Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Açudes do Ceará começaram a sangrar mais cedo em 2025 após fortes chuvas

 

Fofo Honório Barbosa 

A quadra chuvosa representa um período importante no incremento das reservas hídricas no Ceará. A ocorrência e a distribuição das precipitações, porém, variam ano a ano de acordo com as condições meteorológicas de cada período. Em 2025, esse processo foi acelerado com mais de 10 açudes sangrando ainda em janeiro.

Conforme monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 12 barragens já ultrapassaram o limite neste ano, e atualmente nove continuam vertendo água, trazendo alívio e lazer para as populações do entorno.

Em comparação, o primeiro açude a sangrar no Ceará, em 2024, só começou a verter no dia 16 de fevereiro, o 47º daquele ano. Foi o Germinal, na cidade de Pacoti, na região do Maciço de Baturité.

Neste ano, o processo foi adiantado em um mês. Na noite do dia 15 de janeiro, o Açude Patos, em Sobral, foi o primeiro a verter. Em seguida, foi a vez do Forquilha, no município homônimo, na madrugada do dia 16.

A sangria precoce tem relação com as fortes chuvas que começaram a atingir o Estado mais cedo. Em vez de março ou abril, meses que marcam o período mais intenso da quadra chuvosa, eles começaram a transbordar mais cedo, ainda em janeiro.

Segundo dados do Calendário de Chuvas do Ceará, alimentado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em janeiro 91,5% acima do normal. A média histórica para o mês é de 99.8mm, mas choveram 191.1mm.

Veja a lista de açudes:sangrando 

Arrebita (Forquilha)

Caldeirões (Saboeiro)

Do Batalhão (Crateús)

Forquilha (Forquilha)

Gerardo Atimbone (Sobral)

Germinal (Pacoti)

Jenipapo (Meruoca)

São Pedro Timbaúba (Miraíma)

Sucesso (Tamboril)

Já sangraran

Carmina (Catunda)

Patos (Sobral)

Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral)

Os três últimos continuam na lista de reservatórios com volume superior a 90% da capacidade. Além deles, estão Acaraú-Mirim, Tucunduba, Tijuquinha e Cachoeira.

"Nos últimos 30 anos, o início de quadra chuvosa com essa situação favorável só ocorreu sete ou oito vezes. Lógico que isso varia de região para região, como a dos Sertões de Crateús, a única com volume abaixo de 20% de reservas, o que nos preocupa”, explicou o presidente da Cogerh), Yuri Castro, na apresentação do prognóstico da Funceme.

Por outro lado, outros 33 açudes monitorados pela Cogerh marcam volume inferior a 30%. Há um ano, eram 50.

Com informações do Diário do Nordeste.

Avião de pequeno porte cai, explode e causa morte de empresário na Bahia

Foto Reprodução/Redes Sociais
Um avião caiu e pegou fogo em uma área de difícil acesso do distrito de Cumuruxatiba, na cidade de Prado (BA), no fim da tarde dessa segunda-feira (10). Conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), um homem morreu carbonizado e outro ficou ferido.

Segundo o g1, o corpo encontrado nos destroços foi identificado sendo de Fredy Antônio Tanos Lopes, 70, nascido em Sete Lagoas, Região Central de Minas Gerais. Ele era dono de uma rede de laboratórios.

O corpo foi removido dos destroços por agentes da Brigada de Emergência Voluntária de Cumuruxatiba, e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, onde passará por necropsia.

Mario Gontijo, o ocupante que ficou ferido, é bioquímico, dono de laboratórios, professor do curso de medicina e ex-secretário de saúde de Eunápolis. Ele pilotava a aeronave no momento do acidente. Após a queda, Gontijo foi socorrido e transportado de helicóptero para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.

Ainda não há informações sobre o que pode ter causado a queda do avião. Testemunhas contaram que viram a aeronave voar baixo, atingir uma falésia e explodir.

As causas do acidente serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário