O Detran-Ceará autuou uma média de 24 motoristas por dia com a Lei Seca em 2015. A informação é da assessoria de imprensa do órgão, em clima de balanço. Com isso, segundo o órgão, a redução do número de acidentes em 37% com vítimas fatais nas rodovias do Estado em relação a 2014. Também uma queda de 20% em relação a acidentes com motos e 17% com carros.
O aumento na fiscalização com o uso do bafômetro ajudou na redução os acidentes com vítimas fatais, de acordo com o órgão. Outro fator que contribuiu foi o peso da multa, que ficou mais cara.
Ainda de acordo com o Detran, o veículo do condutor autuado por blitz da Lei Seca não é necessariamente apreendido. O motorista que comprovar, pelo teste do bafômetro, não ter álcool no sangue pode conduzir o veículo para o motorista autuado. Todos os flagrados pela Lei Seca respondem a processo administrativo, pagam multa de R$ 1.957,00, tem a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por 12 meses e ainda devem fazer curso de reciclagem.
Blog do Eliomar
Padre belga é investigado por suposto abuso sexual de crianças no Ceará
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) investiga, com o Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas, na Bélgica, supostas práticas de abusos sexuais cometidas por um padre belga contra crianças do Ceará e do país europeu. Computadores e documentos relativos a doações de imóveis para testemunhas do caso foram apreendidos nesta sexta-feira, 8, em três endereços de imóveis do suspeito, em Fortaleza e Caucaia.
Segundo o MPF, o material foi apreendido mediante mandados de busca e apreensão e será periciado pela Polícia Federal. Após a conclusão dos elementos, o resultado será encaminhado ao tribunal belga. As denúncias da possível prática do padre são puníveis tanto no Brasil como no país dele de origem.
Acordo
A investigação do caso foi facilitada pela assinatura de um acordo de cooperação internacional entre os dois países. Representantes do tribunal belga estiveram em Fortaleza no ano passado, nos dias 5 e 6 de novembro, e acompanharam depoimentos de testemunhas do caso.
As audiências, realizadas pelo MPF, tiveram a participação da procuradora Federal em Bruxelas Lieve Pellens, do juiz de Instrução do Tribunal em primeira instância de Bruxelas Patrick Gaudius; do Comissário de Polícia Federal Judiciária de Bruxelas Wernher Audenaert, do inspetor principal da Polícia Federal Judiciária de Bruxelas Peter Dewaele e do policial Kurt Boudry.
Redação O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário