Web Radio Cultura Crato

sábado, 30 de janeiro de 2016

GM vai demitir 800 trabalhadores com contratos suspensos


Imagem relacionadaA General Motors iniciou processo de demissão de cerca de 800 trabalhadores da fábrica em São José dos Campos (SP) que estavam com contratos de trabalho suspensos desde agosto do ano passado diante da fraqueza do mercado brasileiro de veículos. A companhia vai começar a enviar comunicados aos funcionários a partir desta sexta-feira (29), último dia útil do prazo de cinco meses acordado pela montadora com o sindicato local na Justiça do Trabalho em Campinas (SP), informou a montadora. "O processo [de demissões] já foi iniciado e os empregados devem receber comunicados amanhã", afirmou uma representante da companhia à agência de notícias Reuters. "A GM vai seguir o que foi acordado na Justiça", acrescentou. Procurado, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região não pode comentar o assunto de imediato. A GM não informa o total de funcionários da fábrica em São José dos Campos. Segundo o sindicato, a montadora emprega cerca de 5.000 funcionários fábrica. No Brasil, a companhia tem cerca de 18 mil trabalhadores. Além do layoff em São José dos Campos, a GM tem trabalhadores com contratos suspensos em outras unidades como Gravataí (RS) e São Caetano do Sul (SP), cujos prazos vencem no primeiro semestre.

Cidade no interior de MG tem todos os vereadores presos por corrupção


A pequena cidade de Centralina (MG), com seus 10 mil habitantes e localizada a 669 quilômetros de Belo Horizonte, vive um situação inusitada: todos os seus nove vereadores foram presos preventivamente suspeitos de corrupção.
Eles são investigados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Uberlândia acusados de desvio de dinheiro público.
Segundo a investigação, todos os nove vereadores eleitos para legislatura que termina este ano fraudaram notas fiscais para justificar recebimento de diárias de viagens que nunca foram feitas.
Quatro deles foram presos na semana passada, na primeira etapa da investigação que recebeu o nome de "Viagem Fantasma" e renunciaram aos cargos.

Brasil tem 455 mil pessoas em tratamento contra o HIV


Só em 2015, 81 mil pessoas começaram a usar medicamentos antirretrovirais para tratamento de HIV, totalizando em 455 mil o número de pacientes em terapia contra o vírus da Aids no país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da campanha de prevenção contra DST e Aids para o Carnaval 2016. O governo destacou que o número de pessoas em tratamento quase dobrou de 2009 para 2015, passando de 231 mil para os atuais 455 mil. Segundo o ministério, 91% dos brasileiros que estão em tratamento há pelo menos 6 meses apresentam carga viral indetectável no organismo, ou seja, têm níveis tão baixos de HIV que o vírus nem é detectado por exames. Pessoas nessa situação também não são capazes de transmitir o vírus. O número de testes realizados também subiu: foram 9,6 milhões de testes de janeiro a setembro de 2015, 22% a mais do que os 7,8 milhões realizados na mesma época de 2014. O objetivo do governo é que, até 2020, o Brasil alcance a meta estabelecida pela ONU, conhecida como 90-90-90: testar 90% da população brasileira, tratar 90% dos comprovadamente infectados e conseguir que 90% dos pacientes apresentem carga viral indetectável.
Campanha de Carnaval: A campanha de prevenção contra DST e Aids par ao carnaval começou a ser veiculada nesta quarta-feira (27) e vai até o dia 6 de fevereiro. O slogan é "Deixe a camisinha entrar na festa". Na Quarta-feira de Cinzas, a campanha reforçará as informações sobre a profilaxia pós-exposição (PEP), também conhecida como "pílula do dia seguinte" do HIV. A estratégia pode ser usada por pessoas que tenham sido expostas ao vírus HIV - tanto profissionais da saúde que tiveram contato com o sangue de soropositivos por acidente quanto pessoas que tiveram relações sexuais de risco - para impedir que o vírus se instale no organismo. A estratégia só funciona se iniciada até 72 horas após a exposição.

Vírus Zika se espalha de forma explosiva e nível de alerta é máximo, diz OMS



O alerta mundial foi lançado. Através do Twitter, a Organização Mundial de Saúde anunciou uma reunião de emergência no próximo dia 1º de fevereiro para determinar se o surto do vírus constitui uma emergência sanitária de alcance internacional.

anúncio foi dado pela diretora-geral da instituição, Margaret Chan, que diz que a epidemia está "se propagando de forma explosiva" no continente americano.

agência noticiosa Reuters acrescentou que existem entre três a quatro milhões de pessoas infectadas com o vírus.

A OMS dedicou uma sessão do conselho executivo, que acontece nesta semana em Genebra, ao surto do vírus Zika, que afeta mais de vinte países na América Latina. A situação mais grave é a do Brasil, onde o ministério da Saúde estima a ocorrência de entre 497.593 e 1.482.701 casos em 2015, incluindo 3.893 casos de microcefalia.

Também em Portugal, recorde-se, foram confirmados cinco casos esta semana, todos eles importados do Brasil, havendo no entanto um outro caso em análise de uma pessoa que voltou da Colômbia.

O vírus Zika foi detetado pela primeira vez na década de 40, em 1947, em macacos-rhesus na floresta Zika, no Uganda. Recorde-se que este é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infectados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos. Não se transmite de pessoa para pessoa.

Com informações de noticiasminutoaminuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário