Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 8 de março de 2017

Juazeiro do Norte decreta situação de emergência por causa das chuvas

http://blogs.diariodonordeste.com.br/cariri/wp-content/uploads/2017/03/Defici%C3%AAncias-em-constru%C3%A7%C3%A3o-prejudica-teatro-Marquise-Branca-2c-neste-inverno.-2.jpeg
Teatro Marquise Branca foi inundado pelas águas

Juazeiro do Norte. A Prefeitura deste município declarou ontem, dia 06, “situação anormal”, caracterizada como Situação de Emergência. Diversas áreas da cidade foram afetadas por intensas precipitações pluviométricas. O decreto será por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O gestor municipal, Arnon Bezerra, considera que as intensas chuvas ocorridas entre os dias 23 do mês de fevereiro e 1º de março, com uma média de precipitação de 150 mm, causaram danos econômicos e sociais, afetando diretamente moradores, e ainda perdas ao patrimônio e ao serviço público, decorrentes da precipitação de chuvas.

Os locais mais atingidos, conforme levantamento técnico, estão os bairros São José, Novo Juazeiro, Pio XII, Aeroporto, Timbaúbas, Betolândia, Frei Damião, Antônio Vieira, João Cabral, São Miguel, Tiradentes, Lagoa Seca, Jardim Gonzaga, Vila Nova, São Francisco, Pedrinhas, Carité, Horto e Limoeiro; e os sítios Popó, Leite e Taquari.

Nas localidades apontadas, se torna urgente a realização de obras, recuperação de vias públicas, implementação de ações assistenciais e de socorro para minimizar os impactos sentidos pela população.

Também de acordo com a Resolução nº 03, do Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC, a intensidade deste desastre pode ser dimensionada como Nível II e ainda a Instrução Normativa nº 02 de 20/12/2016, do Ministério da Integração Nacional, que estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios.

Como critérios agravantes da situação de anormalidade, está a perspectiva de continuidade de chuvas, com o consequente agravamento do quadro retratado, a possibilidade da ocorrência de surtos das doenças de veiculação hídrica, o baixo senso de percepção de risco das comunidades locais, agravando a qualidade de vida da população e gerando clima de tensão social.

A Diretoria de Defesa Civil do Município de Juazeiro do Norte, diante da situação de emergência, está mobilizada, em parceria com as Secretarias Municipais de Infraestrutura, de Saúde, de Desenvolvimento Social e do Trabalho, da Cidade e da Segurança Pública e Cidadania, com a imediata execução de plano emergencial de resposta aos desastres e socorro à população.



Fonte Diário do Nordeste

Açudes da Grande Fortaleza transbordam e reacendem esperança de quem sofre com a seca

Dois açudes sangraram na Região Metropolitana de Fortaleza (FOTO: Reprodução TV Jangadeiro)



Dois açudes da Região Metropolitana de Fortaleza sangraram no final de semana. A cena é de encher os olhos e reacender a esperança de quem sofre há anos com a estiagem.

A equipe de reportagem do Jornal Jangadeiro, da TV Jangadeiro/SBT, foi até Maranguape para ver de perto a barragem do Açude Maranguapinho, que sangra desde o final de semana. Foi registrada a queda d’água que é de emocionar.

Quem mora próximo ao local, aproveita para se divertir com banhos e pescaria. “Tá muito bom para pescar. E, se chover, aí é que vai ficar bom mesmo”, fala um pescador que estava no local. 

Em Maracanaú, a alegria da população é ver a queda d’água sobre a barragem do Açude São João do Pitaguary, que fica dentro da reserva indígena. O lugar estava bonito na sexta-feira (3).

Nesta terça-feira (7), a cheia diminuiu um pouco, mas ainda atrai curiosos. Muitos aproveitaram para registrar o momento. O Açude Gavião, em Pacatuba, está com 87,9% da capacidade total. O Tijuca, em Baturité, está com 67,4%. E o Cauipe, em Caucaia, com 41,7%. É o resultado das chuvas registradas em fevereiro, no Ceará.

Segundo a Funceme, foram 157,2 milímetros. São 32,8% acima da média histórica para o período. Mas o sinal de alerta hídrico para a região metropolitana continua.



Fonte Tribuna do Ceará

Reforma da Previdência não terá calendário especial, informa Eunício Oliveira


O projeto de reforma da Previdência, que chegará ao Senado após passar pela Câmara dos Deputados, não terá um calendário especial de tramitação, informou nesta terça-feira (7) o presidente do Senado, Eunício Oliveira. De acordo com o senador, a proposta seguirá o trâmite normal na Casa.

— Assim que chegar da Câmara, nós daremos a celeridade que ela precisa para resolver essa questão definitivamente. Não vamos fazer calendário especial. Vamos fazer o trâmite normal — disse.

Ao encaminhar a proposta de reforma da Previdência para o Congresso, o governo sugeriu uma idade mínima de 65 anos para que homens e mulheres se aposentem. Há uma regra de transição prevista, porém, para homens com 50 anos e mulheres com 45 anos ou mais. Para Eunício, a reforma é necessária, mas precisa garantir os direitos adquiridos.

— O fato é que todos nós sabemos é que o Brasil precisa ter uma nova previdência. Com regras de transição claras que não prejudiquem os direitos adquiridos — apontou.

 
Fonte Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário