Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CEARÁ: Treze servidores foram expulsos; dois deles por preguiça


Relatório anual da Controladoria Geral da União (CGU) aponta a expulsão de 13 servidores federais cearenses em 2015. Atos de corrupção (5), preguiça (2), abandono de cargo, faltas ou acumulação de cargos ilicitamente (4) e outros (2) são as causas mais recorrentes de expulsões. O relatório, divulgado na última quarta-feira, 6, não informa em que órgãos os servidores trabalhavam. 
Em todo o País, 541 agentes públicos foram punidos no ano passado. De acordo com o Governo, o principal motivo por trás das expulsões foi a comprovação da prática de atos relacionados à corrupção, com 332 das penalidades aplicadas, o que significa 61,4% do total. 
Abandono de cargo, faltas ou acumulação ilícita de cargos vêm na sequência, com 138 dos casos. Por fim, preguiça e participação em gerência ou administração de sociedade privada também causaram expulsões.
Do total, 447 foram demissões de servidores efetivos; 53 foram cassações de aposentadorias; e 41 destituições de ocupantes de cargos em comissão.
Conforme a CGU, esses dados não incluem empregados de empresas estatais, como a Caixa Econômica Federal, Correios, Petrobras e outros.
Desde 2003, o Governo Federal acumula 5.659 expulsões de servidores. Nos últimos 12 anos, os Estados com número mais elevado de punições foram Rio de Janeiro (980), São Paulo (600) e Distrito Federal (705). 
As pastas com maior quantidade de funcionários expulsos foram o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Justiça (MJ).
A Controladoria também mantém o Cadastro de Expulsões da Administração Federal (CEAF), disponível no Portal da Transparência do Governo. A ferramenta permite consultar, de forma detalhada, a punição aplicada ao servidor, órgão de lotação, data da punição, a Unidade da Federação (UF) e fundamentos legais. 
Punições
Os servidores expulsos e que forem enquadrados na Lei Ficha Limpa ficam inelegíveis por oito anos. Dependendo da infração, ficam impedidos de voltar a exercer cargo público. 

As comprovações de irregularidades são certificadas após Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conforme Lei nº 8.112/1990. 
Serviço 
Portal da Transferência

Médico é assassinado ao sair de plantão em UPA do Rio


Helder Dias da Costa Tomé Júnior foi assassinado na noite de sexta (8) (Foto: Reprodução / Internet)Helder Dias da Costa Tomé Júnior foi assassinado
na noite de sexta (8) (Foto: Reprodução / Internet)
Um médico foi assassinado em depois de sair de um plantão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio, na noite desta sexta-feira (8). Ele foi vítima uma tentativa de assalto e foi baleado mesmo depois de entregar o carro, como mostrou o RJTV 1ª edição.
O crime aconteceu no início da noite na Rua Samoa com a Coronel Vieira, em Irajá, no Subúrbio do Rio. Segundo testemunhas, dois homens abordaram o médico quando ele reduziu a velocidade para passar num quebra mola.
Os dois jovens, aparentemente menores de idade, renderam a vítima com uma arma. Quando saia do carro, o médico Helder Dias da Costa Tomé Júnior, foi baleado por um dos criminosos e morreu na hora.
Agentes da Divisão de Homicídio fizeram perícia no local. Os investigadores estão analisando imagens de câmeras de segurança e buscando informações com testemunhas que viram a tentativa de assalto.
Fonte: G1

Suspeito deixa celular cair durante fuga e fotos ajudam PM a localizá-lo


Fotos em celular do suspeito ajudaram a polícia a localizá-lo (Foto: Facebook/Reprodução)Fotos em celular do suspeito ajudaram a polícia a localizá-lo (Foto: Facebook/Reprodução)
Polícia Militar do Ceará descobriu fotos de um arsenal no celular do suspeito de atirar na cabeça de um policial durante troca de tiros em Jaguaretama, no interior do Ceará, nesta quinta-feira (7). Com as fotos e informações no aparelho, a polícia localizou e prendeu o suspeito na noite desta sexta-feira (8). Segundo a PM, o celular caiu durante uma fuga, após um assalto na zona rural do município, após a chegada de policiais ao local.
Policial Hudson, baleado na cabeça, segue internado no IJF (Foto: Arquivo pessoal)Policial Hudson, baleado na cabeça, segue
internado no IJF (Foto: Arquivo pessoal)
Ainda de acordo com a PM, as fotos no celular do suspeito revelam que ele tinha acesso a um "arsenal de guerra", incluindo dois fuzis AK-47, coletes à prova de bala, munição, pistolas e roupas parecidas com as usadas por policiais.
"São armamentos típicos de quem faz assalto a banco, carro-forte e grande crimes. Com um bando com acesso a toda essa variedade de armas, até os policiais enfrentam dificuldade no combate", afirma um policial que não quer se identificar.
Além das imagens, o celular continha conversar sobre planos de assaltos a bancos em cidades do Ceará, segundo o policial.
Entre os crimes, o homem que deixou o celular cair é apontado como líder da quadrilha que manteve uma família refém na zona rural de Jaguaretama, na noite de 7 de janeiro. Os policiais foram chamados ao local e trocaram tiros com o bando. Hudson Danilo de Oliveira, de 26 anos, segue internado no Instituto Doutor Frota, em estado grave de saúde.
Fonte: G1 

Juiz de futebol é morto após um jogo no município de Icó (CE)

O plantão de polícia registrou na tarde de hoje (10) mais um homicídio a bala no município de Icó (CE). A vítima foi um homem identificado apenas como Damião, conhecido também por Chevrolet que já tinha passagem pela polícia. 

Segundo informações de populares o rapaz se envolveu numa confusão após apitar uma partida de futebol e acabou sendo executado dentro do veículo. A Polícia Civil abriu investigação para apurar o caso..lindomarrodrigues.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário