O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que irá priorizar a imunização de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos com a vacina contra a dengue. A previsão de início da campanha de vacinação é em fevereiro deste ano.
O Brasil deve ter acesso a até 6 milhões de vacinas neste ano. Como a aplicação é feita com duas doses, no máximo 3 milhões de pessoas serão vacinadas em 2024.
A definição sobre por qual faixa etária e grupo a vacinação começará, além da quantidade de doses a ser distribuída aos estados, será tomada na semana que vem, em uma reunião marcada para quinta-feira (25). O país é o primeiro no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio com a baixa quantidade de doses.
A informação de que a aplicação da vacina será, num primeiro momento, direcionada a crianças e jovens. A Qdenga é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023 e incorporado ao PNI.
Em 2023 foram 1,6 milhão de casos de dengue e 94 mortes. Já este ano, os casos superam os 10 mil e há sete mortes em investigação.
Governador Elmano é hospitalizado e diagnosticado com pneumonia
Nesta segunda-feira (15), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi internado no hospital Prontocárdio, que fica em frente ao Palácio da Abolição. Por meio das redes sociais, Elmano disse ter sentido uma indiposição, ter procurado atendimento médico e logo após foi diagnosticado com pneumonia.
“Durante o evento de entrega de viaturas dos Bombeiros, esta manhã, tive uma indisposição e procurei atendimento médico. Fiz alguns exames e foi detectada uma pneumonia. Estou bem, sendo medicado.”
Pela manhã o governador participouda entrega de 15 viaturas para o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (Cepi), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário