Web Radio Cultura Crato

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

CPI vota relatório final e vai pedir indiciamento de Bolsonaro por 9 crimes


A CPI da Covid no Senado vota nesta terça-feira (26) o relatório final, elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), seis meses após o início dos trabalhos para investigar as ações e omissões do governo Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19. 

O documento aponta pelo menos nove crimes pelos quais Bolsonaro pode ser indiciado. Em suas mais de 1,1 mil páginas, o relatório mostra imagens do presidente provocando aglomerações, declarações desdenhando da vacina e incitando a população a invadir hospitais com pacientes da doença. 

Além de Bolsonaro, outras 70 pessoas, entre as quais três filhos do presidente, ministros, ex-ministros, deputados federais, médicos e empresário, também terão pedidos de indiciamento. 

Caso seja aprovado, o relatório será encaminhado aos órgãos competentes, para que sejam abertos inquéritos que possam condenar os suspeitos.

Ceará registra 76 casos de Covid por dia; No pico, número era 60 vezes maior


Desde abril o Ceará apresenta redução sustentada de casos e mortes por Covid-19. Porém, atualmente, ainda são registradas, em média, 76 novas confirmações de casos todos os dias, de acordo com a plataforma IntegraSUS, indicando que o vírus continua em circulação. Os dados são contabilizados pela Secretaria de Saúde do Ceará (SESA).

Entre 1 e 24 de outubro, foram 1.833 diagnósticos positivos, uma média de 76 por dia. O número é 60 vezes menor que o pico em abril, quando a média foi de 4.557 infecções confirmadas diariamente. 

A quantidade de óbitos também caiu paulatinamente, segundo a plataforma. Neste mês, até o momento, a média está em menos de dois registros por dia. Um cenário bem diferente do pico da segunda onda, quando morriam cerca de 127 pessoas a cada 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário