Geralmente quando pensamos em animais assassinos lembramos logo lembramos dos, grandes felinos, jacarés e crocodilos. Mas a BBC Brasil conta que existem outros assassinos no mundo animal que são bem menos conhecidos.
1. Tênia
Esses aniamis causam uma doença intestinal chamada teníase, transmitida pelo ovo das larvas. A doença é contraída pela ingestão de alimentos como carne de porco ou bovina contaminadas e que não foram bem cozidas. A transmissão pode ocorrer também pelo contato com fezes ou água contaminados. Segundo a publicação, a tênia presente na carne de porco pode causar graves dores de cabeça, cegueira e até a morte.
2. Lombriga intestinal
Esse verme vive nos intestinos e espalha seus ovos por meio de fezes infectadas causando A ascaridíase é causada pela ingestão desses ovos. Isso pode ocorrer quando a pessoa leva à boca dedos ou mãos contaminadas ou consome frutas e verduras que não foram cozidos ou lavados ou não tiveram as cascas retiradas cuidadosamente. A BBC explica que pessoas afetadas por esta lombriga não apresentam sintomas, mas as infecções mais graves podem causar bloqueio intestinal e afetar o crescimento de crianças.
3. Caramujo de água doce
Neste caso, refere a publicação, os assassinos não são os caramujos, mas sim os parasitas que ele carrega. O contato com os caramujos de água doce pode causar a esquistossomose. É a segunda doença parasitária mais devastadora em países tropicais, ficando atrás apenas da malária.
4. Barbeiro
O barbeiro (Triatoma infestans) é o inseto que transmite a doença de Chagas. É um inseto hematófago e é encontrado apenas nas Américas. A reportagem esclarece que ao picar a pessoa para sugar o sangue, o intestino do barbeiro se incha e obriga o inseto a defecar, depositando parasitas na pele da vítima. Quando a pessoa se coça com o parasita, o Trypanosoma cruzi, penetra na pele.
5. Mosca tsé-tsé
A mosca tsé-tsé transmite o tripanossoma causador da doença do sono. Uma doença que afeta principalmente pessoas pobres em áreas rurais e remotas da África e, se não for tratada, pode matar. Nas últimas etapas da infecção os parasitas entram no fluxo sanguíneo do cérebro e infectam o sistema nervoso central, causando confusão, falta de coordenação e a perturbação do ciclo do sono, sintoma que acabou dando o nome à doença.
6. Cachorros
A OMS indica que as mordidas de cachorros causam a maioria das mortes por raiva entre humanos, com dezenas de milhares de casos registrados por ano. A raiva é uma doença viral infecciosa que afeta animais domésticos e selvagens e é transmitida para humanos através de mordidas ou arranhões, geralmente pelo contato com a saliva do animal. Se não for tratada quase sempre é fatal.
Isso é o que acontece quando uma mosca pousa em sua comida. Confira o vídeo
Alguma vez você já se perguntou o que uma mosca faze quando ela cair em sua comida? Seja qual for a resposta, isso pode te surpreender.
Pesquisadores, em um estudo recente, reuniram alguns participantes e lhes perguntaram: "se você estivesse em um restaurante , qual bicho lhe faria derrubar o garfo: roedores, baratas, moscas, formigas ou cobras?". O resultado? 61% dos participantes optaram pelas baratas, e é agora que vem a parte surpreendente: os cientistas alertam que moscas são duas vezes mais propensas a espalhar germes do que o temido inseto, especialmente aquelas moscas onipresentes e difíceis de matar.
Mas por que elas são mais “sujas” que as baratas? Acontece que as moscas comem algumas das coisas mais nojentas que você pode imaginar: fezes, lixo em geral, e animais se decompondo. Além disso, as moscas são incapazes de mastigar, isto é, para poder comer, elas cospem enzimas que dissolvem o alimento.
As bactérias e vírus que ficam presentes no corpo das moscas, e não as enzimas, podem transmitir várias doenças.
Esses insetos só precisam tocar suas pernas ou minúsculos pelos do corpo na sua comida durante um segundo ou menos para transferir uma gama de germes de todas aquelas coisas muito desagradáveis que eles comem para a sua comida.
Entre as doenças que as moscas podem transmitir estão a cólera, disenteria e febre tifóide.
Portanto, se você vir moscas rodeando ou sobre determinado alimento, é melhor não comer.
Via Mistérios do Mundo

Nenhum comentário:
Postar um comentário