Web Radio Cultura Crato

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Importante: 6 Dicas para reconhecer um ataque cardíaco antes que ele aconteça


Na sociedade atual, em que o número de obesos aumenta, bem como o consumo de produtos industrializados, ricos em gorduras, açucares e sal, não é incomum que muitos sofram com problemas cardíacos. Ataques cardíacos são um risco real e presente e todo cuidado é necessário para evitá-los.
Segundo o Ministério da Saúde, o infarto do miocárdio é uma das principais causas de morte no Brasil, ocorrendo cerca de 400 mil casos de ataques cardíacos com aproximadamente 70 mil mortes por ano.
E, como quem avisa, amigo é, resolvemos dar algumas dicas fáceis de como saber se você ou alguém próximo está na iminência ou correndo risco de ter um ataque cardíaco.
1. Fadiga
Em outras palavras, aquele cansaço sem causa aparente. Isso acontece por causa do estreitamento das artérias, fazendo com que o coração receba menos sangue do que está acostumado e forçando-o a trabalhar mais que o normal. Por conta disso, a pessoa sente-se cansada e sonolenta o tempo todo.
2. Falta de ar
ataque_cardiaco2Quando o coração bombeia menos sangue, o pulmão tem mais dificuldade de transportar o oxigênio e, consequentemente, há menos oxigênio para si próprio. Ambos os órgãos funcionam em conjunto, logo, se um não funciona bem, o outro também falhará em suas tarefas. Sentir falta de ar sem motivo aparente não é nada bom e deve-se recorrer o mais rápido possível ao médico.
3. Fraqueza
ataque_cardiaco3Quando se sente fraqueza repentina, é porque as artérias não estão permitindo a circulação sanguínea adequada pelo corpo. Os músculos, sem a quantidade necessária de nutrientes e oxigênio transportados pelo sangue, ficam mais fracos, podendo provocar, inclusive, quedas.
4. Tontura e suor frio
ataque_cardiaco4A má circulação do sangue pelo corpo afeta também o cérebro, provocando a sensação de tontura e é comum se sentir desengonçado e desastrado, como uma má coordenação repentina dos movimentos. NUNCA ignore este sintoma, pois sua vida pode estar em risco.
5. Pressão no peito
3825475jQuando se está tendo os sintomas de um princípio de ataque cardíaco, é normal que se sinta (ou que venha se sentindo) dor ou uma pressão do lado esquerdo do peito. A má notícia é que esses sintomas só aumentam até o momento em que o ataque em si ocorra.
6. Ter sintomas de resfriado ou gripe
Esse é um sintoma estranho, mas que pode ocorrer em algumas pessoas. Quando se tem os mesmos sintomas de um resfriado, do nada, pode significar que um ataque cardíaco é iminente. Sabe-se que há pessoas que já se queixaram de ter tido sintomas de resfriado antes dos seus ataques ocorrerem.
—Se você ou alguém próximo possui alguns desses sintomas, procure a ajuda médica o mais rápido possível, pois, em muitos casos, é possível que se saia do quadro com nenhuma ou poucas consequências importantes.
Fontes: NHI, Medicine Net 

Prestes a estrear em novela da Globo, filho de Shaolin fala sobre morte do pai


O humorista Francisco Veloso, conhecido como Shaolin, morreu nesta quinta-feira (14). Em entrevista ao 'Encontro com Fátima Bernardes', o filho do ator, Lucas Veloso afirmou que a morte do pai foi uma surpresa para toda a família. "Ele estava muito bem. Poucas horas antes da ida dele, a gente descobriu uma infecção que veio do pulmão e tinha possibilidade de espalhar para os outros órgãos. Quando ele foi para a UTI, já tinha afetado outros órgãos, deu infecção generalizada. O que eu sinto agora, após uma vida inteira, após quase 20 anos convivendo com um paizão, com um humorista maravilhoso, eu sinto mau humor. E a lição que ele deixou para mim é que não importa a desgraça, a gente sempre pode fazer graça", disse ele, que está prestes a estrear como ator na novela 'Velho Chico', da Globo.

8 alimentos que fazem bem ao coração


A mudança dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos são os primeiros passos para uma vida mais saudável, pois além da qualidade de vida, garantem também a saúde do órgão mais importante: o coração. "Ao consumir gorduras de origem animal em excesso, alimentos industrializado que contém gordura trans, frituras e carboidratos refinados o organismo automaticamente predispõe o acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que dificulta a passagem de sangue e aumenta a pressão arterial e o risco de infartos e AVC", afirma Marcelo Sobral, cirurgião cardíaco do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Sobral, cita oito alimentos que fazem bem ao coração e previnem que doenças como infartos e AVC aconteçam:
-- Salmão/Peixes: especialmente gordurosos como salmão, contém ômega-3, que podem reduzir a pressão arterial e ajudam a prevenir arritmias cardíacas.
-- Lentilhas: devido ao alto teor de fibras, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
-- Vinho tinto e suco de uva: as uvas escuras possuem polifenóis, que melhoram a elasticidade dos vasos e colaboram com a diminuição da formação de placas de colesterol.
-- Couve: com antioxidantes, vitaminas A e E, magnésio e fibras, que diminuem a oxidação da gordura e a formação de placas de colesterol.
-- Banana: o potássio ajuda a manter a função normal do coração e equilibra o sódio e a água no organismo. Como o potássio colabora com os rins no processo de eliminar o excesso de sódio, consequentemente, contribui para uma pressão arterial saudável.
-- Alho: usado como tempero, tem potente ação no controle da pressão arterial devido às enzimas inibidas, chamadas de angiotensina que têm papel vasoconstrictor.
-- Cacau ou chocolate amargo: o cacau é rico em flavonoides, antioxidantes que também diminuem a formação de placas de colesterol, ao mesmo tempo em que melhoram a flexibilidade dos vasos.
-- Pipoca: contém três vezes mais polifenóis do que o feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário