Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Índice de monitorados por tornozeleira eletrônica cresce 206% em dois anos no Ceará

Objetivo é tentar conter e até reduzir a superlotação nas unidades prisionais que, atualmente, chegam a ter excedente populacional carcerário de 100%

Atualmente, dos 4.876 monitorados, 2.497 são da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). — Foto: José Leomar / Sistema Verdes Mares
Atualmente, dos 4.876 monitorados, 2.497 são da Região Metropolitana de Fortaleza

De julho de 2017 a julho de 2019, houve uma crescente no número de pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica no Ceará. Há dois anos, eram 1.589 tornozeleiras ativas e, no último mês, o número registrado já era de 4.876. Os números da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) mostram que, historicamente, o sexo masculino ocupa 85% deste público.
Atualmente, dos 4.876 monitorados, 2.497 são da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 702 provenientes das audiências de custódia e 1.677 do interior do Ceará. Em sua maioria, os monitorados foram beneficiados por meio de medidas cautelares.
Conforme a SAP, para cada monitorado hipossuficiente o governo do Ceará desembolsa, por mês, R$ 169. A Secretaria ressalta que um preso recolhido em alguma unidade prisional pode chegar a custar, no mesmo período, mais de R$ 2 mil: "O monitoramento é uma ferramenta integrada entre as forças de segurança e o poder judiciário para garantir o direito à progressão do apenado, diminuir a população carcerária e os custos de manutenção do preso, além de oportunizar uma nova chance à pessoa condenada".

Gusttavo Lima anuncia pausa na carreira em 2020

No término da Festa do Peão de Barretos (SP), na manhã deste ultimo domingo (25), o cantor Gusttavo Lima anunciou uma pausa na carreira no próximo ano para se dedicar à família. A companheira dele, a modelo Andressa Suíta, acompanhou a apresentação no Parque do Peão.
“A partir de 2020 eu vou dar uma parada na minha agenda, uma reduzida no número de shows. Vou fazer 10, 12 shows por mês, para dar atenção para o que mais significa na minha vida depois deles. Meus filhos já estão com 1 e 2 anos. Nem tudo na vida é trabalho, é dinheiro. Chegou a hora de dar uma acalmada”, declarou o cantor.
O sertanejo amanheceu na arena do Parque do Peão pelo terceiro ano consecutivo e serviu até petisco para os fãs que estavam mais próximos do palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário