Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 23 de junho de 2026

PGR defende que André Mendonça seja relator de pedido de investigação sobre filme ligado a Bolsonaro

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu nesta segunda-feira (22) que o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, assuma a relatoria do pedido de investigação sobre pagamentos feitos pelo banqueiro Daniel Vorcaro para o filme Dark Horse, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O parecer foi solicitado pelo ministro Alexandre de Moraes após uma petição apresentada pelo deputado federal Lindbergh Farias. No documento, o parlamentar pede a apuração de um suposto pedido de recursos feito pelo senador Flávio Bolsonaro a Vorcaro para financiar as gravações do longa-metragem.

Com a manifestação da PGR favorável ao envio do caso para Mendonça, Moraes encaminhou a questão ao presidente do STF, Edson Fachin, que deverá decidir qual ministro ficará responsável pela análise do pedido.

A solicitação de investigação surgiu após a divulgação de conversas entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, investigado no chamado caso Master. Segundo Lindbergh Farias, o financiamento do filme teria relação com condutas atribuídas ao ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que, posteriormente, também foi apontado como produtor-executivo da obra.

Após a repercussão do caso, Flávio Bolsonaro negou ter acertado qualquer vantagem indevida com o banqueiro e afirmou que os recursos destinados ao filme eram de origem privada. O projeto ganhou visibilidade após reportagem do The Intercept Brasil revelar o pedido de financiamento feito ao empresário.

PF faz operação contra banco de Edir Macedo e bloqueia até R$ 670 milhões em bens

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (23) a Operação Miragem para investigar um suposto esquema de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo a gestão do Banco Digimais, controlado pelo líder religioso Edir Macedo. A Justiça Federal autorizou o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em São Paulo, além do bloqueio de bens e valores que podem chegar a R$ 670 milhões.

Segundo a PF, as investigações apontam indícios de manipulação de balanços e resultados contábeis para ocultar a real situação financeira da instituição, criando uma aparência de solvência perante órgãos reguladores. Os investigadores também apuram a realização de operações de crédito consideradas irregulares e a inserção de informações falsas em sistemas oficiais.

Edir Macedo é um dos investigados no caso por ser proprietário do banco. Como reside no exterior, não houve pedido de mandado de busca contra ele, mas a decisão judicial autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, incluindo o empresário.

De acordo com a Polícia Federal, relatórios do Banco Central do Brasil identificaram graves irregularidades na condução dos negócios da instituição. As apurações indicam que as práticas investigadas teriam gerado a supervalorização de ativos e receitas artificiais de centenas de milhões de reais.

Os investigados poderão responder por crimes como gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela legislação financeira. Até o momento, o Banco Digimais não havia se manifestado sobre a operação.

https://www.newscariri.com.br/2026/06/pf-faz-operacao-contra-banco-de-edir-macedo-e-bloqueia-ate-r-670-milhoes-em-bens

Cinco mortes em acidentes no Cariri e um homicídio no fim de semana na região

 

Foram duas mortes em Santana do Cariri e as demais em Assaré, Farias Brito, Antonina do Norte e Campos Sales
Demontier Tenório  https://www.miseria.com.br/ 

“Netinho” foi morto a tiros em Farias Brito, enquanto Evandro e “Gordinho” morreram em acidentes, respectivamente, em Assaré e Campos Sales.

Seis mortes violentas foram registradas neste fim de semana na região do Cariri bem diferente que o anterior quando não tivemos mortes. Neste, foram cinco em acidentes de trânsito e um homicídio com dois corpos de Santana do Cariri e os demais de Assaré, Farias Brito, Antonina do Norte e Campos Sales. Segundo levantamento feito pelo Portal M1, duas mortes aconteceram na noite de sexta-feira, mais duas no sábado e outras duas neste domingo.

Por volta das 20 horas de sexta-feira, numa das curvas da CE-176 na descida da Ladeira do Sítio Pilar em Assaré, Evandro Ferreira de Mendonça, de 41, que residia em Juazeiro, morreu preso às ferragens de sua Topic. Ele transportava roupas e foi colhido por um caminhão que conduzia carga de pedras e churrasqueiras. O caminhoneiro Raimundo Marcone Pinheiro, de 49, foi socorrido com o ajudante Wilian Alencar do Nascimento, de 47. Na Topic estava ainda o ajudante Anthony André Amorim Campos, que mora em Juazeiro e foi socorrido.

Três horas depois, ainda na sexta-feira, Joel Liberalino de Menezes Neto, de 32 anos, o “Netinho” foi morto a tiros no banheiro de um bar no centro de Farias Brito onde tentou se refugiar. Ele estava com algumas pessoas no estabelecimento assistindo ao jogo da Seleção Brasileira quando dois homens chegaram numa moto e o mesmo correu para o cômodo onde foi morto. Uma pessoa saiu baleada e foi socorrida e outra pulou um penhasco perto do bar. “Netinho” não respondia procedimentos criminais.

Às 02h30min da madrugada de sábado houve acidente com vítima fatal no Sítio Serra dos Almeidas na saída de Antonina do Norte para Campos Sales. No local, morreu o caminhoneiro Francisco Irinaldo Simão, de 42 anos, que residia na Rua José Rodrigues (Bairro Presidente Costa e Silva) em Mossoró (RN). Ele transportava uma carga de sal quando perdeu o controle de direção do caminhão Mercedes Benz e foi arremessado no capotamento do veículo.

Cerca de três horas e meia depois, ainda no sábado, Jair Nunes da Silva, de 22 anos, o “Gordinho” morreu no Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia na Travessa Confiança (Bairro Alto Alegre) em Campos Sales e, às 23h30min de quarta-feira (17) caiu de sua moto na Estrada da Confiança quando seguia para casa. O mesmo foi socorrido e não resistiu morrendo três dias após o acidente.

Já por volta das 03h30min da madrugada de domingo outros dois jovens morreram quando trafegavam numa moto pela estrada do Sitio Mororó em Santana do Cariri. O piloto não viu um animal que estava na rodovia e bateu no mesmo supostamente um porco. No local, morreram o técnico veterinário Pedro Kauê Nunes Macário, de 19, e o estudante Paulo Henrique Claudino Martins, de 16 anos, que moravam no Sítio Barra daquele município para onde seguiam.

Vorcaro busca novo advogado para tentar terceira delação premiada

 


O empresário Daniel Vorcaro, apontado como peça central das investigações envolvendo o Banco Master, está em busca de um novo advogado para conduzir sua defesa e viabilizar uma nova tentativa de acordo de delação premiada junto às autoridades.

Segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, pessoas próximas ao ex-banqueiro afirmam que familiares dele procuraram, nos últimos dias, escritórios de advocacia especializados na área criminal em Brasília. O objetivo seria reforçar a estratégia jurídica para apresentar uma terceira proposta de colaboração às autoridades federais.

A movimentação ocorre após duas tentativas anteriores de acordo não avançarem. A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República analisaram os materiais apresentados e avaliaram que as informações entregues não atendiam aos critérios necessários para a celebração de um acordo de delação.

De acordo com a reportagem, Vorcaro pretende apresentar um conjunto de informações considerado mais consistente e com novos elementos capazes de convencer os investigadores. A expectativa de pessoas ligadas ao caso é que a nova proposta seja protocolada nos próximos dias.

Nos bastidores, interlocutores relatam que a possibilidade de transferência para o sistema prisional comum tem aumentado a preocupação do empresário, que busca acelerar as negociações com as autoridades. Atualmente, sua defesa é conduzida pelo advogado Sérgio Leonardo, após mudanças anteriores na equipe jurídica.

Apesar da nova investida, integrantes da Polícia Federal demonstram cautela quanto ao eventual acordo. Investigadores avaliam que qualquer proposta de colaboração precisará trazer informações inéditas, devidamente comprovadas e relevantes para o avanço das apurações em curso.

Fonte: Folha do Estado

Duas pessoas morrem em colisão entre três carros no interior do Ceará

Foto Reprodução 
Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas em uma colisão entre três carros na CE-187, em Tianguá, no interior do Ceará, na noite deste último domingo (21).

O acidente ocorreu nas proximidades do Sítio Bom Jesus, na zona rural de Tianguá, no trecho entre os municípios de Tianguá e Viçosa do Ceará

A colisão envolveu três veículos de passeio: um Toyota Corolla preto, um Chevrolet Onix vermelho e um Volkswagen Gol cinza.

Conforme a Polícia Militar, testemunhas relataram que o Onix e o Gol seguiam em fila, sentido Tianguá-Viçosa do Ceará. No trajeto, o Onix bateu de frente com o Corolla, que estava no sentido contrário. Com o impacto, o Gol também foi atingido e capotou. Os três carros ficaram destruídos.

Vítimas

A passageia do Corolla, identificada como Terezinha do Nascimento Oliveira, de 48 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ela era professora e deixa filhos, marido e uma neta.

Terezinha estava acompanhada de Edvan de Carvalho Xavier, de 42 anos, que conduzia o carro. Ele chegou a ser socorrido, mas faleceu no Hospital São Camilo.

Com informações do G1 Ceará.

Homem é morto com vários tiros em Iguatu

 


Foto Wandenberg Belém/SVM
Um homicídio com características de execução foi registrado na madrugada desta segunda-feira (22) no Sítio Tanque, zona rural de Iguatu.

Segundo informações, quatro homens encapuzados chegaram à residência da vítima se passando por policiais. Antes de invadirem o imóvel, os suspeitos teriam cortado a fiação das câmeras de segurança da casa e arrombado a porta de entrada.

No interior da residência havia uma senhora deitada em uma rede. Os criminosos informaram que seriam policiais e que desejavam conversar com o filho dela. A mulher acreditou na versão apresentada pelos invasores e permitiu a entrada do grupo.

Ao entrarem no imóvel, os suspeitos seguiram para outro cômodo da casa, onde encontraram o homem na companhia de uma mulher. Conforme relatos, os invasores ordenaram que a mulher deixasse o local e, em seguida, efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra a vítima.

O homem morreu ainda no local antes da chegada do socorro.

Equipes policiais foram acionadas e isolaram a área para os trabalhos da Perícia Forense. O rabecão da Pefoce realizou a remoção do corpo nas primeiras horas da manhã.

Até o momento, a identidade dos autores e a motivação do crime não foram oficialmente divulgadas. A Polícia Civil investiga o caso e trabalha para identificar os responsáveis pela ação criminosa.

O crime chamou a atenção pela forma como foi praticado e ocorre após um período sem registros recentes de homicídios em Iguatu.

Com informações do Site Fatos News.

Homem desaparecido é encontrado morto na zona rural de Acopiara

Um homem identificado como Francisco Gilson Alves da Silva,, conhecido na região como “Galinha D’água”, que estava desaparecido desde o último sábado, 20, foi encontrado morto nesta segunda-feira (22), na localidade de Serraria, distrito de Trussu, zona rural de Acopiara.

O corpo dele estava na curva da localidade de Serraria, na zona rural de Acopiara. Familiares haviam divulgado cartazes pedindo informações sobre o paradeiro do homem, que não era visto desde a manhã do sábado.

Após o achado, equipes de segurança foram acionadas para isolar a área. 

O Rabecão do IML de Iguatu foi acionado e fez a remoção do corpo, que será encaminhado ao Núcleo da Pefoce para exame necroscópico e identificação oficial.

A causa e a dinâmica da morte ainda não foram esclarecidas. A Polícia Civil de Acopiara abriu procedimento para apurar o caso e identificar se houve crime ou se a morte ocorreu por outras circunstâncias.

Pix por aproximação no Brasil mostrará saldo e limite da conta antes da transação

 

Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

O Banco Central anunciou, nesta segunda-feira (22), uma nova funcionalidade no Pix por aproximação. Agora, é possível visualizar quanto ainda tem de saldo em conta antes da transação.

“A opção está sendo chamada de ‘jornada otimizada’ porque evita que o cliente tenha que passar por todo o processo de compartilhamento de dados para autorizar o acesso dessas informações e depois passar por processo semelhante para autorizar a vinculação da conta para pagamentos”, expressa trecho do comunicado da instituição.

O cliente poderá optar pelo compartilhamento dos dados de saldo e limite ao conectar sua conta no Pix por aproximação em carteiras digitais ou ao autorizar movimentações automáticas dessa conta via Open Finance.

Com essa funcionalidade, o Banco Central espera aumentar a efetividade dos pagamentos realizados via Open Finance, uma vez que um dos principais motivos de falha é saldo insuficiente.

Segundo o chefe de subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), Matheus Rauber, bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta, como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra.
"Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada", disse Matheus Rauber.

“A opção está sendo chamada de ‘jornada otimizada’ porque evita que o cliente tenha que passar por todo o processo de compartilhamento de dados para autorizar o acesso dessas informações e depois passar por processo semelhante para autorizar a vinculação da conta para pagamentos”, expressa trecho do comunicado da instituição.

O cliente poderá optar pelo compartilhamento dos dados de saldo e limite ao conectar sua conta no Pix por aproximação em carteiras digitais ou ao autorizar movimentações automáticas dessa conta via Open Finance.

Com essa funcionalidade, o Banco Central espera aumentar a efetividade dos pagamentos realizados via Open Finance, uma vez que um dos principais motivos de falha é saldo insuficiente.

Segundo o chefe de subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), Matheus Rauber, bancos e empresas podem criar novos produtos com essa funcionalidade, tanto vinculados a pagamentos com débito em conta, como relacionados a checkout mais fluido, com características de menor abandono de pagamento e de conclusão mais rápida da compra.
"Qualquer que seja a solução ofertada, deve estar claro para o cliente a finalidade de uso dessas informações. Como em qualquer compartilhamento de dados, é importante que o cliente sempre verifique de que forma essa informação será utilizada", disse Matheus Rauber.

Com informações do Diário do Nordeste.

Busca por proteína mais barata impulsiona aumento no consumo de ovos no Brasil

Foto: Luiz Agner/ IBGE
O consumo anual de ovos de galinha por cada brasileiro deve ser, em média, de 307 unidades em 2026. O volume é 6,6% acima da média registrada em 2025. 

O aumento deve ser impulsionado pela busca por proteínas de alto valor nutricional e menor custo em comparação a outras fontes de proteína animal. As informações constam no estudo Caderno Setorial feito pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), do Banco do Nordeste (BNB).

O estudo também aponta melhora da rentabilidade dos produtores em 2026. Enquanto os preços dos principais insumos apresentaram estabilidade ou queda nos primeiros meses do ano, o valor pago pela caixa de ovos registrou alta superior a 30%, favorecendo as margens da atividade.

O setor é destaque no Brasil, como um dos principais produtores mundiais, com produção de 59,44 bilhões de unidades em 2025, equivalentes a 4,95 bilhões de dúzias (+5,7%). O consumo interno absorve 98,58% da produção.
Produção em alta no Nordeste

A produção de ovos no Nordeste alcançou 10,83 bilhões de unidades em 2025, crescimento de 6,75% em relação ao ano anterior, consolidando a região como responsável por cerca de 18% da produção nacional. O desempenho tem impacto na geração de renda, emprego e investimentos, especialmente nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia.

O estudo do Etene aponta que a expansão do setor é sustentada pelo aumento do consumo interno, pela crescente tecnificação das granjas e da melhoria das condições para fornecimento de insumos como milho e soja, especialmente na região do Matopiba (zona de convergência do Cerrado entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e na Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia). Somente na Bahia, a produção alcançou 22,9 milhões de dúzias de ovos no quarto trimestre de 2025, mantendo o estado entre os principais produtores nordestinos. O estado responde por quase 10% da produção regional e vem registrando expansão gradual da atividade, especialmente em áreas do interior.

Para o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, a avicultura de postura, aquela destinada à produção de ovos comerciais, apresenta forte potencial de crescimento na região. “O aumento do consumo, aliado aos avanços tecnológicos e à maior disponibilidade de insumos, cria um ambiente favorável para novos investimentos. O Banco do Nordeste tem atuado como parceiro estratégico dos produtores, oferecendo crédito e soluções financeiras para fortalecer toda a cadeia produtiva”, destaca o gestor.
Exportações

De acordo com o Etene, além do mercado interno aquecido, o Nordeste ampliou as exportações de ovos de consumo no primeiro quadrimestre de 2026, com crescimento de 157,2% em volume e de 136,7% em receita, demonstrando o potencial de expansão da cadeia produtiva regional.

Com informações do Ceará Agora.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Batida em animal na CE-166 mata dois jovens em Santana do Cariri, CE

 



De acordo com a Polícia Militar, Paulo Henrique Claudiano Martins, 16 anos, e Pedro Kauê Nunes Machado, 19, trafegavam em uma motocicleta quando um animal cruzou a pista. O condutor não conseguiu desviar e atingiu o animal. 

Com a força da colisão, os dois foram arremessados ao asfalto e sofreram ferimentos graves. A equipe do SAMU foi acionada, mas as vítimas já estavam sem sinais vitais quando o socorro chegou.

Paulo Henrique e Pedro Kauê, este último técnico veterinário, residiam no Sítio Barra, também na zona rural de Santana do Cariri. 

A Perícia Forense realizou os levantamentos no local e o rabecão do IML recolheu os corpos para necropsia. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a dinâmica do acidente e identificar o proprietário do animal, já que a soltura de animais em rodovias configura infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

A CE-166 é uma via de tráfego intenso na região do Cariri. Órgãos de trânsito reforçam o alerta para redução de velocidade à noite e atenção redobrada a animais soltos na pista.

CRATO DE LUTO

 

Neném partiu hoje aos 95. Boêmio, alegre, homem da noite. Manteve um Barc e Restaurante abertos por mais de sessenta anos. Nem sequer portas carecia. Um templo da boêmia e irreverência cratenses.  Deixo com vocês uma crônica sobre ele quando o "Guanabara" completou 40 anos. 


UM NENEN DE QUARENTA ANOS

                                                 JFlavio Vieira 

Assim como o banheiro da nossa casa, o bar é um lugar sagrado. .É no botequim que o homem se despe das suas vestes morais, onde  joga por  terra as eternas  máscaras que usa continuamente ,nesse baile sem graça que é a vida quotidiana. O fascínio do bar vem, justamente ,dessa capacidade de  mostrar o rei nu, de lá se encontrar o ser verdadeiro, desmascarado, com todas suas fraquezas, frustrações  à mostra, após alcançarem o alvará de soltura dado pelo álcool. Ali se encontram , freqüentemente, Mr. Jekyll e Mr. Hyde, às vezes em cordial palestra.O bar é uma extensão do divã do psicanalista, um dos únicos locais da face da terra onde ainda é possível arrancar alguma verdade das profundezas abissais da alma humana. Por isso os poetas amam os botequins. Basta lembrar o gênio de Carlos Pena Filho ao descrever, com toda sensibilidade desse mundo,  um dos mais tradicionais bares de Recife,  “O Savoy”:

 

                             “São trinta copos de Chope,

                              “São trinta homens sentados,

                              “Trezentos desejos presos,

                              “Trinta mil sonhos frustrados.”

         Comemoramos nesses dias os quarenta anos do Bar-Restaurante “O Nenen” . Quase meio século de portas literalmente abertas à boêmia de Crato. Digo literalmente abertas, porque esse Recanto, por incrível que pareça, de há muito se  mantinha escancarado: 24 horas por dia , 365 dias por ano e, ultimamente, sentindo o incômodo supérfluo   , aboliu totalmente as portas: Para que usar trancas se nunca  fecha? Há quarenta anos  “O Nenen” é uma espécie de Pronto-Socorro ou UTI da boêmia cratense: o lugar onde se bebe a derradeira cerveja da noite ou a primeira do Dia ou onde   se busca cura para a ressaca, para o famoso ” gosto de cabo-de-guarda-chuva”.

         A História oficial é a história do baile, do homem com todas suas vis e mimetizantes máscaras, do guerreiro glorioso, forte, vencedor das adversidades, virtuoso e sem máculas. A história de um povo, porém, para ser verdadeira, deve mostrar o homem despido da sua pompa, o homem na alcova e no banheiro, com todas suas fraquezas, ambições e defeitos. “O NENEN” é um compêndio completo da recente história do Crato: uma mescla de aspirações grandiosas, amores perdidos e sonhos desfeitos, na eterna busca do homem pelo impalpável e inatingível da vida que, como dizia um dos nossos mais célebres boêmios, é um pau-de-sebo com uma cédula falsa em seu topo.  

  CRATO, 16/01/98

Governo do Ceará entrega 83ª base do CPRaio, central de videomonitoramento e nova areninha em Milagres

 


A segurança pública e o esporte de Milagres foram fortalecidos, nesta sexta-feira (19), com a entrega de uma nova base do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e de uma central de videomonitoramento. Além das novas estruturas de segurança, a população passou a contar com uma nova areninha para práticas esportivas. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas e do prefeito Derson Eugênio.

“Não tenho nenhuma dúvida que esta base do Raio vai trazer muita paz e segurança para o povo de Milagres”, afirmou o governador Elmano de Freitas. “Temos um trabalho intenso no Ceará e já prendemos mais de 5.000 faccionados. Desses, mais de 2.500 eram homicidas”.

Para garantir a segurança da população, de acordo com o governador, os investimentos feitos, como mais de 1.700 viaturas às forças de segurança, têm gerado bons índices. “Os resultados estão aparecendo e somos o estado onde mais reduziu homicídios nesses primeiros meses de 2026, o que mais reduziu roubos no país, e vamos continuar a intensificar o trabalho”, reforçou Elmano de Freitas.

A iniciativa integra a estratégia de expansão do CPRaio para municípios com mais de 25 mil habitantes, consolidando o compromisso da gestão em ampliar a cobertura policial em todo o território cearense.

Prefeito de Milagres, Derson Eugênio avalia que a chegada do reforço policial representa o compromisso do Estado com os municípios. “Dentro de um ano e meio já são R$ 10 milhões de investimentos em Milagres. Hoje o governador não entrega só o Raio e não só a areninha, mas compromisso e dedicação com o povo”, comemorou o gestor municipal.

Expansão do Raio e segurança inteligente

A unidade inaugurada em Milagres é a 83ª base do CPRaio entregue no Ceará, cobrindo o 82º município do estado. Sob a atual gestão, esta é a 14ª, com previsão de instalação de outras quatro bases para finalizar a 4ª fase do projeto.

O secretário da Segurança Publica e Defesa Social, Roberto Sá, vê com otimismo o investimento realizado em Milagres. “Eu vejo de uma forma muito entusiasmada o fortalecimento das nossas vinculadas, das polícias, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense, colocando o policial mais perto da população. É a 14ª base do Raio na atual gestão e nós estamos com mais de 2.600 profissionais na academia, que daqui a pouco vão estar se somando ao efetivo nosso para proteger a população”, comentou.

Roberto Sá ressalta que investimentos assim, somado ao trabalho dos policiais, tornam o Ceará no estado que mais reduz crimes contra a vida e contra o patrimônio. “Em pouco mais de três anos já foram nomeados mais de 5.500 profissionais. Foi instituído um sistema de metas que premia nossos policiais por alcançar meta de redução de criminalidade, aumentou batalhões, criou delegacias, comprou viaturas e equipamentos de ponta. Nós temos hoje o armamento mais moderno do mundo. Temos reduzido todos os indicadores de criminalidade”, pontuou o titular da SSPDS.

Comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Sampaio destacou que a entrega do novo equipamento significa mais territorialidade atingida pela segurança pública. “Nós temos que ocupar todos os espaços, com todos os esforços necessários, para que o povo se sinta mais seguro”, afirmou, acrescentando que onde o Raio chega, imediatamente é registrada redução de roubos e crimes contra a vida. “É uma atuação forte, voltada para a abordagem. Cada homem e mulher que compõe o Raio é treinado com uma carga horária superior a 250 horas/aula, além da carga horária prevista para o policial militar”, destacou. “São os verdadeiros cavaleiros de aço. No Ceará, bandido não está seguro!”, avisou.

O investimento na infraestrutura da unidade, que incluiu reforma do prédio, novas instalações elétricas, hidráulicas e de iluminação, totalizou R$ 1.651.573,59 oriundos do Tesouro do Estado. A base conta com um efetivo de 23 policiais militares e uma frota de oito motocicletas e uma viatura de quatro rodas.

Moradora de Milagres há 31 anos, Cida do Benedito não esconde o orgulho de ver a cidade mais segura. “Muito orgulhosa. Não só eu, como a população toda. A gente se sente mais segura e sabe que pode ficar mais à vontade”, disse.

Juntamente ao policiamento, a nova Central de Videomonitoramento passa a operar com 14 câmeras reforçando a capacidade de resposta da segurança pública. Atualmente, o estado totaliza 91 centrais de videomonitoramento, conectando 6.082 câmeras aos sistemas da SSPDS.

“É uma grande satisfação poder contar com o Raio. São policiais preparados e equipados para cuidar da gente, principalmente porque moramos em um bairro mais afastado do centro”, relata Janaína da Silva, moradora do Benedito, em Milagres, ao relatar que o bairro precisava de reforço na segurança. “Esse batalhão me passa mais segurança inclusive para criar meus quatro filhos”, acrescenta.

Mais esporte e convivência

Além das medidas de segurança, o Governo do Ceará entregou em Milagres a 455ª areninha do estado. O equipamento, situado no Parque de Eventos do município, recebeu um investimento de R$ 376.321,80 do Tesouro do Estado para a sua execução. A nova estrutura ocupa uma área de intervenção de 1.200 m² e conta com um campo society de grama sintética, alambrados e redes de proteção. Para garantir a utilização do espaço em diferentes horários e o conforto dos frequentadores, o complexo também dispõe de torres de iluminação, vestiários com banheiros e acessos totalmente pavimentados.

À frente da Secretaria do Esporte, Rogério Pinheiro afirmou que entregar areninha significa mais do que garantir a prática esportiva. “Essa é a maior política pública de esporte de todo o país, que é referência. É um espaço que não serve só para a prática de esportes, mas um espaço de convivência social e combate a violência do nosso país, porque aqui, nós vamos desenvolver políticas públicas, projetos sociais que serão ofertados a nossa população. Acima de tudo vamos formar cidadãos”, observou.

Desde 2023, já foram inauguradas 155 areninhas, proporcionando espaços estruturados de lazer, esporte e integração para as comunidades cearenses.