Web Radio Cultura Crato

sábado, 3 de julho de 2021

Protestos e CPI impulsionam pedidos de impeachment de Bolsonaro nas redes sociais.

 As manifestações de rua contra o governo e a CPI da Covid, que agora tem como foco as suspeitas na compra de vacinas, deram fôlego aos pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. O pico de menções contrárias ao presidente ocorreu em 29 de maio, quando a oposição realizou o primeiro ato desde o início da pandemia.

O Instagram registrou a maior quantidade de interações, cerca de 30 milhões. Porém, o número reduziu quase à metade (16 milhões) no segundo ato, em 19 de junho. Dados do professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fabio Malini, consideraram hashtags ou expressões como “29M”, “29MForaBolsonaro” e “29MPovo nas ruas”.
No Twitter, o movimento se repetiu. O total de interações ficou em torno de 1 milhão no primeiro dia de protestos, se considerados os tuítes originais, retuítes, respostas e menções, conforme análise feita para o Estadão pela Bites, empresa especializada em monitoramento de redes sociais. Os marcadores com mais interações foram #forabolsonaro e #29mforabolsonaro.
O pico mais recente no Twitter ocorreu em 30 de junho, última quarta-feira, quando foi protocolado na Câmara dos Deputados um “superpedido” de impeachment que reuniu de Kim Kataguiri e Joice Hasselmann a PCdoB, UNE, PSOL e PT. Quatro dias antes, a declaração de Luís Miranda na CPI implicando Ricardo Barros em denúncia de corrupção também repercutiu na rede.
Nos grupos públicos e páginas oficiais do Facebook, o total de interações, considerando comentários, compartilhamentos e reações, em 29 de maio, foi de 8 milhões, enquanto 5 milhões foram registradas na manifestação de rua em 19 de junho.
Para Malini, especialista em redes sociais, o número mais expressivo em maio pode ser justificado pela maior adesão de artistas, nas ruas e no virtual, à campanha contra o presidente. A morte do ator Paulo Gustavo, em 4 de maio por complicações da covid-19, pode, segundo ele, ter impulsionado o engajamento.
O posicionamento dos artistas movimenta grande parte desse público. Quando o País registrou 500 mil mortos pela covid-19, no dia 21 de junho, a influenciadora Juliette Freire alcançou 3 milhões de perfis com um tweet que terminava com a hashtag #ForaBolsonaro.
Na manifestação do dia 19 de junho, a atriz Paola Oliveira convidou seus seguidores para o ato e publicou tweet com a hashtag #19JForaBolsonaro, que alcançou 2 milhões de perfis e teve 15 mil retweets.
O professor e pesquisador Viktor Chagas, da Universidade Federal de Fluminense (UFF), afirma que as manifestações ampliam o debate das pautas, o que pode gerar apelo público. “É importante que a gente preste atenção no potencial de circulação dessas mensagens, nas questões que essas ações estão evocando. Elas ajudam, sem dúvida nenhuma, determinadas agendas a ganharem circulação e, consequentemente, impulso também”, disse.
 👉 JORNAL O ESTADÃO

Ceará recebe 120.250 doses da vacina AstraZeneca neste sábado; vacinas da Janssen também devem chegar no fim de semana

O estado do Ceará vai receber um novo lote da vacina AstraZeneca, contra a Covid-19, na manhã deste sábado (2), com 120.250 novas doses. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana (PT) em postagem nas redes sociais. As vacinas devem chegar ao Aeroporto Internacional de Fortaleza por volta das 11h15, segundo Camilo.

"O Ceará vai receber neste sábado 120.250 doses da vacina AstraZeneca. De acordo com o Ministério da Saúde, o lote deve chegar às 11h15 no Aeroporto Internacional de Fortaleza", escreveu o governador.

Ainda na mesma postagem, Camilo anunciou que o estado do Ceará também deve receber, neste fim de semana, o segundo lote da vacina da Janssen, aplicada em dose única e doada pelos Estados Unidos ao Brasil. O governador não confirmou ainda, no entanto, dia e horário da chegada dos imunizantes.

"Neste fim de semana devemos receber também um novo lote da Janssen, com 91.550 doses", disse Camilo.

Lote da Pfizer

O Ceará vai receber mais 66.690 doses da vacina Pfizer ainda nesta sexta-feira (2), segundo anúncio do governador Camilo Santana. O lote do imunizante está previsto para chegar às 21h55 ao Aeroporto de Fortaleza.

Após chegar à capital, as vacinas serão distribuídas para os municípios cearenses. Confira as pessoas agendadas para receber a vacina nesta sexta-feira em Fortaleza.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário