Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

INSS utilizará inteligência artificial para detectar fraudes em atestados; medida começa hoje (15)


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta segunda-feira (15), o uso de inteligência artificial (IA) para identificar fraudes em atestados médicos, agora chamados de benefício por incapacidade temporária. Desenvolvido pela Dataprev, um robô virtual analisa documentos enviados pela internet, cruzando dados como nome, assinatura e CRM do médico.

Em 2023, mais de 1,6 milhão de pedidos via Atestmed foram recebidos, porém, 46% foram rejeitados por não seguir as regras. Falsificadores e usuários de atestados falsos podem enfrentar até 5 anos de prisão, segundo informações do g1. Os atestados devem ser emitidos por profissionais habilitados, com informações legíveis e sem rasuras.

O auxílio-doença é concedido quando o trabalhador, incapacitado por mais de 15 dias, recebe atestado. Empregados, autônomos e outros segurados têm direito, e o benefício é custeado pela empresa nos primeiros 15 dias. O INSS realiza perícia nos casos de mais de 15 dias, exceto para benefícios de até 180 dias.

A inteligência artificial visa otimizar a detecção de irregularidades, fortalecendo o combate a fraudes no processo de concessão do auxílio-doença pelo INSS.

A Voz de Santa Quiteria  via https://www.sobral24horas.com/

Raio mata 16 pessoas que seguiam para festa de casamento; vítimas eram parentes do noivo


Uma verdadeira tragédia acabou com uma festa de casamento em Bangladesh, no norte da ìndia: 16 pessoas que participariam da festa morreram atingidas por um raio quando estavam a caminho da cerimônia. O caso foi mostrado essa semana pela rede BBC Brasil.

Pai, avós, primos, tios e tias do noivo estavam entre as vítimas do acidente que ocorreu em 2021, mas que só agora foi mostrado pela BBC. O jovem que perdeu os familiares tinha apenas 21 anos na época do acidente. Ele mantinha o caso em segredo pelo trauma que a situação lhe causou durante todo esse tempo, mas depois de ter revelado, a tragédia passou a repercutir em todo o mundo.

Os parentes do noivo estavam de barco indo para a festa de casamento, mas uma tempestade virou a embarcação no mar. Para se salvar, eles buscaram abrigo em uma cobertura metálica às margens do rio, onde um raio caiu e matou todos eles. A festa foi cancelada e a comida foi distribuída entre famílias carentes de Bangladesh.

Bangladesh é propenso a ocorrências frequentes de raios, especialmente durante a estação chuvosa, que geralmente ocorre entre junho e outubro. A topografia e as condições meteorológicas dessa região, juntamente com a estação chuvosa, criam um ambiente propício para a formação de tempestades elétricas.

(Revista Central)

Nenhum comentário:

Postar um comentário