Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Justiça aceita denúncia na Operação Zelotes, e Lula vira réu pela sétima vez


Além de Lula, outras seis pessoas também viraram réu

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou mais uma vez réu na Operação Zelotes nesta terça-feira (19). Ele é acusado pelo crime de corrupção passiva por supostamente aceitar promessa para receber recursos ilegais em 2009, quando ainda ocupava a Presidência.

O juiz Vallisney Oliveira, do Distrito Federal, recebeu na íntegra a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal.

Além de Lula, outras seis pessoas também viraram réus: o advogado Mauro Marcondes, o lobista Alexandre Paes dos Santos e seu sócio na consultoria SGR José Ricardo da Silva, os executivos de montadoras Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Caoa) e Paulo Arantes Ferraz (MMC, atual HPE) e Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete do ex-presidente.

Assim como Lula, Carvalho vai responder pelo crime de corrupção passiva, enquanto os outros foram acusados de corrupção ativa.

O grupo foi denunciado na semana passada. De acordo com a Procuradoria, Lula e Carvalho aceitaram promessa de vantagem indevida de R$ 6 milhões para favorecer as montadoras MMC (atual HPE) e Caoa na edição da medida provisória 471, de novembro de 2009.

Em troca, o dinheiro serviria para arrecadação ilegal da campanha eleitoral do PT. O esquema era intermediado, segundo o Ministério Público, por Marcondes e Paes dos Santos.

Silva, Paes dos Santos e Marcondes, segundo os procuradores, formaram com outras pessoas uma associação criminosa para corromper agentes públicos e beneficiar as duas montadoras de veículos. Eles têm negado as acusações.

Acidente grave em Santa Quitéria deixa dois mortos e 10 feridos


colisao santa quiteria
Colisão aconteceu na CE-257, em Santa Quitéria

Duas pessoas morreram em decorrência de um acidente grave na tarde desta terça-feira (19), próximo ao posto de combustível Balança, localizado na divisa entre os municípios de Santa Quitéria e Canindé, na CE-257. A informação é do Diário do Nordeste.

De acordo com informações da Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), uma van da Prefeitura de Santa Quitéria, que voltava de Fortaleza, colidiu contra a traseira de um caminhão. O condutor, identificado como sendo Luis Camelo, morreu no local.

Além da morte imediata do motorista da van, cerca de 10 pessoas foram encaminhadas para o hospital municipal de Santa Quitéria. Porém, no caminho, a passageira Antônia Pereira Duarte não resistiu aos ferimos e morreu. As vítimas mais graves foram levadas para Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário