Web Radio Cultura Crato

domingo, 28 de junho de 2026

Venezuela: Modelo brasileira está entre as vítimas dos terremotos

 

A modelo brasileira Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, está entre as vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela na última quarta-feira (24). A morte da ex-moradora de Gama, no Distrito Federal, foi confirmada nesta sexta (26) pelo irmão dela, Thiago Nogueira, nas redes sociais.

Os dois terremotos que atingiram o norte do país deixaram prédios completamente destruídos. Segundo o governo venezuelano, o número de mortos pelos terremotos chegou a 920 nesta sexta-feira. A ONU informou que mais de 50 mil pessoas estão desaparecidas.

– Infelizmente está confirmado o falecimento de minha irmã, Vanessa Zacarias da Silva. Com seus 44 anos de idade nos deixou. Foi viver a sua vida, como sempre fez, mas infelizmente uma fatalidade ocasionada pelos terremotos na Venezuela, mais precisamente na zona costeira de La Guaira, tirou essa pessoa maravilhosa do nosso meio – afirmou o irmão.

Na mesma publicação, ele também disse não querer imaginar a dor e o sofrimento pelos quais a irmã passou.

– Só quero lembrar de você e de seu sorriso lindo. Te amo – escreveu Nogueira.

Ao portal G1, o irmão da vítima afirmou também que a modelo havia se mudado de país para viver com o namorado, que é venezuelano. Ele se feriu e está internado. A modelo deixou uma filha.

*AE

Detran-CE inicia entrega de mais de 11 mil cartões da CNH Popular

 

Detran/CE realiza atendimentos da CNH Popular.

Para a categoria A (motocicleta), o valor disponibilizado é de R$ 559,41. Já para a categoria B (automóvel), o crédito é de R$ 669,21.
Rogério Brito   site miséria 

Foto: Natinho Rodrigues| Detran-CE

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) iniciará a entrega de 11.149 cartões do programa CNH Popular para candidatos aprovados em 31 municípios do estado. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta sexta-feira (26), por meio das redes sociais.

Com o cartão em mãos, os beneficiários deverão realizar o agendamento no site do Detran-CE para dar início às etapas do processo de habilitação junto às autoescolas credenciadas. O cartão garante o custeio dos exames psicológico, médico e toxicológico, realizados em clínicas credenciadas, além de contemplar os recursos para até 10 aulas práticas de direção.     

Segundo o Detran-CE, o novo modelo substitui o sistema anterior, em que os candidatos precisavam aguardar o repasse de recursos do órgão às clínicas e autoescolas para prosseguir com o processo. Agora, os valores são creditados diretamente no cartão, permitindo maior agilidade na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao todo, o governo do Ceará prevê investir R$ 31,5 milhões na distribuição de 35 mil cartões da CNH Popular. Para a categoria A (motocicleta), o valor disponibilizado é de R$ 559,41. Já para a categoria B (automóvel), o crédito é de R$ 669,21.

Corpo de “Cabelo do Cão” encontrado na ponte do Salgadinho em Aurora e jovem morre no HRC após acidente


Estava debaixo da ponte do Rio Salgadinho na Avenida Vicente Tavares Simões na Vila Paulo Gonçalves no município de Aurora.
Demontier Tenório  site miséria

Corpo de “Cabelo do Cão” foi encontrado sob a ponte do Rio Salgadinho em Aurora. | Foto: Reprodução

O corpo de um homem foi encontrado na tarde deste sábado em Aurora enquanto um jovem morre no hospital após acidente com motocicleta. O primeiro caso foi por volta das 14 horas quando o próprio filho encontrou o corpo do morador de rua José Magniê da Silva, de 54 anos, que era conhecido por “Cabelo do Cão”. Estava debaixo da ponte do Rio Salgadinho na Avenida Vicente Tavares Simões na Vila Paulo Gonçalves no município de Aurora.

Existia um pouco de água, porém na altura dos pés e próximo a uma rede armada na estrutura de alvenaria da ponte na qual dormia. Além disso, se encontrava despido e não apresentava marcas de violência podendo ter sofrido um mal súbito. Existem informações que costumava ingerir bebidas alcoólicas e o corpo já estava em avançado estado de decomposição e bastante putrefeito.

OUTRO – Antes, por volta das cinco horas da madrugada de sábado o jovem auxiliar de pedreiro Lucas Venceslau Mariano, de 21 anos, morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro do Norte. Ele residia na Avenida Duque de Caxias (Bairro Icozinho) em Icó na região do Jaguaribe. Na última quarta-feira (24) o mesmo sofreu queda de moto não tão distante de sua casa quando terminou socorrido e não resistiu falecendo três dias depois.

Casal do Ceará que morreu voltava de transmissão do jogo do Brasil quando carro despencou de ponte e caiu no mar no Rio de Janeiro

 


Foto Reprodução/ Instagram 
Os cearenses Maria Cecília Ribeiro Sampaio e Jailton Rodrigues da Silva voltavam de um bar quando o carro em que estavam caiu no mar, no Rio de Janeiro. O casal havia saído para assistir ao jogo do Brasil contra Escócia na última quarta-feira (24). 

A caminhonete despencou do Viaduto da Joatinga e caiu no mar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O veículo ficou submerso. Jailton, que era conhecido como "Jota", morreu ainda no local. Maria Cecília, que estudava biomedicina, morreu nesta sexta-feira (26), após passar dois dias internada na UTI.

"Jota" era natural de Tamboril; e Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa Viagem. As duas cidades ficam no interior do Ceará.

O g1 conversou com Débora Ribeiro, irmã de Maria Cecília. Ela disse que a irmã morava com os pais no Rio de Janeiro há cerca de cinco anos. Eles moravam no bairro Itanhangá, zona norte do Rio, vizinho à Barra da Tijuca. Jota estava indo deixar Cecília em casa após o jogo.

Débora falou que Cecília e Jota se conheciam há cerca de um ano. A última vez que as irmãs se falaram foi na quarta-feira, antes da estudante sair com outra irmã delas e com Jota para assistirem ao jogo do Brasil.

Cecília vai ser enterrada neste domingo (28), no distrito de Guia, a 39 km do Centro de Boa Viagem.

Com informações do G1 Ceará.

Empresa norte-americana vai testar plantio de frutas vermelhas no Ceará

Foto Ismael Soares

A produção de frutas vermelhas, também conhecidas como berries (do termo em inglês para 'baga'), pode chegar à Chapada do Apodi, no leste cearense.: 

Será testado o cultivo de amora, framboesa, mirtilo e morango em cerca de cinco locais da região, segundo Antonio Fagherazzi, diretor técnico e comercial da Emco Cal no Brasil.

A empresa norte-americana é uma das líderes no licenciamento do plantio de frutas vermelhas e participa da PEC Brasil 2026. A Emco Cal já tem parceria com produtores de morango de Guaraciaba do Norte, Ibiapina e outros municípios da Serra da Ibiapaba.

Na Chapada do Apodi, a empresa espera encontrar características de solo e temperatura compatíveis ao desenvolvimento das espécies.

A empresa realizará um mapeamento das respostas de cada espécie nos municípios da chapada, já que as plantas sofrem muita influência dos fatores ambientais, segundo Antonio Fagherazzi.

As práticas são direcionadas conforme experiências anteriores em locais com condições similares. Há diferenças, entretanto, no tempo de resposta de cada fruta.

Com informações do Diário do Nordeste.

Marcas instaladas no Polo Automotivo do Ceará vão produzir 80 mil carros por ano

 


Foto LC Moreira
Ganhando musculatura com a chegada da MG Motor, o Polo Automotivo do Ceará, primeira montadora multimarcas do País, deve atingir 80 mil unidades produzidas ao ano.

Desse total, a MG deve ser responsável por aproximadamente 50 mil veículos e a Chevrolet, por 30 mil. As informações são de Danilo Serpa, presidente da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará).

De origem britânica e pertencente à gigante chinesa Saic, a MG deve iniciar a produção no Ceará em outubro deste ano, com os modelos MG4 Urban e MG S5.

Multimarcas

A chegada da nova bandeira consolida o empreendimento automobilístico como o pioneiro na montagem multimarcas de veículos no Brasil. Outras plantas semelhantes operam em países como Uruguai.

O investimento previsto para esta nova fase é de R$ 400 milhões, com estimativa de 600 empregos gerados.

Com informações do Diário do Nordeste.

Cachorro fica 17 horas ao lado de bombeiros durante resgate de tutor em serra, no interior do Ceará

Um cachorro comoveu bombeiros e populares envolvidos no resgate de um homem no Ceará. O animal, batizado de “Magaiver”, ficou 17 horas ao lado dos agentes acompanhando o resgate do tutor dele, que estava em uma zona de difícil acesso na Serra do Facão, em Boa Viagem, município no interior do Ceará.

O resgate começou por volta de 14h40 da última quinta-feira (25) e terminou 7h30 da sexta-feira (26).

Magaiver foi adotado dias antes do resgate após ser encontrado abandonado pelo homem de 38 anos. Ele estava em uma viagem de carro entre São Paulo e Ceará quando viu o animal e decidiu adotá-lo. O homem havia saído de Vargem Grande do Sul, no interior de São Paulo, com destino à Boa Viagem.

“Desde então, tornou-se seu companheiro inseparável. Ficou o tempo todo ao lado da nossa equipe durante o resgate”, disse o capitão Natan Nobre, que participou do resgate.

Com informações do G1 Ceará.

'Vou sentir saudades de tudo', diz irmã de cearense que morreu após carro cair de viaduto no mar do Rio de Janeiro

 


Foto Redes sociais/Reprodução
A professora Débora Ribeiro postou uma homenagem para a irmã dela, Maria Cecília Ribeiro Sampaio, que morreu após o carro em que ela estava cair no mar depois de despencar de um viaduto no Rio de Janeiro. Cecília, que tinha 24 anos, estava com Jailton Rodrigues da Silva.

"Você era uma parte de mim, e a sua partida levou um pedaço do meu coração. Ainda não consigo acreditar que você se foi. A dor da sua ausência é imensa, mas o amor que sempre sentimos uma pela outra jamais vai acabar", publicou Debóra.

"Jota", como era conhecido Jailton, era natural de Tamboril; e Maria Cecília Ribeiro Sampaio era natural de Boa Viagem. As duas cidades ficam no interior do Ceará.

Ele morreu ainda no local do acidente, ao lado do Viaduto do Joatinga, na Barra da Tijuca. Cecília morreu na última sexta-feira (26) após ficar dois dias internada em uma UTI.

"Vou sentir saudades de tudo: da sua voz, do seu carinho, do seu sorriso e da sua presença. Você viverá para sempre em meu coração. Eu te amo infinitamente, minha irmã. Que Deus te receba em Seus braços e me dê forças para continuar até o dia em que nos encontraremos novamente", complementou a irmã de Cecília.

Com informações do G1 Ceará.

Jovem morre em acidente entre moto e carro no Ceará

Foto Reprodução 
Um grave acidente de trânsito terminou em morte no início da tarde deste sábado (27), na rodovia estadual que liga o município de Beberibe à praia de Morro Branco, um dos principais destinos turísticos do litoral cearense.

Segundo informações preliminares das autoridades de trânsito, a colisão ocorreu por volta das 14 horas, quando um motociclista perdeu o controle da direção e atingiu frontalmente um automóvel que trafegava no sentido contrário. Com a violência do impacto, o jovem morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. A identidade da vítima não havia sido divulgada até a última atualização.

Equipes de resgate, agentes de trânsito e policiais foram mobilizados para atender a ocorrência, isolar a área e organizar o fluxo de veículos durante os trabalhos periciais. O corpo foi encaminhado pela Perícia Forense para os procedimentos legais.

A Polícia Civil instaurou investigação para esclarecer a dinâmica da colisão e identificar os fatores que contribuíram para o acidente. A rodovia que dá acesso a Morro Branco registra intenso movimento, especialmente nos fins de semana e feriados, o que reforça o alerta das autoridades para que motoristas e motociclistas redobrem a atenção e respeitem os limites de velocidade.

Com informações do Site Monolitos Post.

sábado, 27 de junho de 2026

Justiça cassa mandatos de prefeito e vice do Crato; decisão ainda cabe recurso

 

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito do Crato, André Barreto (PT), e do vice-prefeito, Dr. Leitão (PSB), por abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. A decisão foi proferida pelo juiz da 27ª Zona Eleitoral do Crato e ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o que permite que ambos permaneçam nos cargos até julgamento em instância superior.

No mesmo processo, o ex-prefeito José Ailton Brasil (PT) foi condenado à inelegibilidade por oito anos. Segundo o Ministério Público Eleitoral, ele teria utilizado a estrutura da Prefeitura para favorecer a candidatura de André Barreto durante a campanha eleitoral.

A principal acusação envolve uma notificação enviada pela Procuradoria-Geral do Município à concessionária Ambiental Crato, 24 dias antes das eleições, solicitando a suspensão de multas e do corte no fornecimento de água de clientes inadimplentes. Para a Justiça, a medida comprometeu a igualdade entre os candidatos e configurou abuso de poder político.

Como a decisão foi proferida em primeira instância, a cassação dos mandatos e a inelegibilidade somente terão efeito após a análise e confirmação pelas instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

Nota da Prefeitura

Em nota, a defesa de André Barreto e Dr. Leitão afirmou que recebeu a decisão com surpresa e mantém “absoluta convicção quanto à legitimidade do mandato conferido pelas urnas e à legalidade dos atos praticados ao longo da gestão”. A defesa informou ainda que, após a intimação, apresentará recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, confiante de que a Corte reconhecerá que não houve abuso de poder.

A nota destaca ainda que a sentença não produz efeitos imediatos e que, enquanto o recurso estiver em tramitação, André Barreto e Dr. Leitão permanecerão à frente da administração municipal, “com serenidade e dedicação ao trabalho em favor da população”, reafirmando o respeito às instituições e ao devido processo legal.

Atleta morre após acidente com moto em Várzea Alegre além de um idoso em Jardim

 

Três mortes em decorrência de acidentes de trânsito de ontem para hoje na região do Cariri, incluindo a de Missão Velha na manhã de quinta-feira
Demontier Tenório  site miséria 

Marcos Antônio morreu na manhã de hoje em Várzea Alegre. | Foto: Reprodução

Três mortes em decorrência de acidentes de trânsito de ontem para hoje na região do Cariri, incluindo a de Missão Velha na manhã de quinta-feira. Já às 7 horas desta sexta-feira, na Avenida Vicente Alves Costa ou BR-230 (Bairro Zezinho Costa) em Várzea Alegre, morreu o atleta Marcos Antônio Lopes de Aquino, de 18 anos, que ali residia. Ele pilotava uma moto Honda CG 125 de cor vermelha quando perdeu o controle ao tentar desviar um cão, subiu o canteiro central e bateu numa árvore.

OUTRO – Antes, por volta das 18 horas desta quinta-feira (25), o idoso Damião Antonio Luiz dos Santos, de 63 anos de idade, morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia no Sítio Serra Olho D’água na zona rural de Jardim, onde se envolveu num acidente com moto. O mesmo foi socorrido ao hospital local e, devido a gravidade do quadro clínico, terminou transferido, mas não resistiu.

Jovem de 18 anos morre no HRC em Juazeiro após acidente com moto

 

O mesmo foi aluno da Escola Tiradentes no bairro Novo Juazeiro e a direção do estabelecimento emitiu nota de pesar.
Demontier Tenório   site miséria

Thales Yago se envolveu num acidente com moto. | Foto: Reprodução

A nona morte em decorrência de acidente de trânsito no intervalo de uma semana no Cariri aconteceu hoje. No final da madrugada desta sexta-feira (26) o jovem Thales Yago Leite Lemos, de 18 anos, morreu num dos leitos de UTI do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele havia sofrido uma queda de moto há alguns dias e não resistiu a gravidade dos ferimentos. O mesmo foi aluno da Escola Tiradentes no bairro Novo Juazeiro e a direção do estabelecimento emitiu nota de pesar.

No intervalo de uma semana na região do Cariri foi a nona morte em virtude de acidnete de trânsito. Eis todas elas.

SEXTA-FEIRA (19)
Evandro Ferreira de Mendonça, de 41 anos, colisão caminhão/Topic em Assaré.

SÁBADO (20)
Francisco Irinaldo Simão, de 42 anos, capotamento de caminhão Antonina do Norte
Jair Nunes da Silva, de 22 anos, o “Gordinho” queda de moto em Campos Sales.

DOMINGO (21)
Pedro Kauê Nunes Macário, de 19 anos, queda de moto em Santana do Cariri.
Paulo Henrique Claudino Martins, de 16 anos, queda de moto em Santana do Cariri.

QUINTA-FEIRA (25)
Samuel Domingos da Silva, de 39 anos, queda de moto em Missão Velha.
Damião Antonio Luiz dos Santos, de 63 anos, queda de moto em Jardim.

SEXTA-FEIRA (26)
Marcos Antônio Lopes de Aquino, de 18 anos, bateu moto em árvore em Várzea Alegre
Thales Yago Leite Lemos, de 18 anos, queda de moto em Juazeiro.

Já são 589 mortos pelo terremoto na Venezuela

 

A líder do governo ditatorial da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse nesta sexta-feira (26) que o número de mortos após o terremoto que assolou o país chegou a 580 mortes e cerca de 2.980 ficaram feridas.

Os números seguem em atualização, e até a recente publicação, o número já chega a 589 mortos.

As equipes de resgate estão trabalhando intensamente na chamada “Janela de Ouro”, que são as buscas em 72 horas após o ocorrido.

A expectativa é de que o número de mortos suba significativamente à medida em que as equipes localizam as vítimas.

O estado de La Guaira, um dos principais afetados, precisou ser militarizado nas buscas, disse Delcy.

Um site criado para registrar relatos de pessoas ainda não localizadas listava 50 mil nomes na manhã desta sexta-feira.


Os tremores de magnitude 7,2 e 7,5 — dois dos maiores terremotos da história moderna da América Latina — atingiram uma região a cerca de 160 km a oeste de Caracas, capital do país, na noite de quarta-feira (24), enquanto os venezuelanos aproveitavam um feriado.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, a previsão foi de mais de 10 mil mortes na tragédia.

Acidente de trânsito deixa motociclista morto em Várzea Alegre

Foto Reprodução 
Um homem morreu após colisão com uma árvore na Av. Vicente Alves Costa, trecho urbano da BR-230, no bairro Zezinho Costa, em Várzea Alegre, na manhã desta sexta-feira, 26.

Marcos Antônio Lopes de Aquino, de 18 anos, conduzia uma moto Honda CG 125 cc de cor vermelha.

Segundo populares as autoridades, ele teria perdido o controle do veículo, vindo a chocar-se com uma árvore. Com o impacto, a cabeça do jovem ficou muito danificada.

No relatório da ocorrência não há o que ocasionou a perda do controle da moto. Mas há uma informação de que ele havia desviado de um cachorro.

A morte do jovem foi confirmada pelo Serviço Móvel de Urgência – Samu. Foram acionadas equipes do Instituto Médico Legal – IML e Polícia Rodoviária Federal – PRF. A família do jovem foi orientada a fazer o registro da ocorrência na delegacia.

Agentes do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran e da Polícia Militar também estiveram no local para a tomada das medidas cabíveis.

Marcos Antônio era estudante e filho de Raimundo Nascimento de Aquino e Damiana dos Santos Lopes. Natural de Várzea Alegre, ele residia na mesma avenida onde ocorreu o acidente, no bairro Zezinho Costa.

O jovem também era um atleta. A Secretaria de Esportes da cidade lamentou o ocorrido.

“Profundo pesar pelo falecimento do atleta Marcos Lopes. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e toda a comunidade esportiva. Nossos sentimentos e sinceras condolências“, escreveu.

Com informações do Site Várzea Alegre Agora.