Foto Reprodução |
Um casal foi assassinado na noite desta última terça-feira (15), na cidade de Tauá, no interior do Ceará. Eles foram mortos a tiros na frente da casa onde moravam, no loteamento Maravilha.
De acordo com informações da polícia, José Leandro Ferreira Mota, de 23 anos, e Maria Solange Oliveira, de 33 anos, chegavam em casa quando foram interceptados e baleados por dois homens em uma motocicleta.
A mulher morreu no local, e o companheiro dela ainda foi socorrido ao Hospital Regional Dr. Alberto Feitosa Lima, mas não resistiu. Além dos tiros, os criminosos atingiram Maria Solange com golpes de pedra.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública, as apurações iniciais apontam que a motivação do crime está relacionada com o envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas na região. A mulher tinha passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico, usuária de drogas e corrupção de menor; já o homem respondia por roubo e corrupção de menor.
Os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML de Tauá. Os suspeitos do crime fugiram e ainda não foram identificados.
Equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Perícia Forense estiveram no local realizando as primeiras buscas.
Com informações do G1 Ceará.
No Ceará, 32 cidades elegeram apenas uma vereadora; 6 das 184 câmaras têm mais mulheres que homens
Foto Agência Brasil |
O resultado das eleições municipais de 2024 trouxe cenário de avanço na representatividade feminina nas câmaras municipais do Ceará, apesar de, em muitas cidades, a presença das mulheres ainda ser restrita.
Eleitores de 32 municípios cearenses elegeram apenas uma vereadora para o legislativo municipal. Em alguns casos, a disparidade entre homens e mulheres alcança níveis críticos — como em Itapipoca, onde a única cadeira conquistada por uma mulher representa 5,5% do total de vagas da Câmara Municipal.
A paridade de gênero — ou mesmo uma composição formada majoritariamente por mulheres — também é algo distante da realidade política da ampla maioria das cidades cearenses.
A partir de 2025, 96,7% das câmaras municipais do Ceará serão formadas por uma maioria masculina. O que significa que, das 184 cidades cearenses, apenas seis escolheram mais mulheres do que homens.
Apesar disso, a presença das mulheres nas câmaras municipais teve um crescimento no Ceará. Das cadeiras disponíveis, 23,19% serão ocupadas por mulheres, o que equivale a 504 vereadoras — somadas, as câmaras municipais possuem 2.173 parlamentares.
O número de vereadoras eleitas em 2024 é superior à eleição de 2020, quando 410 mulheres foram eleitas para o cargo — equivalente a 18,7% de vagas. A representação feminina nos cargos teve um aumento de 22,9%.
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário