Web Radio Cultura Crato

sábado, 27 de junho de 2026

Justiça cassa mandatos de prefeito e vice do Crato; decisão ainda cabe recurso

 

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito do Crato, André Barreto (PT), e do vice-prefeito, Dr. Leitão (PSB), por abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. A decisão foi proferida pelo juiz da 27ª Zona Eleitoral do Crato e ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o que permite que ambos permaneçam nos cargos até julgamento em instância superior.

No mesmo processo, o ex-prefeito José Ailton Brasil (PT) foi condenado à inelegibilidade por oito anos. Segundo o Ministério Público Eleitoral, ele teria utilizado a estrutura da Prefeitura para favorecer a candidatura de André Barreto durante a campanha eleitoral.

A principal acusação envolve uma notificação enviada pela Procuradoria-Geral do Município à concessionária Ambiental Crato, 24 dias antes das eleições, solicitando a suspensão de multas e do corte no fornecimento de água de clientes inadimplentes. Para a Justiça, a medida comprometeu a igualdade entre os candidatos e configurou abuso de poder político.

Como a decisão foi proferida em primeira instância, a cassação dos mandatos e a inelegibilidade somente terão efeito após a análise e confirmação pelas instâncias superiores da Justiça Eleitoral.

Nota da Prefeitura

Em nota, a defesa de André Barreto e Dr. Leitão afirmou que recebeu a decisão com surpresa e mantém “absoluta convicção quanto à legitimidade do mandato conferido pelas urnas e à legalidade dos atos praticados ao longo da gestão”. A defesa informou ainda que, após a intimação, apresentará recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, confiante de que a Corte reconhecerá que não houve abuso de poder.

A nota destaca ainda que a sentença não produz efeitos imediatos e que, enquanto o recurso estiver em tramitação, André Barreto e Dr. Leitão permanecerão à frente da administração municipal, “com serenidade e dedicação ao trabalho em favor da população”, reafirmando o respeito às instituições e ao devido processo legal.

Atleta morre após acidente com moto em Várzea Alegre além de um idoso em Jardim

 

Três mortes em decorrência de acidentes de trânsito de ontem para hoje na região do Cariri, incluindo a de Missão Velha na manhã de quinta-feira
Demontier Tenório  site miséria 

Marcos Antônio morreu na manhã de hoje em Várzea Alegre. | Foto: Reprodução

Três mortes em decorrência de acidentes de trânsito de ontem para hoje na região do Cariri, incluindo a de Missão Velha na manhã de quinta-feira. Já às 7 horas desta sexta-feira, na Avenida Vicente Alves Costa ou BR-230 (Bairro Zezinho Costa) em Várzea Alegre, morreu o atleta Marcos Antônio Lopes de Aquino, de 18 anos, que ali residia. Ele pilotava uma moto Honda CG 125 de cor vermelha quando perdeu o controle ao tentar desviar um cão, subiu o canteiro central e bateu numa árvore.

OUTRO – Antes, por volta das 18 horas desta quinta-feira (25), o idoso Damião Antonio Luiz dos Santos, de 63 anos de idade, morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia no Sítio Serra Olho D’água na zona rural de Jardim, onde se envolveu num acidente com moto. O mesmo foi socorrido ao hospital local e, devido a gravidade do quadro clínico, terminou transferido, mas não resistiu.

Jovem de 18 anos morre no HRC em Juazeiro após acidente com moto

 

O mesmo foi aluno da Escola Tiradentes no bairro Novo Juazeiro e a direção do estabelecimento emitiu nota de pesar.
Demontier Tenório   site miséria

Thales Yago se envolveu num acidente com moto. | Foto: Reprodução

A nona morte em decorrência de acidente de trânsito no intervalo de uma semana no Cariri aconteceu hoje. No final da madrugada desta sexta-feira (26) o jovem Thales Yago Leite Lemos, de 18 anos, morreu num dos leitos de UTI do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele havia sofrido uma queda de moto há alguns dias e não resistiu a gravidade dos ferimentos. O mesmo foi aluno da Escola Tiradentes no bairro Novo Juazeiro e a direção do estabelecimento emitiu nota de pesar.

No intervalo de uma semana na região do Cariri foi a nona morte em virtude de acidnete de trânsito. Eis todas elas.

SEXTA-FEIRA (19)
Evandro Ferreira de Mendonça, de 41 anos, colisão caminhão/Topic em Assaré.

SÁBADO (20)
Francisco Irinaldo Simão, de 42 anos, capotamento de caminhão Antonina do Norte
Jair Nunes da Silva, de 22 anos, o “Gordinho” queda de moto em Campos Sales.

DOMINGO (21)
Pedro Kauê Nunes Macário, de 19 anos, queda de moto em Santana do Cariri.
Paulo Henrique Claudino Martins, de 16 anos, queda de moto em Santana do Cariri.

QUINTA-FEIRA (25)
Samuel Domingos da Silva, de 39 anos, queda de moto em Missão Velha.
Damião Antonio Luiz dos Santos, de 63 anos, queda de moto em Jardim.

SEXTA-FEIRA (26)
Marcos Antônio Lopes de Aquino, de 18 anos, bateu moto em árvore em Várzea Alegre
Thales Yago Leite Lemos, de 18 anos, queda de moto em Juazeiro.

Já são 589 mortos pelo terremoto na Venezuela

 

A líder do governo ditatorial da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse nesta sexta-feira (26) que o número de mortos após o terremoto que assolou o país chegou a 580 mortes e cerca de 2.980 ficaram feridas.

Os números seguem em atualização, e até a recente publicação, o número já chega a 589 mortos.

As equipes de resgate estão trabalhando intensamente na chamada “Janela de Ouro”, que são as buscas em 72 horas após o ocorrido.

A expectativa é de que o número de mortos suba significativamente à medida em que as equipes localizam as vítimas.

O estado de La Guaira, um dos principais afetados, precisou ser militarizado nas buscas, disse Delcy.

Um site criado para registrar relatos de pessoas ainda não localizadas listava 50 mil nomes na manhã desta sexta-feira.


Os tremores de magnitude 7,2 e 7,5 — dois dos maiores terremotos da história moderna da América Latina — atingiram uma região a cerca de 160 km a oeste de Caracas, capital do país, na noite de quarta-feira (24), enquanto os venezuelanos aproveitavam um feriado.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, a previsão foi de mais de 10 mil mortes na tragédia.

Acidente de trânsito deixa motociclista morto em Várzea Alegre

Foto Reprodução 
Um homem morreu após colisão com uma árvore na Av. Vicente Alves Costa, trecho urbano da BR-230, no bairro Zezinho Costa, em Várzea Alegre, na manhã desta sexta-feira, 26.

Marcos Antônio Lopes de Aquino, de 18 anos, conduzia uma moto Honda CG 125 cc de cor vermelha.

Segundo populares as autoridades, ele teria perdido o controle do veículo, vindo a chocar-se com uma árvore. Com o impacto, a cabeça do jovem ficou muito danificada.

No relatório da ocorrência não há o que ocasionou a perda do controle da moto. Mas há uma informação de que ele havia desviado de um cachorro.

A morte do jovem foi confirmada pelo Serviço Móvel de Urgência – Samu. Foram acionadas equipes do Instituto Médico Legal – IML e Polícia Rodoviária Federal – PRF. A família do jovem foi orientada a fazer o registro da ocorrência na delegacia.

Agentes do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran e da Polícia Militar também estiveram no local para a tomada das medidas cabíveis.

Marcos Antônio era estudante e filho de Raimundo Nascimento de Aquino e Damiana dos Santos Lopes. Natural de Várzea Alegre, ele residia na mesma avenida onde ocorreu o acidente, no bairro Zezinho Costa.

O jovem também era um atleta. A Secretaria de Esportes da cidade lamentou o ocorrido.

“Profundo pesar pelo falecimento do atleta Marcos Lopes. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e toda a comunidade esportiva. Nossos sentimentos e sinceras condolências“, escreveu.

Com informações do Site Várzea Alegre Agora.

Diabetes atinge 17 milhões de brasileiros

Foto Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 

O último atlas da IDF - Federação Internacional de Diabetes - informa que pelo menos 17 milhões de brasileiros sofrem com a doença crônica, caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina - hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue.

Nesta sexta-feira, data em que é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, o alerta é direcionado à prevenção, pois a doença tem impacto progressivo na circulação sanguínea de menor calibre, que nutre a retina, nervos, rins e outros vasos maiores.

O cirurgião vascular e integrante da Comissão de Pé Diabético da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular de São Paulo, Afonso Cesar Polimanti, explica algumas consequências da doença.

"No olho, ele pode causar alguns sangramentos na retina, causando uma doença que a gente chama de retinopatia diabética, que é uma das principais causas de cegueira tanto no Brasil quanto no mundo. No rim, ele pode destruir o glomérulo, então ele destrói o nosso filtro. 

É uma das principais causas de insuficiência renal causando hemodiálise tanto no Brasil quanto no mundo. E, na circulação, ele pode causar como se fosse uma aterosclerose, um quadro de fechamento dos vasos, simulando como se a pessoa fumasse para vida, sem nunca colocar um cigarro na boca."

O transporte de sangue aos nervos também pode ser afetado, alterando a sensibilidade. Além disso, o diabetes pode prejudicar o processo de cicatrização e a resposta imunológica a infecções geradas por cortes ou outras feridas, aumentando o risco de amputações.

No entanto, a preocupação vai além das consequências, pois o diabetes tipo 2, o mais recorrente na população, pode agir silenciosamente.

Com informações da Agência Brasil.

Casal do Ceará morre após caminhonete despencar de viaduto e cair no mar no Rio de Janeiro

Foto Arquivo pessoal 
Um casal natural do Ceará morreu após a caminhonete deles despencar do Viaduto da Joatinga e cair no mar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (24). O veículo ficou submerso.

As vítimas são Jailton Rodrigues da Silva, de 45 anos, natural de Tamboril; e Maria Cecília Ribeiro Sampaio, de 30 anos, natural de Boa Viagem. As duas cidades ficam no interior do Ceará.

Conforme um socorrista que participou do resgate, quando os agentes chegaram ao local, as vítimas ainda estavam presas no interior do veículo.

"O que dificultou o resgate, foi o fato deles estarem dentro do carro embaixo d'água e à noite", disse o socorrista.

Após o resgate, Jailton e Maria Cecília foram levados ao Hospital Municipal Lourenço Jorge. O homem chegou sem vida à unidade. Já Maria Cecília ficou internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas morreu na manhã desta sexta-feira (26).

Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, as circunstâncias do acidente que matou o casal são investigadas pelo 16º DP, na Barra da Tijuca.

"Agentes realizam diligências para apurar as circunstâncias dos fatos", disse a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A caminhonete envolvida no acidente foi retirada da água nesta última quinta-feira (25), com a ajuda de um guincho, que içou o veículo até a pista

Com informações do G1 Ceará.

Granja Regina mira terminal da Transnordestina em Maranguape para transporte de grãos

Foto Kid Júnior.
A Atlântica Agroindustrial, empresa cearense do grupo SL e que também é proprietária da Granja Regina, está de olho no futuro terminal da Transnordestina em Maranguape, na Grande Fortaleza.

Segundo a companhia, os estudos apontam para a instalação no local de uma infraestrutura para recebimento de grãos para ração animal.

As informações foram compartilhadas ao Diário do Nordeste por Victor Lima, sócio-diretor do Grupo SL e diretor-executivo da Atlântica Agroindustrial, durante a PEC Brasil 2026, em Fortaleza.

"Para nós, pode fazer sentido, onde temos mais granjas próximas. Estamos estudando, é uma grande mudança a Transnordestina. O terminal seria para receber grãos para ração", explica.

O terminal da Transnordestina em Maranguape é chamado de Complexo Logístico e Industrial do Ceará (Clic), e faz parte de uma série de seis infraestruturas do tipo no Estado.

Com informações do Diário do Nordeste.

Casal que morreu carbonizado em acidente de trânsito no interior do Ceará é velado com desfile

Foto Instagram/ Reprodução
Após a confirmação da identidade através do exame de DNA, os corpos do engenheiro Antônio Igor Mesquita de Sousa, de 30 anos, e da biomédica Vanessa Ellen Figueiredo Melo, de 28 anos, foram velados nesta sexta-feira (26), com um desfile no veículo dos bombeiros em Ipueiras, no interior do Ceará.

As vítimas estavam em um carro que bateu de frente com um caminhão na CE-187 , em Tauá, na tarde da última terça-feira (23). Com o impacto, o veículo de passeio incendiou com o casal preso às ferragens. Familiares disseram que o cão de estimação do casal também estava no veículo.

O velório de Antônio Igor e Vanessa Ellen ocorreu na sede do Cras de Ipueiras. Centenas de pessoas se reuniram para prestar as últimas homenagens ao casal. Em razão do estado em que as vítimas ficaram, os caixões permaneceram fechados durante a cerimônia.

Em seguida, os caixões com os corpos de Igor e Vanessa foram colocados sobre o veículo do Corpo de Bombeiros, que saiu em cortejo pelas ruas da cidade até o Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, onde houve o sepultamento.

A colisão que matou o engenheiro e a biomédica ocorreu a cerca de 18 km do local onde um ônibus tombou e sete pessoas do time de basquete de Juazeiro do Norte morreram, em 15 de junho deste ano, na mesma rodovia estadual e na mesma cidade.

Com informações do G1 Ceará

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Obra de requalificação do Canal do Rio Grangeiro deve atingir 60% de execução em julho


A requalificação do Canal do Rio Grangeiro, no Crato, deve alcançar 60% de execução no início de julho, quando terá início a etapa de urbanização da Avenida José Alves de Figueiredo. A obra, realizada em parceria entre a Prefeitura do Crato e o Governo do Estado, tem previsão de conclusão para dezembro deste ano.

Nesta fase, serão executados passeios, piso intertravado e instalação de guarda-corpo ao longo dos 2,6 quilômetros da avenida. As duas primeiras etapas do projeto somam investimentos de R$ 104 milhões.

Segundo a Superintendência de Obras Públicas (SOP), o ritmo dos trabalhos foi intensificado para cumprir o cronograma. Atualmente, houve um aumento de cerca de 30% no número de trabalhadores e equipamentos em operação. As equipes atuam simultaneamente na construção da bacia de amortecimento, na altura da Ponte de Bia, na estrutura do canal e na implantação da drenagem urbana.

O projeto prevê um novo formato para o canal, com estrutura retangular e verticalizada, além da ampliação da capacidade de vazão para até 270 metros cúbicos por segundo. A intervenção busca reduzir os riscos de enchentes e inclui a urbanização de toda a extensão da Avenida José Alves de Figueiredo.

Além da requalificação do canal, outra obra de mobilidade no município avança para a fase final. A Avenida do Contorno, com mais de sete quilômetros de extensão, já recebeu sinalização em trechos da via e deve ser inaugurada em julho. O investimento supera R$ 45 milhões e a expectativa é que a nova avenida contribua para retirar o tráfego de veículos pesados da área central do Crato.

https://www.newscariri.com.br/2026/06/obra-de-requalificacao-do-canal-do-rio-grangeiro-deve-atingir-60-de-execucao-em-julho

Corpo encontrado ao lado de moto em Missão Velha após cair numa ribanceira

 

Mais um acidente de trânsito com vítima fatal no Cariri se constituindo o sexto no intervalo de sete dias na região
Demontier Tenório  site miséria 

Corpo de Samuel foi recolhido pelo rabecão a fim de ser necropsiado na Pefoce de Juazeiro. | Foto: Reprodução

Mais um acidente de trânsito com vítima fatal no Cariri se constituindo o sexto no intervalo de sete dias na região. Por volta das 10 horas foi encontrado o corpo de Samuel Domingos da Silva, de 39 anos, que residia no Sitio Banco de Areia na zona rural de Missão Velha. Ele perdeu o controle e caiu com sua moto num penhasco quando trafegava pela estrada do Sítio Gameleira de São Sebastião naquele município. O cadáver estava em meio a vegetação e o veículo bem destruído.

No intervalo de uma semana já são seis mortes em decorrência de acidentes de trânsito na nossa região. Das anteriores foram duas em Santana do Cariri e as demais em Assaré, Antonina do Norte e Campos Sales. Veja essas:

SEXTA-FEIRA (19)
Evandro Ferreira de Mendonça, de 41 anos, colisão caminhão/Topic em Assaré.

SÁBADO (20)
Francisco Irinaldo Simão, de 42 anos, capotamento de caminhão Antonina do Norte
Jair Nunes da Silva, de 22 anos, o “Gordinho” queda de moto em Campos Sales.

DOMINGO (21)
Pedro Kauê Nunes Macário, de 19 anos, queda de moto em Santana do Cariri.
Paulo Henrique Claudino Martins, de 16 anos, queda de moto em Santana do Cariri.

Homem morto a tiros perto da UPA Lagoa Seca em Juazeiro respondia vários crimes


Ele usava tornozeleira eletrônica, era usuário de drogas e respondia diversos procedimentos criminais.
Demontier Tenório site miséria  

Eligueitton respondia crimes em várias cidades do Cariri. | Foto: Reprodução

O corpo do homem encontrado crivado de balas em Juazeiro foi identificado na Perícia Forense do Cariri. Era do carpinteiro Eligueitton Correia da Silva, de 34 anos, que residiu na Rua Marcelino Leite no centro de Milagres. O cadáver foi achado às 06h30min da última quarta-feira (24) na Rua Presidente Medici perto da UPA Lagoa Seca no bairro do mesmo nome.

Ele usava tornozeleira eletrônica, era usuário de drogas e respondia diversos procedimentos criminais. Dentre esses violência doméstica em Brejo Santo, tráfico de drogas, ameaça e violência doméstica em Milagres, roubo em Barbalha, além de lesão corporal no contexto de violência doméstica, roubo, danos qualificados na cadeia pública e furto em Juazeiro.

Atleta morre após acidente com moto em Várzea Alegre além de um idoso em Jardim

 

Três mortes em decorrência de acidentes de trânsito de ontem para hoje na região do Cariri, incluindo a de Missão Velha na manhã de quinta-feira
Demontier Tenório  site miséria  

Marcos Antônio morreu na manhã de hoje em Várzea Alegre. | Foto: Reprodução

Três mortes em decorrência de acidentes de trânsito de ontem para hoje na região do Cariri, incluindo a de Missão Velha na manhã de quinta-feira. Já às 7 horas desta sexta-feira, na Avenida Vicente Alves Costa ou BR-230 (Bairro Zezinho Costa) em Várzea Alegre, morreu o atleta Marcos Antônio Lopes de Aquino, de 18 anos, que ali residia. Ele pilotava uma moto Honda CG 125 de cor vermelha quando perdeu o controle ao tentar desviar um cão, subiu o canteiro central e bateu numa árvore.

OUTRO – Antes, por volta das 18 horas desta quinta-feira (25), o idoso Damião Antonio Luiz dos Santos, de 63 anos de idade, morreu num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Ele residia no Sítio Serra Olho D’água na zona rural de Jardim, onde se envolveu num acidente com moto. O mesmo foi socorrido ao hospital local e, devido a gravidade do quadro clínico, terminou transferido, mas não resistiu.

Plantação com quase 300 mil pés de maconha é encontrada em Acopiara

 

No local, os policiais encontraram uma plantação de aproximadamente três hectares, com cerca de 160 mil pés de maconha ainda cultivados.
Richard Lopes  site miséria   
Foto: Reprodução

Uma plantação com cerca de 290 mil pés de maconha foi encontrada pela Polícia Civil do Ceará na zona rural de Acopiara, na região Centro-Sul do estado. O cultivo ocupava uma área de quase três hectares e foi localizado durante uma operação realizada no Sítio Panelas.

De acordo com a Polícia Civil, aproximadamente 160 mil pés de maconha ainda estavam plantados, enquanto outros 130 mil pés já haviam sido colhidos, totalizando cerca de 290 mil pés da droga. A estimativa é de que a produção chegasse a cinco toneladas de maconha.

Durante a ação, os policiais também localizaram acampamentos utilizados pelos suspeitos para dar suporte ao cultivo. No local, foram encontrados indícios de que os responsáveis haviam deixado a área pouco antes da chegada das equipes, como alimentos sendo preparados.

| Clique aqui para acompanhar as notícias do M1 no WhatsApp!          

Os suspeitos conseguiram fugir e, até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar e localizar os responsáveis pela plantação.

Parte da droga já preparada para o consumo foi incinerada ainda durante a operação. Em seguida, as equipes deram continuidade à destruição do cultivo, realizando o desplantio e a queima dos 160 mil pés de maconha que permaneciam na área.

A operação contou com equipes do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPI-Sul), da 4ª Seccional do Interior Sul, da Delegacia Municipal de Acopiara e com o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Confira o vídeo: