Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Gestantes e crianças menores de 1 ano realizarão exames laboratoriais sem agendamento a partir do dia 5

A partir do dia 5 de fevereiro, quarta-feira, todas as gestantes e as crianças menores de um ano atendidas pela rede municipal de saúde do Crato terão acesso a exames laboratoriais básicos sem necessidade de agendamento prévio. A iniciativa da Prefeitura do Crato busca fortalecer o acompanhamento pré-natal, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Durante as consultas de pré-natal, médicos e enfermeiros encaminharão as gestantes e as crianças menores de um ano diretamente ao laboratório, onde poderão realizar exames essenciais para o monitoramento da saúde. Para isso, é necessário apresentar a solicitação médica, cartão da gestante ou da criança, RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O atendimento será realizado no CentralLab, localizado na Praça da Sé.

Cuidado com as gestantes

Exames que não fazem parte da rotina do pré-natal continuarão sendo agendados nas UBS. "O acesso facilitado aos exames básicos reforça o compromisso da gestão municipal em reduzir a mortalidade infantil e garantir um pré-natal de qualidade, com acompanhamento contínuo pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e encaminhamento para atendimento especializado em casos de gestação de risco", completou o prefeito André Barreto.

A Prefeitura do Crato orienta que todas as gestantes mantenham acompanhamento regular com os profissionais das Equipes de Saúde da Família para um pré-natal seguro e eficaz.


Lula critica plano de Trump de assumir Faixa de Gaza: ‘Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos’

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (5) que o plano anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir o controle da Faixa de Gaza é “praticamente incompreensível”.

“Os EUA participaram do incentivo a tudo que Israel fez na Faixa de Gaza. Então, não faz sentido se reunir com o presidente de Israel e dizer: ‘nós vamos ocupar Gaza, vamos recuperar Gaza, vamos morar em Gaza.’ E os palestinos vão para onde, onde vão viver? Qual o país dele?”, questionou Lula em entrevista a rádios de Minas Gerais.

“Então, é uma coisa praticamente incompreensível para qualquer ser humano. As pessoas precisam parar de falar aquilo que lhe vem na cabeça. […] Cada um governa o seu país e vamos deixar os outros países em paz.

“O que aconteceu em Gaza foi um genocídio, e eu sinceramente não sei se os Estados Unidos, que fazem parte de tudo isso, seriam o país para tentar cuidar de Gaza. Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos. O que eles precisam é ter uma reparação de tudo aquilo que foi destruído, para quem possam reconstruir suas casas, hospitais, escolas, e viver dignamente com respeito.”

“É por isso que nós defendemos a criação do Estado Palestino, igual o Estado de Israel, e estabelecer uma política de convivência harmônica, porque é disso que o mundo precisa. O mundo não precisa de arrogância, de frases de efeito. O mundo precisa de paz e tranquilidade”, disse.

Por g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário