Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Rio Grande do Sul quer fechar prédios públicos no dia do julgamento de Lula

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul pediu o fechamento de todos os prédios públicos do parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como parque da Harmonia, no entorno da sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A 8ª Turma Penal da Corte vai analisar, no dia 24, um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz Sergio Moro no caso do triplex no Guarujá (SP). A informação é da Veja.

A uma semana do julgamento, o esquema de segurança foi reforçado em Porto Alegre. O efetivo foi ampliado na área do tribunal. A Brigada Militar está de prontidão no local e equipes da Polícia Federal e até do Exército já estão em atividade. Estão previstas manifestações contra e a favor do petista.

O secretário Cezar Schirmer disse que já pediu, por meio de ofício, a suspensão das atividades dos órgãos públicos instalados no parque. Incra, Receita Federal, IBGE e Serpro – empresa federal de processamento de dados – deverão fechar na véspera e no dia do julgamento. Ele afirmou também que já recebeu sinalização de que o pedido será atendido.

“A democracia pressupõe a convivência de contrários, respeito às divergências, então os contra e os a favor querem se manifestar, vão se manifestar democraticamente. Queremos protegê-los e proteger a população de Porto Alegre. Não queremos nenhum incidente violento, queremos respeito à ordem pública e à lei”, disse Schirmer.

Para unir as forças de segurança, foi montado o Grupo de Gestão Integrada (GGI) com corporações do Estado, da União e do município. O GGI agrega Brigada Militar, polícias Civil e Federal Rodoviária (Estadual e Federal), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército, Marinha, Aeronáutica, Bombeiros e Defesa Civil. O grupo foi formado no início deste mês.

Uma reunião operacional do GGI definirá nesta quinta-feira (18), a função de cada órgão e os acertos finais da operação. Schirmer disse também que 150 homens da Força Nacional de Segurança, que já atuam em Porto Alegre desde o ano passado, serão deslocados.

Baleado durante assalto, bandido pede oração minutos antes de morrer




Ele e outros três comparsas foram flagrados na ação e trocaram tiros com a polícia 
Minutos antes de morrer, um dos suspeitos de um assalto em Belém, que foi ferido pela polícia, pediu uma oração de misericórdia. O rapaz foi baleado, na noite de terça-feira (16), durante uma tentativa de roubo a um caixa eletrônico da agência da Previdência Social (INSS). Ele e outros três comparsas foram flagrados na ação e trocaram tiros com a polícia. “Eu estava indo para a igreja quando me falaram o que estava acontecendo. Quando cheguei tinha muita gente, mas alguém me chamou e disse que um deles queria falar comigo”, disse o pastor Zildomar Campelo ao G1. Segundo o portal, o religioso foi até o rapaz que estava no chão ensanguentado e conversou com ele durante 20 minutos. “Ele ainda estava muito lúcido, disse que queria conversar. Me disse que queria pedir perdão para a mãe dele. Que queria pedir perdão para Deus. Falou que já tinha ido à nossa igreja com a mãe dele. Naquele momento, fiz uma oração, e ele quis se reconciliar com Deus, uma expressão que a gente usa quando alguém se arrepende”, contou o partos, que coordena há 15 anos uma igreja da Assembleia de Deus na região. O suspeito foi socorrido, mas não resistiu. “Todo cristão tem como objetivo principal morar com Deus no céu. É bíblico. A polícia fez o que tinha que fazer, mas é o nosso papel, como cristão, ajudar os outros nas aflições. Tem gente que não entende, mas temos que amar ao próximo. Diante de Deus, tanto um policial quanto um criminoso são pessoas que devemos amar”, concluiu Zildomar, explicando que não se intimidou ao se aproximar da cena do crime. O crime Os bandidos tentaram render o vigilante do prédio, mas ele acabou correndo para o meio da rua. Policiais que passavam pela Avenida Nazaré perceberam o assalto e agiram. Houve uma intensa troca de tiros entre os suspeitos e a polícia. Três criminosos morreram e um foi baleado.

FONTE: Correio 24horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário