidente, gerou novo atrito. A avaliação predominante é que Moraes se precipitou.

Outro ponto de tensão é o temor crescente de que ministros do STF possam ser incluídos em sanções internacionais, especialmente pela Lei Magnitsky, legislação dos EUA que permite o bloqueio de bens e restrições de movimentação contra acusados de violar direitos humanos e práticas antidemocráticas.

(Pleno News)  via https://www.sobral24horas.com/2025/08/barroso-pensa-em-sair-do-stf-e-lula-ja.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário