Web Radio Cultura Crato

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Pesquisa revela que extrato de planta nordestina ajuda no combate ao Aedes


A nova arma contra o Aedes aegypti pode estar nas plantas da caatinga. Um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) estuda o uso de duas espécies vegetais encontradas no Nordeste brasileiro para a eliminação de larvas do mosquito transmissor da dengue e dos vírus zika e chikungunya.
Testes preliminares feitos com óleos extraídos da umburana e da cutia mostram que os componentes dessas árvores são capazes de eliminar 50% das larvas do Aedes nos seus criadouros, antes mesmo de ele completar seu desenvolvimento e representar uma ameaça real à saúde humana. Os especialistas planejam realizar novos experimentos para compreender melhor a ação do biopesticida sobre o inseto e encontrar formas de aumentar a eficiência do composto.

Válvula quer servir como vasectomia que liga e desliga


Válvula Bimek SLVUm novo implante promete ser capaz de interromper temporariamente o fluxo de espermatozoides em um homem. Com isso, o resultado seria parecido com uma vasectomia que pode ser controlada. A ideia veio de um alemão chamado Clemens Bimek. Ele afirmou em entrevistas que vem pensando em como desenvolver esse implante há 20 anos. Foi enquanto assistia a um documentário sobre métodos contraceptivos que a ideia veio à sua mente. De maneira simples, o implante é como uma válvula que permite o fluxo de espermatozoides ou não. 
Bimek passou a investir no projeto depois de ver que não havia uma patente registrando um método parecido de contracepção masculina. Bimek é, por profissão, um carpinteiro. Isso trouxe alguns problemas a ele. "Muitos dos médicos que consultei não me levaram a sério. Mas,  outros me encorajaram a continuar e me ajudaram com seus conhecimentos", disse ele em uma entrevista ao noticiário alemão Spiegel. A válvula não foi somente desenvolvida, como entrará em fase de testes ainda neste ano. A válvula será implantada em 25 homens. O nome do produto é Bimek SLV. 
Fonte:  EXAME.com

Facebook: Marido esquarteja mulher após descobrir que ela usava o site


Uma mulher foi assassinada e esquartejada após seu marido descobrir que ela havia feito uma página no Facebook em Olinda (PE). De acordo com a família da vítima, o homem era muito ciumento e não permitia que a mulher usasse redes sociais. O corpo de Flávia Maria do Nascimento, de 33 anos, foi encontrado em uma casa em construção nos fundos da residência onde ela morava com a família. Segundo vizinhos, a mulher era uma pessoa tranquila e não se envolvia em confusão no bairro. O beco onde o crime aconteceu foi fechado. Lá dentro, existe um conjunto de casas. De acordo com a polícia, quando as equipes chegaram ao endereço encontram os sacos fechados e desconfiaram porque havia sangue no local. O crime teria sido praticado pelo companheiro dela, Flávio Machado de Lima, que fugiu. O DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) não cravou a motivação do crime. Porém, para a família não há dúvidas de que o assassinato foi motivado por ciúmes, informou a irmã da vítima.  — Ela não podia ter face [Facebook] que ele rastreava, Whatsapp, que ele rastreava também. Tudo que ela falava ele sabia. Os vizinhos disseram que o homem se irritou ao descobrir que a vítima tinha feito uma página no Facebook. O casal estava junto havia seis anos. Lima ajudava a criar o filho de Flávia, que tem sete anos e sofre de paralisia cerebral. A criança não teria presenciado o crime. A faca do tipo serra e uma foice foram apreendidas pela perícia.camocimimparcial.

Crise: 1.400 jornalistas demitidos em 2015


Enquanto os grandes jornais alardeiam manchetes catastrofistas prevendo uma crise de desemprego este ano no país, foram eles próprios que deram início ao processo no ano passado. Mais de 1.400 jornalistas foram para a rua em 2015, segundo levantamento recente do portal Comunique-se, que compreendeu também o fechamento de vários meios de comunicação no país. As empresas alegaram, naturalmente, cortes orçamentários e reformulações, com maior destaque para a Infoglobo, responsável pelos impressos do grupo Roberto Marinho.
Os jornais O Globo, Extra e Expresso demitiram pelo menos 185 funcionários ao longo do período, sendo 40 jornalistas da redação dos diários cariocas apenas em dezembro. O Diário de Pernambuco foi outro campeão, dispensando 130 funcionários apenas em março de 2015. O grupo Estado de S. Paulo não ficou atrás: somando Rádio Estadão e o jornal Estado de S. Paulo foi irresponsável por 97 demissões em 2015. O grupo Bandeirantes demitiu outros 80. E a Petrobras também entrou na história, já que desempregou nada menos do que 500 profissionais de comunicação, assim como a NBS, que anunciou o desligamento de 40 pessoas em fevereiro do ano passado.

Roberto Pessoa acusa Camilo Santana de ser governador "papo furado" e de abandonar o Cariri



“É um governador papo furado. Sua humildade é uma enganação. Em um ano de governo abandonou sua própria terra, o Cariri. A Segurança Pública e a Saúde neste estado vão de mal a pior”.

A declaração partiu, nesta segunda-feira (11), do ex-prefeito do Município de Maracanaú, Roberto Pessoa, ao tecer severas críticas ao governador Camilo Santana (PT). Pessoa também fez referências ao antecessor de Santana no Palácio da Abolição, o ex-governador Cid Gomes. “Ele quebrou o Ceará para eleger Camilo”, disparou o político em entrevista ao programa “Cearanews”, na Rede Plus FM.

Roberto Pessoa citou vários casos em que mostra que a Região do Cariri hoje enfrenta sérias dificuldades em setores como Saúde e Educação. Exemplo disso é a greve dos profissionais da rede de Ensino Público, cuja paralisação dos professores da Universidade Regional do Cariri (Urca) bateu o recorde no País em termos de duração.

Citou também o fechamento da Casa de Saúde Santa Tereza, na cidade do Crato, especializada em tratamento psiquiátrico,por absoluta falta de recursos financeiros. O fato foi denunciado pelo Jornal do Cariri na edição desta semana.

Em relação ao Hospital Regional do Cariri (HRC), conforme Pessoa, há sérios problemas no atendimento em diversas especialidades. “O setor de ortopedia, por exemplo, é um deles, pois só funciona sexta, sábado e domingo. Se a pessoa quebrar o pé numa segunda-feira ou na terça, vai ter que esperar o fim de semana chegar para ser atendido”.

Segundo o ex-prefeito de Maracanaú, depois de um ano à frente do governo estadual, Camilo Santana tem se calado diante de muitas dificuldades, por conta de sua fidelidade ao ex-governador Cid Gomes. “Ele (camilo) não diz publicamente que recebeu o Ceará completamente quebrado financeiramente. Cid quebrou o Ceará para elegê-lo. Toda obra no Ceará no governo anterior teve pagamento de propina, de 10 a 20 por cento. Foi assim que ele, Cid Gomes, quebrou o Estado. Houve roubo”.
 
Via Cearanews 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário