A Covid-19 tem sido a principal causa da morte de gestantes e puérperas no Ceará, de acordo com uma nota técnica divulgada na tarde desta sexta-feira (2), pela Secretaria da Saúde (Sesa). Desde o início da pandemia no Ceará, em março de 2020, até o dia 29 de junho de 2021, já se somam 67 mortes de mães recentes em decorrência do coronavírus, dentre os 211 óbitos desse grupo. Isso significa que a doença pandêmica ocasionou três a cada 10 falecimentos entre grávidas e, principalmente, mães com menos de 45 dias dos filhos nascidos.
Só em 2020, 23,5% das mortes de mães no Ceará foram causadas pelo novo coronavírus. Já neste ano, em apenas seis meses, o cenário da mortalidade materna apresentou crescimento ainda maior. Até o dia 29 de junho, o estado do Ceará já registrou 59,7% da morte de grávidas ou puérperas por Covid-19.
Segundo o documento, as mortes ocasionadas pelo novo coronavírus superam as principais causas que estão diretamente relacionadas ao ciclo gravídico-puerperal, que são a hipertensão e casos de hemorragias.
Óbitos
No ano passado, dos 32 óbitos maternos por Covid-19, 12,5% ocorreram ainda durante a gestação, e 78,1% durante o período do puerpério, ou seja, os 45 dias após o parto. Até junho deste ano, das 35 mortes maternas por Covid-19, 11,4% ocorreram durante a gestação e 85,7% no puerpério.
Com informações do G1 Ceará.
Brasil sofre para vencer Chile e enfrenta Peru na semifinal da Copa América
O Brasil garantiu vaga nas semifinais da Copa América, após derrotar o Chile por 1 a 0 em partida disputada nesta última sexta-feira (2), no estádio Nilton Santos. O único gol da partida, na qual a seleção terminou com um homem a menos após a expulsão do atacante Gabriel Jesus, saiu dos pés de Lucas Paquetá.
Agora, o Brasil volta a entrar em campo no Engenhão na próxima segunda-feira (5), quando mede forças com o Peru a partir de 20h (horário de Brasília) em busca de uma vaga na grande decisão da competição.
Mesmo jogando em casa, o Brasil teve dificuldades diante dos chilenos, que valorizaram a posse de bola e pressionaram muito a seleção nos primeiros minutos. Com o passar do tempo Neymar, Firmino e Gabriel Jesus criaram algumas oportunidades, mas o gol da vitória saiu apenas após o intervalo.
Com informações da Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário