Web Radio Cultura Crato

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Operação policial cumpre 250 mandados contra facções criminosas na Grande Fortaleza


Operação das polícias Civil e Militar cumpre diversos mandados de prisão e busca e apreensão no Ceará (Foto: Alana Araújo/TVM)
Operação das polícias Civil e Militar cumpre diversos mandados de prisão e busca e apreensão no Ceará.
A Secretaria da Segurança Pública cumpre 250 mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão nesta quinta-feira (12),em uma operação policial contra facções criminosas envolvidas em tráfico de drogas, homicídios e outros crimes, em Fortaleza e seis cidades da Região Metropolitana. Pelo menos 11 pessoas foram presas na operação, segundo a polícia.

São 150 mandados judiciais de busca e apreensão e 100, de prisão. Presos de unidades carcerárias do Ceará também foram alvos dos mandados.

A operação começou no início da manhã e contou com a participação do secretário da Segurança Pública, delegado André Costa. Agentes das polícias Civil e Militar de diferentes divisões participam da ação, que segue em andamento.

Conforme André Costa, os suspeitos vinham sendo investigados há mais de seis meses. A Delegacia Metropolitana de Caucaia, na Região Metropolitana, juntou dados de homicídios que possuíam ligações com o tráfico de drogas ocorridos na cidade e em outras localidades.

A partir dessas informações, a Polícia Civil chegou aos nomes dos envolvidos e representou com os mandados na Justiça. A polícia acredita ter prendido os homens apontados como chefes dos grupos suspeitos de comandar o tráfico de drogas e ordenar diversos assassinatos.

"Há essa ligação íntima de boa desses homicídios com o tráfico de drogas. Os presos, inclusive, são de facções rivais, que acabavam brigando pela disputa do tráfico. Muitos presos tem um certo grau de comando dos crimes", afirmou o secretário da Secretaria Pública.

'Guerra de facções'

O Ceará teve uma sequencia de ações violentas comandadas por facções criminosas neste ano, incluindo três chacinas, que resultou no aumento do índice de homicídios. Outro caso com envolvimento desses grupos foi o assassinato de três jovens, que foram torturados e decaptados em um mangue. Ataques a prédios públicos e ônibus ocorridos em março deste ano também são atribuídos às facções.
Com informações do G1 Ceará.

Polícia deflagra megaoperação na caça a criminosos em Fortaleza e mais duas cidades

Uma megaoperação policial foi desencadeada no começo da manhã desta quinta-feira (12), pela Secretaria da Segurança Pública e defesa Social (SSPDS), mobilizando dezenas de equipes das polícias Civil e Militar, além do reforço de profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Corpo de Bombeiros Milita (CBM) e de aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O objetivo é o cumprimento de, ao menos, 40 mandados de prisão, além de busca e apreensão em Fortaleza e nas cidades de Caucaia e Maracanaú.

As equipes começaram a se reunir a partir das 4 horas no pátio interno da Sede da SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo. Ali, foram distribuídos os envelopes com os mandados judiciais e os respectivos endereços dos “alvos”. A operação visa prender pessoas acusadas de envolvimento em crimes diversos, como roubo, tráfico de drogas e, principalmente, assassinatos, além dos atentados recentes contra órgãos públicos e contra o sistema de transporte coletivo da Capital, com o incêndio de vários ônibus há três semanas.

O trabalho faz parte de investigações que vinham sendo realizadas de forma sigilosa pela Polícia Civil com o apoio do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e da Justiça. Que expediu as ordens de prisão e de busca e apreensão nos três Municípios. O próprio secretário da Segurança Pública, delegado federal André Costa, está acompanhando o desenrolar dos cumprimentos das ordens judiciais. Os detidos na operação são levados, inicialmente, para a própria Polícia Civil e, depois, serão encaminhados aos presídios da Grande Fortaleza.

Tráfico e mortes

Investigações realizadas pelas autoridades apontaram os suspeitos de vários assassinatos na Grande Fortaleza. Crimes que estão relacionados à disputa de território entre traficantes e seus “soldados” ligados à facções criminosas que dominam a periferia de Fortaleza e de cidades da sua Região Metropolitana (RMF).

Ainda nesta quinta-feira, a SSPDS deverá divulgar – em nota à Imprensa ou entrevista coletiva – o resultado da operação iniciada no fim da madrugada.

PM baleado

Logo no começo da operação foi registrado um atentado a um policial militar. O fato ocorreu por volta de 5h30 no Conjunto Ceará, na zona Sul da Capital, nas proximidades da estação de trem. O PM pilotava sua motocicleta quando bandidos teriam provocado uma colisão. O PM sofreu fratura em membros inferiores e teve sua arma roubada pelos criminosos. O militar foi socorrido numa ambulância do Samu para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), com escolta de viaturas do 16º BPM e do BPRaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário