Web Radio Cultura Crato

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Exames iniciais dão negativo para metanol nos dois primeiros casos notificados no Ceará

 


Foto Fábio Lima/ O Povo
O Ceará notificou três casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas, até a noite deste último domingo (5). Os dois primeiros casos suspeitos de contaminação registrados neste fim de semana, em Quixeramobim e Caucaia, deram negativo para metanol em exames iniciais da Pefoce, segundo o governador Elmano de Freitas (PT), em publicação nas redes sociais.

Segue em investigação um caso notificado no município de São Gonçalo do Amarante, na noite deste último domingo.

O governador ressaltou em nota que chegarão nas próximas horas as doses do antídoto à substância tóxica que o Estado solicitou ao Ministério da Saúde.

Exames iniciais deram negativo

O paciente internado em Quixeramobim com suspeita de intoxicação por metanol é um adolescente de 15 anos, segundo apurou o Diário do Nordeste. O jovem deu entrada na unidade hospitalar na noite de sábado.

A outra paciente com um quadro de suspeita deu entrada no Hospital Unimed Fortaleza, rede privada da Capital, no sábado, após ingestão em Caucaia.

Com informações do Diário do Nordeste.

Morte suspeita de consumo de bebida com metanol é investigada no Ceará

Foto Ilustração/THICHA SATAPITANON/Shutterstock
As autoridades de Saúde do Ceará investigam a morte de um homem em São Gonçalo do Amarante por suspeita de intoxicação causada pelo consumo de bebida alcoólica adulterada com metanol.

Segundo o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto, em entrevista à TV Verdes Mares, nesta segunda-feira (6), pelas características da ocorrência, a expectativa é que o caso seja descartado nas próximas horas.

O paciente foi encontrado sem vida em casa e apresentava histórico de etilismo crônico, segundo o secretário — ou seja, consumo excessivo de álcool.

“São Gonçalo, em particular, é um caso que, em todo o Brasil, vão acontecer casos como esse. Um paciente encontrado, infelizmente, em óbito no domicílio, sem muitas informações. Algumas falas apontam para alcoolismo crônico, o que termina por incluir o caso como suspeito, mas que deve ser rapidamente descartado”, explicou o gestor.

A Sesa reforçou que, até o momento, não há nenhum caso confirmado de morte por intoxicação por metanol no Ceará. “Nós descartamos os dois primeiros casos. Esse óbito está em investigação, mas deve ser descartado ainda hoje”, informou.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário