Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 7 de março de 2017

Pesquisadores da UECE desenvolvem analgésicos mais potentes que a morfina


Da cobra cascavel e do sapo-cururu podem surgir os futuros remédios (FOTO: Reprodução Nordestv)



 

Na caatinga nordestina, existem muito mais tesouros do que podemos imaginar. Pesquisadores do laboratório de ciências biomédicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), desenvolveram analgésicos mais potentes que a morfina, a partir do veneno de dois animais de nossa biodiversidade.

A cobra cascavel e o sapo-cururu, animais típicos da caatinga do nordeste, possuem venenos que foram isolados, estudados e sintetizados até chegar a dois analgésicos que são cinco vezes mais potentes que a morfina e com menos efeitos colaterais. Esses analgésicos poderão servir para pessoas que sofrem com dores neuropáticas.

A descoberta faz parte do trabalho da equipe do professor Krishnamurti Carvalho do laboratório de ciências biomédicas da Universidade Estadual do Ceará. No momento os analgésicos estão sendo testados em camundongos, mas os estudos já estão na última etapa antes dos testes em humanos.



Fonte Tribuna do Ceará

ÚLTIMA HORA: Vice-prefeito morre após cair sobre garrafa de vidro



A vítima foi socorrida, mas não resistiu. Município de Antonina do Norte decretou luto de três dias.


Francisco Eron de Matos (PDT), morreu nesta segunda-feira (6), após complicações de um corte que atingiu a veia femoral, após um acidente em uma festa de aniversário no final de semana. O vice-prefeito de Antonina do Norte, 473 km de Fortaleza se sentou em uma cadeira plástico e ela quebrou, resultando na queda. 

Embaixo da cadeira tinha uma garrafa de vidro. Com o impacto, ela quebrou e cacos de vidro perfuraram uma veia no braço do político. Com uma hemorragia, foi socorrido para o hospital do município. Devido à gravidade foi transferido para o Hospital Regional do Cariri. O vice-prefeito passou por cirurgia e após uma parada cardíaca, faleceu. 

O corpo de Eron foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte. Após a autópsia será liberado para o velório e sepultamento. Em Antonina do Norte foi decretado luto de três dias.

Fonte: Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário