Foto João Lavor / TLSA |
O trecho da Rodovia Transnordestina que planeja interligar os estados do Piauí até o Ceará, deve ficar pronto até o final de 2025. O primeiro trecho que deve ser concluído é o que liga o município de Paes de Andrade, no sertão do Piauí, até Quixadá, no Sertão Central.
A informação foi confirmada pelo jornalista Egídio Serpa, do jornal Diário do Nordeste. Quando estiver pronto, o trecho deve garantir o aporte de cargas para os municípios de Quixeramobim e Iguatu, além de Quixadá.
Esse trecho da Transnordestina corresponde aos lotes 4, 5 e 6 e, conforme apurou Egídio Serpa, está em plena construção, com cerca de 2,5 trabalhadores mobilizados para concluir as obras no período previsto.
No início deste ano, quando a reativação da Transnordestina foi anunciada como uma das políticas do governo Lula, o diretor-presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), Tufi Daher Filho, afirmou que o trecho entre São Miguel do Fidalgo, no Piauí, e o Sertão Central cearense, deveria funcionar a partir de 2025, com transporte de cargas e um terminal para descarga de materiais.
Durante o pico das obras, estima-se que sejam criados cerca de 9 mil empregos diretos e 45 mil indiretos.
Quando estiver pronta, a Transnordestina prevê atuar com três terminais de carga no Ceará. Eles atenderão não apenas os grandes produtores de grãos a partir do Piauí, mas também a bacia leiteira e pequenos e médios agricultores cearenses.
Um dos terminais, com foco em grãos, ficará na região entre Iguatu e Quixadá. A localização dos outros dois – um para combustíveis e outro para fertilizantes – ainda será definida pela TLSA.
Com informações do Site Revista Central.
Governo do Ceará lança aplicativo que conecta empregadores a trabalhadores autônomos; confira como usar
Foto Divulgação/IDT |
O Governo do Ceará lançou o aplicativo “Tem Trabalho” nesta última quarta-feira (23). Esse app foi desenvolvido para conectar empregadores e trabalhadores autônomos. “A partir de hoje, está funcionando o ‘Tem Trabalho’. Estamos fazendo uma inovação tecnológica e criando um aplicativo.
Você se cadastra e a pessoa que quer contratar terá acesso ao seu currículo”, explicou o governador Elmano de Freitas (PT) em transmissão ao vivo nas redes sociais. Disponível para iOS e Android, o app facilita o contato entre oferta e demanda de serviços, como pedreiros, pintores, faxineiros, bombeiros hidráulicos, eletricistas, marceneiros, cuidadores de idosos, e organizadores pessoais.
A plataforma, criada pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), permite aos empregadores acessar currículos de trabalhadores autônomos. Para usar o app, é necessário fazer um cadastro com dados básicos como CPF e e-mail. Após ativar a conta, o usuário escolhe se pretende utilizar o aplicativo como trabalhador autônomo ou como empregador.
Se optar por contratar serviços, aparecerá uma página com categorias como Serviços Domésticos, Reparos, Cozinha, Construção, Pintura, Eventos e Diversos. O usuário deve informar a urgência da demanda, que pode ser imediata ou agendada. As solicitações serão enviadas aos prestadores de serviços autônomos, que podem aceitar ou recusar o trabalho.
A expectativa do Governo é intermediar mais de 4 mil contatos até o fim do ano, de acordo com o secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley.
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário