Web Radio Cultura Crato

domingo, 29 de abril de 2018

Helicóptero utilizado na morte de líderes do PCC será usado pela Policia do Ceará

O helicóptero utilizado no duplo assassinato de membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Ceará fará parte da frota de aeronaves da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS). O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, neste sábado (28), durante evento no município de Eusébio. A informação é do Diário do Nordeste.

Segundo o gestor, o Estado obteve autorização da Justiça Federal para que o helicóptero seja utilizado pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). "Vamos adesivar [a aeronave] com o nome da Polícia para ser utilizada pela Secretaria de Segurança Pública", afirmou Camilo.

Localizada e apreendida no interior de São Paulo no dia 2 de março, a aeronave modelo EC 130 encontra-se em Fortaleza há cerca de três semanas, conforme informou a assessoria de comunicação da Ciopaer. Segundo o tenente-coronel Marcos Costa, relações públicas da Coodenadoria, o helicóptero, avaliado em pelo menos R$ 2,5 milhões, possui sete lugares e apresenta componentes mecânicos semelhantes aos de outras aeronaves já usadas pela SSPDS.

Origem da aeronave

O helicóptero foi utilizado no assassinato dos traficantes Rogério Jeremias de Simone, o "Gegê do Mague", e Fabiano Alves de Souza, o "Paca", no dia 17 de fevereiro, na reserva indígena Lagoa Encantada, em Aquiraz.

No interior de São Paulo, a aeronave foi localizada após uma revista ao apartamento do piloto Felipe Ramos Morais, que realizou o transporte dos membros da facção no dia do crime e estaria envolvido na execução.

Essa é a segunda aeronave utilizada em crimes no Estado que passa a fazer parte da frota da SSPDS. Em dezembro de 2015, a Justiça Federal autorizou que um monomotor apreendido no município de Canindé quando transportava 400 quilos de Cocaína tivesse a posse transferida para a Ciopaer.

Fim de semana começa violento com homicídios na Capital e em 5 cidades do interior


Em Jaguaribara, um jovem foi morto, a tiros, na tarde desta última sexta-feira.

O fim de semana prolongado com o feriado do Dia do Trabalhador, na próxima terça-feira, começou de forma violenta no Ceará. Entre a manhã de sexta-feira (27) até o meio-dia deste sábado (28), a Polícia fez o registro de, pelo menos, sete assassinatos, sendo quatro deles no Interior. Em Fortaleza, mais uma mulher foi morta por conta da guerra entre facções do crime.

Por volta de 15 horas de sexta-feira, uma mulher foi executada a tiros na presença de familiares. O crime ocorreu na Rua Amâncio Filomeno, no bairro Cais do Porto, na zona Leste de Fortaleza. A vítima, identificada como Francisca Élita Ribeiro de Sousa, 25 anos, estava sentada na porta de casa com o filho, de 5 anos, no colo. De repente, surgiram dois homens em uma motocicleta e mandaram que ela entregasse a criança para uma prima que estava ali. Em seguida, foi executada com dois tiros na cabeça. Há quatro meses, a mãe de Élita foi assassinada da mesma forma e no mesmo local.

Já por volta de 19 horas, um jovem, ainda não identificado, foi executado sumariamente a tiros na Avenida Perimetral, no bairro Siqueira. A vítima seria um adolescente e aparentava em torno de 15 anos. Ele seguia à pé para casa quando foi atacado pelos assassinos e morto com tiros na cabeça. Moradores da área informaram que não o conheciam e que, certamente, ele não residia ali.

No Interior

Cinco pessoas foram mortas nas últimas 24 horas nos seguintes Municípios: Jaguaribara, Russas, Morada Nova, Crato e Barro.

Em Jaguaribara (a Km de Fortaleza), um jovem identificado como Jonathan Bandeira de Oliveira, 20 anos, foi morto a tiros na tarde de sexta-feira. Era por volta de 14h40 quando o rapaz foi emboscado por desconhecidos próximo de casa, na sede do Município, e recebeu vários tiros.

Em Russas (a 163Km de Fortaleza), um jovem de 22 anos morreu ao ser baleado quando caminhava pela Rua Cônego Agostinho, no Centro da cidade. A vítima foi identificada como Rafael da Silva Rocha, 21 anos.

No Crato (a 540Km de Fortaleza), um crime misterioso ocorreu também na tarde de sexta-feira. Era por volta de 16 horas quando a Polícia foi acionada para ir até o Bairro São José. Ali, dentro de uma residência, foi encontrado morto Cícero Moreira, 41 anos. Ele morava na casa e foi encontrado na residência pelos vizinhos, apresentando marcas de violência, um grande ferimento na cabeça. Há suspeitas de que tenha sido morto a pauladas.

Em Morada Nova (a 163Km de Fortaleza) , um home d e 46 anos, identificado por J.D.S.A., de 46 anos, foi assassinado, a tiros, na localidade São José. A Polícia não revelou detalhes do crime nem a identificação completa da vítima.

Na manhã deste sábado (28), um crime de morte foi registrado na cidade de Barro (a 467Km de Fortaleza). UM ex-presidiário, identificado como Sebastião Salmito Ferreira dos Santos, 33 anos, foi atacado e morto a tiros quando seguia para o Hospital Santo Antônio, onde prestava serviços comunitários como parte do pagamento de sua pena em regime semi-aberto. Ele foi julgado e condenado por ter assassinado, em outubro de 2010, seu próprio primo, João pereira do Nascimento Neto, então com 37 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário