Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Brasil lança por ano 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano

 


Foto Martine Perret/ ONU

O Brasil é o oitavo país do globo e o maior poluidor da América Latina quando o assunto é o descarte de plástico no oceano. São 1,3 milhão de toneladas lançadas anualmente revela o relatório Fragmentos da Destruição: impacto do plástico à biodiversidade marinha brasileira lançado nesta quinta-feira (17), pela Organização não Governamental (ONG) Oceana. Esse volume representa 8% desse tipo de poluição em todo o planeta. 

De acordo com o oceanólogo e diretor-geral da Oceana, Ademilson Zamboni, o estudo foi pensado como uma ferramenta para dimensionar o problema da poluição plástica no país e deve impulsionar uma transição que supere o desafio ambiental, econômico e social causado pelo modelo atual. “O plástico que polui nossos mares chega lá por conta de um modelo de produção e descarte que precisa ser urgentemente substituído”.

O impacto dessa poluição sobre os ecossistemas e até sobre a alimentação humana são algumas das evidências observadas pelos pesquisadores, que constataram a ingestão de plástico em 200 espécies marinhas, das quais 85% estão em risco de extinção. Desses animais, um em cada 10 morreu em decorrência de problemas como desnutrição e diminuição da imunidade após a exposição a compostos químicos nocivos às espécies, descreve o relatório.

Com informações da Agência Brasil.

Mulher morre engasgada com pedaço de bolo, no Ceará

Foto Reprodução
 

Uma mulher de 45 anos morreu engasgada com uma fatia de bolo, no bairro Cidade 2000, em Fortaleza, nesta quinta-feira (17). Viviane Gomes Barros tinha problemas para mastigar, e acabou falecendo após tentar consumir o alimento.

A irmã da vítima, Veriane Gomes Barros, disse que as duas haviam ido a uma padaria para comprar bolo e pão. No caminho de volta para casa, Viviane decidiu comer um pedaço do bolo. Ela engasgou na frente de casa, e faleceu no local.

“Sempre que ela comia, ela se engasgava. Ela comprou um bolo e colocou uma fatia inteira na boca. Quando chegou aqui na porta [de casa], ela se engasgou. Eu ainda bati nas costas dela, mas ela desmaiou”, lamentou Veriane.

Uma ambulância foi ao endereço para socorrer a vítima, mas a mulher morreu no local. A mulher tinha problemas psiquiátricos e não tinha os dentes, então tinha problema para mastigar.

Veriane disse que a ambulância não demorou a chegar. Ela achava que a irmã tinha desmaiado, mas a mulher já tinha ido a óbito. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que a Polícia Civil investiga o caso.

“Somente após laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) será possível confirmar as causas da morte. O caso está a cargo da Delegacia do 15° Distrito Policial (DP)”, disse a nota da secretaria.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário